Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas

Lagoa do Taquaral, Parque Taquaral, Parque Portugal ou simplesmente Taquaral. Independente de como você o chama, essa imensa área verde localizada na região norte da cidade é há décadas a “praia” dos campineiros nos finais de semana e o lugar pela população para esportes e lazer.

Conheça o Bosque dos Jequitibás, o primeiro parque de Campinas.

  • História

O amplo e arborizado espaço onde hoje é o Parque Portugal fazia parte da antiga Fazenda Taquaral, uma das maiores da região e que pertenceu ao fazendeiro Alves de Lima até 1950, quando foi doada a Prefeitura Municipal de Campinas. A região foi sendo aos poucos loteada, mas a área em torno da lagoa ficou praticamente abandonada até 1969, quando o então prefeito Orestes Quércia aprovou o projeto de urbanização de um grande parque no local, o que só foi concretizado em 05 de novembro de 1972, quando foi oficialmente inaugurado com o nome de Parque Portugal, em homenagem a grande comunidade lusitana de Campinas. O nome Taquaral, porém, acabou prevalecendo, até porque o bairro ao redor se chama assim, e até hoje muitos campineiros não sabem que o nome oficial do parque é Portugal haha.

Área de lazer

Ao longo dos anos, inúmeras melhoras foram sendo feitas no parque e vários equipamentos de lazer foram instalados. A região ao redor da lagoa também foi crescendo e se tornou uma das mais valorizadas da cidade, sendo até hoje um dos lugares mais caros para se morar em Campinas.

      Atrações

  • Lagoa Isaura Telles Alves de Lima

Pouca gente sabe, mas o nome oficial da Lagoa do Taquaral é Isaura Telles Alves de Lima, em homenagem a esposa do Sr. Alves de Lima, o antigo proprietário das terras que viriam a se tornar o parque. Com 165 830 metros quadrados de área 994 000 metros cúbicos de volume de água, a lagoa tem como atrações os famosos passeios de pedalinho e a Fonte Sonora.

Fonte Sonora

  • Caravela Anunciação

Réplica da caravela que trouxe Pedro Álvarez Cabral ao Brasil em 1500, a Caravela do Taquaral ficou dentro da lagoa até 2008, quando afundou devido a uma série de fissuras em seu casco, causando grande comoção na população campineira. Depois de anos de restauro, a Anunciação foi reinaugurada em 2014, desta vez em um deck ao lado da lagoa, em uma obra que custou quase 1 milhão de reais.

  • Museu dos Esportes

O Museu dos Esportes José Roberto Xidieh Piantoni foi inaugurado em 2016 e conta com mais de 240 itens em seu acervo, formado a partir de doações da Secretaria de Esportes e Lazer e de clubes de cidade. Destaque para a coleção de troféus e medalhas conquistados por times campineiros em competições ao redor do Brasil e do mundo.

Horário de funcionamento
De terça a sábado , das 08h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.

Fonte: Wikipedia
  • Planetário de Campinas

Construído em forma de pirâmide e inaugurado em inaugurado em 28 de outubro de 1987, a partir de um projeto entre a Prefeitura e a Unicamp, o Planetário é perfeito para quem quer conhecer mais sobre os planetas do sistema solar, os principais astros, etc.

Fonte: Wikipedia
  • Bondinho

Os 4 bondinhos que compõem o acervo do Taquaral foram construídos nos Estados Unidos entre 1895 e 1905 e circularam pelas ruas de Campinas entre 1912 e 1968 e que agora são uma das atrações mais interessantes da cidade. São 3km de linha férrea que circulam a lagoa e que são percorridos em cerca de 20 minutos. O ingresso custa 5 reais e deve ser comprado na bilheteria localizada ao lado do Portão 1.

Trilhos pelo parque
  • Esplanada das Nações

Essa ampla esplanada localizada próximo ao Portão 5 do parque é composto por monumentos e um espaço para hasteamento de bandeiras, muito utilizado em eventos cívicos.

  • Ginásio de Esportes e ÁREAS DE LAZER

O Ginásio de Esportes Engenheiro Alberto Jordano Pereira Ribeiro foi inaugurado em 1957 e é o principal espaço esportivo da cidade. Conhecido principalmente por ser palco de partidas do vôlei profissional a nível nacional, o ginásio tem também salas de ginástica rítmica e olímpica, judô, voleibol adaptado e basquete. Tem capacidade para 4 mil pessoas.

Interior do ginásio. Fonte: Wikipedia

Além deste espaço, o Taquaral também abriga um complexo esportivo com piscinas, academia de musculação, playgrounds, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de skate e de patinação, pista de kart, uma quadra de tênis, o Centro de Vivência do Idoso, uma pista de caminhada que circula a lagoa e uma ciclovia de 5km.

Pista de caminhada ao redor da lagoa
  • Concha Acústica

Oficialmente chamado de Auditório Beethoven, a Concha Acústica do Taquaral foi inspirada na concha do Lincoln Park em Nova Iorque, tendo sido inaugurada em dezembro de 1976. Tem capacidade para até 2 mil pessoas e é muito utilizada para apresentações da Orquestra Sinfônica de Campinas. Seu ponto mais alto tem 14 metros de altura.

  • Praça de Alimentação

Recentemente a área destinada a alimentação localizada em frente ao Portão 1 foi revitalizada e se transformou em um espaço de convívio super movimentado.

  • Vida animal

A Lagoa do Taquaral abriga uma grande variedade de animais, principalmente aves (algumas delas ficam em viveiros. Destaque principalmente para as capivaras que andam livremente pelo parque e também para a grande quantidade de gatos sem lar que encontraram no parque uma forma de sobrevivência, pois muitos visitantes os alimentam.

Vale destacar também que aos domingos e feriados, a pista interna da Avenida Heitor Penteado, que rodeia o parque, é fechada para a prática de esportes. E se tudo ocorrer como planejado, ainda esse ano o Taquaral ganhará mais uma atração: uma tirolesa de 700 metros que está sendo construída sobre a lagoa.

Avenida Heitor Penteado

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Portugal
https://conheca.campinas.sp.gov.br/pois/55

  • Se localize:

Lagoa do Taquaral

Endereço: Avenida Doutor Heitor Penteado, 1671, Taquaral – Campinas/SP.
Aberto todos os dias das 7h às 20h (devido a pandemia de Covid-19, a abertura da Lagoa do Taquaral pode sofrer alteração. Lembrando que durante as fases vermelha e emergencial do Plano São Paulo, os parques de Campinas permanecem fechados).
Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *