Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

A Velas do Japi é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar o esporte náutico em Jundiaí através de atividades, passeios e eventos.

A ONG atua desde dezembro de 2019 na represa do Parque da Cidade, grande área verde localizada às margens da Rodovia João Cereser, e oferece atividades de stand up paddle (o famoso remo em pé), caiaque e vela.

Represa do Parque da Cidade

Todas essas atividades são monitoradas por professores e salva-vidas e o equipamento é disponibilizado pela própria ONG.

Recentemente eu fiz o passeio de caiaque e conto um pouco mais de como foi essa experiência abaixo 😍.

• O passeio

Sou frequentador do Parque da Cidade assíduo e sempre ficava intrigado com um anexo localizado nos fundos do parque, bem em frente à represa. Mas eis que um dia eu e o Dani, meu companheiro de caminhada, fomos até lá ver do que se tratava – e foi assim que eu conheci a Velas do Japi.

Há uma placa informativa indicando o nome da ONG logo na entrada e dentro do espaço, duas simpáticas voluntárias nos passam as informações necessárias sobre os passeios.

Espaço da Velas do Japi no Parque da Cidade

Como eu não sei nadar 😕, optei pela atividade mais tranquila, que é o passeio de caiaque. Ele custa R$25,00 por pessoa, leva cerca de 30-40 minutos e tem 6 saídas em horários especificados aos sábados, domingos e feriados (os horários estão listados abaixo).

Preenchi um pequeno formulário e fiquei esperando o horário da saída: bem em frente ao centro de apoio da Velas do Japi há uma grande figueira com alguns bancos ao redor, além de uma bela vista para a represa =).

Sala de espera: ficamos esperando o nosso horário ali

Era domingo e às 14h15 em ponto, a monitora Thais nos chamou – além de mim e do Dani, haviam mais 5 pessoas. Ela foi super simpática e nos deu algumas orientações de como seria o passeio e dicas de segurança, como o uso obrigatório do colete salva-vidas.

Chegamos com cerca de 30 minutos de antecedência e conseguimos agendar o último caiaque disponível para aquele horário. Por isso, recomendo agendar com certa antecedência através do telefone abaixo.

A monitora Thais e o salva-vidas – não lembro o seu nome =(
Coletes

De lá, descemos o deck e fomos até as margens da represa, onde tiramos os nossos calçados (é recomendado para não molhá-los), pegamos os nossos remos e fizemos uns minutos de alongamento.

Logo após mais algumas orientações, entramos no caiaque e começamos a aventura hehe – como fomos em um caiaque duplo, a pessoa mais leve fica na frente. Além da monitora Thais, também somos acompanhados por um salva-vidas, que vai em um caiaque a parte.

Já estava no clima haha

Entrando no caiaque

O trajeto é bem simples: cruzamos a represa até a margem oposta, onde ficam os eucaliptos, damos uma volta até metade dela e depois retornamos para a base, sendo possível avistar peixes, aves e a flora do local ao longo do passeio.

O dia estava ensolarado e as águas da represa são bem tranquilas, mas quando ventava, o caiaque mexia um pouco mais – mas ele é bem estável e a probabilidade dele virar é muito baixa, a não ser que você faça algumas acrobacias nele hehe.

Há alguns trechos com alta presença de algas, então não é recomendado circular por cima deles, para não danificá-los.

Algas

Ah, a ONG não se responsabiliza por objetos pessoas levados no caiaque, pois isso, você pode deixá-los guardados em uma salinha do anexo. Nós não aguentamos e levamos o celular para registrar esse momento haha, mas a Thais também fotografa a turma e depois posta as fotos na página do Facebook da Velas do Japi.

Depois de cerca de 40 minutos, terminamos o passeio com uma sensação gostosa de ter sobrevivido haha. Mas falando sério, adorei a experiência, ainda mais considerando o atendimento e a estrutura oferecidas pela Velas do Japi. Além disso, esse é um ótimo passeio para um final de semana em Jundiaí.

Encerrando o passeio

• Informações importantes

Aluguel – Passeio de caiaque pela Velas do Japi
Acesso pelo Parque da Cidade de Jundiaí:
Rodovia João Cereser, Km 66 – Pinheirinhos, Jundiaí – SP, CEP: 13214-470.

Horário dos passeios:
9h15, 10h15, 11h15, 13h15, 14h15 e 15h15.

Valor:
R$30 – pago em PIX, débito e dinheiro.

*Crianças a partir de 5 anos já podem fazer o passeio no caiaque duplo, desde que acompanhadas pelo responsável. De 5 a 8 anos, entrada gratuita.
* Jovens de 15 a 18 anos precisarão de um termo de responsabilidade assinado por pai ou responsável.

Agendamentos pelo WhatsApp: 11 99915-7971

Caso queira informações sobre o parque, converse com a administração pelo telefone: 11 4522-0499 ou pelo e-mail parquedacidade@daejundiai.com.br.

• Se localize

• Melhor época para visitar Jundiaí

Jundiaí oferece temperaturas agradáveis durante todo o ano, com algumas variações dependendo da estação do ano:

– Verão (dezembro a março): o verão em Jundiaí é quente e úmido, com temperaturas médias que variam entre 20°C e 30°C. Essa época é marcada por chuvas frequentes, principalmente no final da tarde.

Outono (março a junho): essa é uma estação agradável, com temperaturas que geralmente variam entre 15°C e 25°C. O clima tende a ser mais seco do que no verão, com menos chuvas, e as paisagens também podem ficar mais bonitas durante essa época, devido à mudança de cores das árvores.

Inverno (junho a setembro): no inverno, as temperaturas variam entre 10°C e 20°C, podendo ficar abaixo de 5°C em dias muito extremos. Já os dias costumam ser ensolarados e agradáveis.

– Primavera (setembro a dezembro): A primavera em Jundiaí é caracterizada por temperaturas amenas, que vão aumentando ao longo da estação, variando entre 15°C e 25°C.

• Onde se hospedar em Jundiaí

Jundiaí é uma cidade grande com diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Abaixo, listo algumas opções bacanas para a sua viagem:

Hotel Serra de Jundiaí: Localizado ao lado da Rodovia Anhanguera, esse hotel oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de uma piscina e um restaurante no local.

Ibis Jundiaí Shopping: Situado na principal avenida da cidade e próximo ao Jundiaí Shopping, esse hotel oferece quartos modernos, estacionamento gratuito e acesso fácil a lojas e restaurantes.

Ibis budget Jundiai Shopping: Também localizado na principal avenida da cidade, o hotel oferece acomodações que aceitam animais de estimação e quartos com ar-condicionado.

Quality Hotel Jundiaí: Com uma localização excelente próximo à Rodovia Anhanguera, esse hotel dispõe de quartos espaçosos, piscina, academia e um restaurante que serve buffet de café da manhã.

Summit Suítes Hotel Jundiaí: esse hotel oferece piscina coberta e restaurante e está localizado a 1 km do Parque da Uva.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.