Localizada na Região Metropolitana de Campinas, em plena Serra da Jurema, a charmosa Itatiba se destaca no interior paulista pelo seu desenvolvimento econômico e social, já tendo sido eleita a terceira melhor cidade do país para se viver.
Chamada de “Princesa da Colina”, devido ao seu relevo e altitude (que garante clima ameno o ano todo), Itatiba é também conhecida como a “Capital Nacional do Móvel Colonial”, já que inúmeras empresas do ramo estão instaladas aqui. É também integrante do Circuito das Frutas Paulista, tendo recebido a alcunha de Cidade do Caqui. Ou seja, adjetivos não faltam para a cidade.
-
Informações práticas:
Nome: Itatiba
Estado: São Paulo
Fundação: 1 de novembro de 1857
População: 120 mil (2019) – 74° estado | 275° país
Gentílico: Itatibense
IDH: 0.778 – 75° do estado entre 645 municípios
Distância até a capital: 85 km


-
Breve história
O povoado que viria a ser Itatiba surgiu ainda no século XVIII, quando as terras férteis na região trouxeram algumas famílias de Atibaia é Jundiaí para se dedicarem exclusivamente ao plantio. Esse novos moradores construíram, em 1827, uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora do Belém, que viria a dar nome a Freguesia de Nossa Senhora do Belém, formada em 1830 integrante de Jundiaí. Já em 1857 se transforma em vila, com o nome de Belém do Jundiaí. Em 1876 foi elevada a cidade, com o mesmo nome. Mas apenas um ano depois, em 1877, passou a se chamar Itatiba, que em tupi significa “muita pedra”.
Já no século XIX, Itatiba fez parte do ciclo do café, o que trouxe muitos imigrantes, principalmente os italianos, e que ajudaram a compor as tradições e culturas da cidade.

Atrações em Itatiba:
- Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém
A Igreja Matriz de Itatiba foi oficialmente inaugurada em 1850, se tornando a terceira igreja a ser construída na cidade. De arquitetura barroca, a matriz passou por várias reestruturações ao longo dos anos, principalmente na década de 1960, quando foi reconstruída e ganhou aspectos mais modernosos.
Uma das poucas estruturas da igreja original é a grande torre, construída em 1874 pelo Padre Francisco Paula de Lima. Já seu interior tem decoração simples e conta com vitrais feitos pelo artistas polonês Aeystarch Kaskurewicz.

- Praça da Bandeira
Também chamada de Largo da Matriz, a principal praça de Itatiba foi e continua sendo palco de importantes eventos, protestos e celebrações. É rodeada por belos prédios históricos e tem em seu centro um charmoso coreto.
- Paço Municipal
O belo edifício de arquitetura eclética foi construído em 1927 pelo então prefeito Benedito Franco de Godoy para ser a Câmara Municipal da cidade – que atualmente ocupa outro prédio.
Praça XV de novembro, n° 01 – Centro
- Parque e Palacete Ferraz Costa
Esse arborizado parque urbano com mais de 256mil m² presta homenagem ao engenheiro Antônio Ferraz Costa, antigo dono das terras onde hoje funciona o parque. Entre as suas atrações, destaque para o grandioso Palacete Ferraz Costa, construído na década de 1880 e atual sede da Secretaria de Cultura e Turismo.
Rua Antonio Ferraz Costa s/nº – Vila Mutton.
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

- Grupo Escolar Júlio Cesar Coronel
Uma das mais antigas escolas do município, o edifício do Grupo Escolar foi construído em 1906 a partir de um projeto do engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck e atualmente integra a lista de patrimônios materiais da cidade.
- Planetário Municipal Prof. Benedito Rela
Através de gráficos e projeções, os visitantes conseguem conhecer mais e melhor sobre o sistema solar. Foi inaugurado em novembro de 2003.
- Igreja do Rosário
Construída entre 1825 e 1827 em devoção à Nossa Senhora do Belém, essa foi a segunda igreja de Itatiba e é atualmente o edifício mais antigo da cidade. Já na década de 1850, quando foram finalizadas as obras da nova igreja Matriz, a atual Basílica Menor, essa pequena igreja passou a ser dedicada à Nossa Senhora do Rosário.
Praça Comendador Lourenço Alves (Largo do Rosário) – Centro.
- Mercado Municipal
O Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo, popularmente conhecido como “Dona Lica”, é um dos espaços mais tradicionais da cidade. Foi fundado em 1984, em um antigo barracão onde funcionava uma fábrica de fósforos, e completamente revitalizado em 2012. Nele é possível encontrar os mais diversos produtos e serviços.
Av. Nair Soares de Macedo Fatore – Centro
- Zooparque
Primeiro zoo temático e o maior zoo privado do Brasil, o Zooparque de Itatiba tem milhares de animais vivendo em grandes recintos que recriam seus respectivos habitats naturais. Além do zoo, tem trilhas temáticas, museu, jardim sensorial, loja e um centro de pesquisa e preservação animal.
Rodovia D. Pedro I, Km 95.5

- Parque Luís Latorre
O maior parque de Itatiba tem mais de 355 mil m² e conta com lago, quadras esportivas, lanchonetes e palco para apresentações. Nesse local são realizadas as festas de Carnaval, Aniversário da Cidade e do Caqui, nossa próxima atração.

- Festa do Caqui de Itatiba
Responsável por projetar Itatiba para todo o interior paulista, a Festa do Caqui chega em sua 17° edição esse ano com exposição e comércio de frutas, gincanas, aulas de culinária, shows, entre outras coisas. Com público anual de cerca de 50 mil pessoas, a festa geralmente ocorre no mês de abril e tem entrada gratuita.
A festa também promove um passeio rural por algumas fazendas da região, onde é possível conhecer de perto a produção de caquis.


-
Se localize
Conheça o Bosque dos Jequitibás, o parque mais antigo de Campinas.