Visitando o Solar do Barão e o Museu Histórico Cultural de Jundiaí

Sabe aquele lugar que muitas vezes passa despercebido em meio a muvuca dos centros das cidades, mas que guarda muitos encantos quando descobertos? Pois é, o Solar do Barão de Jundiaí, em Jundiaí, tem bela arquitetura e abriga um museu, jardins e muita história.

E recentemente, eu tirei algumas horinhas de um sábado a tarde para visitar o espaço e conto um pouco mais sobre ele abaixo.

Um dos salões do Solar, que abriga o Museu Histórico Cultural de Jundiaí
Olha eu no grande salão do Solar
Jardins do Solar

  • Mas quem foi o Barão de Jundiaí?

Antônio de Queirós Teles (1789-1870) foi um dos maiores produtores de café e cana-de-açúcar da região e proprietário de grandes latifundios. Sua influência era tanta que além de ter sido juiz de paz e delegado de polícia, chegou a ter também cargos políticos importantes, como vereador, membro da assembleia provincial e deputado.

Foi também o responsável pela fiscalização da estrada que liga São Paulo e Campinas, justamente por ter sido um dos maiores incentivadores das estradas de rodagem na época.


  • O Solar

O Solar foi erguido em 1862 a mando de Antônio Teles, para ser a sua residência oficial, ali no centro histórico da cidade, na antiga Rua Direita (atual Barão de Jundiaí). Construída em taipa de pilão e com arquitetura típica do período cafeeiro paulista, o solar foi reflexo do novo cenário urbano que surgia em Jundiaí com a chegada da linha férrea.

Com planta térrea, os inúmeros cômodos do casarão estão bem preservados e mantém em suas paredes as pinturas da época – é muito bonito de ser ver. Mas o grande destaque para mim é o salão principal, que é emoldurado por um grande lustre.

Já a fachada de cor amarelada, muito conhecida entre os frequentadores do Centro, tem 10 grandes janelas, com a entrada principal ao centro.

Pinturas

E ao longo das décadas, além de ter sido palco de inúmeras festas da nobreza, o Solar foi cenário para a tomada de decisões que mudariam de vez Jundiaí, como a sua elevação de vila para cidade.

Já entre os seus visitantes ilustres, recebeu o Cardeal Arcoverde, Ruy Barbosa e os presidentes da República Jorge Tibiriçá, Rodrigues Alves, Washinton Luiz, Júlio Prestes e Heitor Penteado. Ah, não poderia deixar também de citar que o imperador Dom Pedro II e a Imperatriz DonaTereza Cristina se hospedaram ali em 1876.

Tanto pela sua arquitetura, quando por sua história, o Solar do Barão de Jundiaí é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1970 como patrimônio histórico do Estado de São Paulo.

Auditório

  • O Museu

O Museu Histórico Cultural de Jundiaí foi inaugurado em março de 1965 pelo padre Antônio Tolloi Maria Stafuzza, com a intenção de preservar e divulgar a história da cidade. Curiosamente, antes de se instalar definitivamente em 1982 no Solar do Barão, o museu teve outros três endereços: Parque Comendador Antônio Carbonari, a Praça dos Andradas e a rua Rangel Pestana.

Atualmente, além do acervo permanente formado por antigos objetos e mobiliários do solar, o museu conta com a Sala Jahyr Accioly de Souza, um auditório para 80 pessoas, e espaços para exposições.

Inclusive, na minha última visita, o museu estava com uma linda exposição intitulada Legados de Glória: Memórias da Dança em Jundiaí, que relembra a trajetória de Glória Rocha, pioneira da dança na cidade e criadora da primeira escola de dança em São Paulo.

Exposição “Legados de Glória”
Exposição “Legados de Glória”
Exposição “Legados de Glória”

  • O jardim

Mas a minha parte favorita do solar é o lindo jardim localizado aos fundos. Extremamente arborizado e bem cuidado, o jardim tem bancos para descanso, playground, área para piqueniques e um jardim japonês com fonte e ponte. Além disso, há placas informativas com QRCodes espalhados contando um pouco sobre espécies de aves da região.

Olha, se você está buscando um lugar relaxante em meio a loucura da área urbana, esse jardim é o que você procura! No dia da minha visita, não havia ninguém ali nos jardins, eram apenas eu a natureza.

Fontes:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Solar_do_Bar%C3%A3o_de_Jundia%C3%AD
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_de_Queir%C3%B3s_Teles,_bar%C3%A3o_de_Jundia%C3%AD
  • https://cultura.jundiai.sp.gov.br/espacos-culturais/museu-historico-e-cultural-de-jundiai/
  • https://jundiagora.com.br/historia-solar-barao/

  • Informações importantes:

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro – Jundiaí/SP
Telefones: (11) 4521-62594586-8414
E-mail: museusolardobarao@jundiai.sp.br

Horário de funcionamento: os jardins ficam abertos diariamente, das 10h às 17h.

Entrada gratuita!


  • Se localize:


  • Melhor época para visitar Jundiaí

Jundiaí oferece temperaturas agradáveis durante todo o ano, com algumas variações dependendo da estação do ano:

– Verão (dezembro a março): o verão em Jundiaí é quente e úmido, com temperaturas médias que variam entre 20°C e 30°C. Essa época é marcada por chuvas frequentes, principalmente no final da tarde.

Outono (março a junho): essa é uma estação agradável, com temperaturas que geralmente variam entre 15°C e 25°C. O clima tende a ser mais seco do que no verão, com menos chuvas, e as paisagens também podem ficar mais bonitas durante essa época, devido à mudança de cores das árvores.

Inverno (junho a setembro): no inverno, as temperaturas variam entre 10°C e 20°C, podendo ficar abaixo de 5°C em dias muito extremos. Já os dias costumam ser ensolarados e agradáveis.

– Primavera (setembro a dezembro): A primavera em Jundiaí é caracterizada por temperaturas amenas, que vão aumentando ao longo da estação, variando entre 15°C e 25°C.


  • Onde se hospedar em Jundiaí

Jundiaí é uma cidade grande com diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Abaixo, listo algumas opções bacanas para a sua viagem:

Hotel Serra de Jundiaí: Localizado ao lado da Rodovia Anhanguera, esse hotel oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de uma piscina e um restaurante no local.

Ibis Jundiaí Shopping: Situado na principal avenida da cidade e próximo ao Jundiaí Shopping, esse hotel oferece quartos modernos, estacionamento gratuito e acesso fácil a lojas e restaurantes.

Ibis budget Jundiai Shopping: Também localizado na principal avenida da cidade, o hotel oferece acomodações que aceitam animais de estimação e quartos com ar-condicionado.

Quality Hotel Jundiaí: Com uma localização excelente próximo à Rodovia Anhanguera, esse hotel dispõe de quartos espaçosos, piscina, academia e um restaurante que serve buffet de café da manhã.

Summit Suítes Hotel Jundiaí: esse hotel oferece piscina coberta e restaurante e está localizado a 1 km do Parque da Uva.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar:

Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

Teju Bakery em Jundiaí: pães e doces artesanais

Villa Brunholi: restaurante, adega e museu em Jundiaí

Conhecendo a Adega e Cervejaria Galvão

Conheça a Adega Maziero e o famoso “vinho do papa” de Jundiaí

Organic In The Box: cafeteria 100% saudável em Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *