Itu, a “cidade onde tudo é grande”. E foi com essa alcunha, originada de um programa humorístico da década de 1960, que a tranquila cidade do interior paulista ganhou fama nacional e se tornou um importante polo turístico, atraindo visitantes curiosos em ver os inúmeros objetos em tamanho exagerado espalhados por suas ruas e praças.

Mas além disso, Itu tem uma história fascinante, sendo uma das cidades mais antigas do estado e considerada o Berço da República, já que sediou a primeira reunião entre os integrantes do movimento republicano.
E para os amantes de arquitetura, o Centro Histórico de Itu é também um dos mais bem preservados que tive a oportunidade de conhecer, com várias igrejas, sobrados e casinhas coloridas que dão um charme a mais para o local.

-
Breve História
Fundada em 2 de fevereiro de 1610, dia de Nossa Senhora da Candelária, pelo bandeirante Domingos Fernandes, as terras que hoje formam Itu faziam parte do caminho dos Bandeirantes Paulistas, que percorriam o leito do Rio Tietê.
Permaneceu como uma pequena vila até meados de 1770, quando os engenhos de cana de açúcar trouxeram prosperidade para a região.
Mas foi entre 1836 e 1854 que Itu se tornou a localidade mais rica e importante da então Província de São Paulo, graças a essa produção de açúcar, assim como a de café (nesse mesmo período, a presença dos chamados barões do café foi fundamental para elevar a importância de Itu).
Ainda durante o século XIX, Itu ganhou inúmeras igrejas de grande beleza e valor artístico, que deram o apelido a cidade de “Roma Brasileira”.

Em meados de 1960, com a baixa no mercado internacional do açúcar e os constantes conflitos entre políticos e fazendeiros ituanos contra a monarquia, a cidade passa a ser cenário para a formação do movimento republicano paulista.
Tanto que em 1873, Itu sedia a primeira convenção republicana do Brasil, em um sobrado que hoje abriga um museu super legal (falo dele mais a frente).
Depois de 1935, com o declínio da economia cafeeira, Itu recebe um número expressivo de imigrantes italianos, que passam a trabalhar em suas fazendas, e o polo industrial começa a se intensificar.
Além disso, nos últimos anos, o turismo se tornou uma fonte de renda expressiva para a cidade, que recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes.

-
Informações práticas
Nome: Itu
Estado: São Paulo
Fundação: 2 de fevereiro de 1610
População: 174 mil (2019) – 47° estado | 172° país
Gentílico: ituano
IDH: 0,773 – 96° do estado entre 645 municípios
Distância até a capital: 102 km.
-
E de onde vem essa fama de “cidade dos exageros”?
Pouca gente sabe, mas essa fama de Itu começou através de um personagem do humorista ituano Simplício.
Nascido Francisco Flaviano de Almeida (1916-2004), Simplício passou por inúmeras emissoras de TV, mas foi em 1967, no programa “Praça da Alegria, da extinta TV Tupi, que um de seus personagens começou a divulgar Itu como a “cidade onde tudo é grande”.

Com o passar dos anos, o que era apenas brincadeira, acabou se tornando marca registrada da cidade, que abraçou a fama e começou a investir em turismo, se tornando conhecida nacionalmente.
Já o nome Itu vem do tupi Utu-Guaçu, que significa cachoeira grande, uma referência ao Salto do Rio Tietê, que hoje se localiza na vizinha cidade de Salto.
-
O que ver e fazer em Itu
A maioria das atrações turísticas de Itu ficam localizados no Centro Histórico, sendo possível visita-los em um único dia e tudo a pé. Para atrações mais afastadas, um carro é bem-vindo, mas também há transporte público e carros por aplicativo até esses locais.
Se você deseja conhecer tudo que a cidade oferece com calma, reserve ao menos dois dias para desbravar os encantos de Itu.
Nesse roteiro, dou start pela Praça Dom Pedro e sigo “subindo” pelas atrações na sequência em que elas estão localizadas:
-
Praça Dom Pedro I
Essa arborizada praça também é conhecida como Largo São Francisco, por ter abrigado no passado a Igreja e Convento de São Francisco, grande conjunto religioso construído entre os séculos XVII e XVIII e que foi demolido.
Algumas peças sacras que faziam parte dessa igreja agora estão na Matriz de Nossa Senhora da Candelária e na Igreja de São Benedito.
-
Casa Imperial
Quem passa em frente desse belíssimo casarão de esquina não imagina que em 1884, a Princesa Isabel e seu marido Conde D’Eu ficaram ali hospedados, o que a fez ficar conhecida como Casa Imperial. Foi construída por Francisco de Paula Souza e Mello e tem arquitetura eclética.
Endereço: Praça Dom Pedro I (Rua Dr. Felipe Nagibe Chebel x Rua Paula Souza) – Centro.
-
Cruzeiro Franciscano
Esse grande cruzeiro em cantaria é a única lembrança que temos do antigo Convento de São Francisco e que permanece em seu local original. Foi construído pelo arquiteto Tebas em meados do século XVII.
Endereço: Praça Dom Pedro I – Centro.
-
Fábrica São Luiz
A São Luiz foi a primeira fábrica de tecidos movida a vapor do Estado de São Paulo, inaugurada em 1869, tendo funcionado por mais de um século, até ser fechada definitivamente em 1982. Anos depois, o espaço da fábrica se tornou um centro cultural com exposições e apresentações teatrais, festas e eventos diversos.
Endereço: Rua Paula Souza, 492 – Centro.
-
IGREJA DO BOM JESUS
A Igreja do Senhor Bom Jesus é a mais bela de todas as igrejas de Itu, na minha opinião. Foi inaugurada em 1765 a partir de um projeto do Padre Manoel da Costa Aranha, substituindo uma antiga capela dedicada a Nossa Senhora Candelária construída em 1610 e que serviu por muitos anos como Matriz de Itu.
Sua nova fachada foi inspirada na Basílica de São João de Latrão (San Giovanni in Laterano) em Roma.
Endereço: Praça Padre Anchieta – Centro.
-
Praça Padre Anchieta
Também conhecida como Largo do Bom Jesus, essa foi a primeira praça a ser arborizada na cidade, no início do século XX.
Curiosamente, a sujeira causada pelas folhas que caiam dessas árvores virou motivo de reclamação entre os moradores da região hehe. Na praça há um busto em homenagem de Bartolomeu Tadeu.
Endereço: Rua Paula Souza x Rua Bom Jesus – Centro.
-
Espaço Cultural Almeida Júnior
Instalado em um sobrado do final do século XIX, o espaço passou a se chamar Almeida Júnior em 1989, em homenagem ao grande pintor ituano. Abriga a Biblioteca Pública Municipal, a Discoteca Newton Costa, o Museu de Arte Sacra e a Pinacoteca Almeida Júnior, que contém réplicas de suas pinturas.
Endereço: Rua Paula Souza, 664 – Centro.
-
Museu da Energia de Itu
Com uma linda fachada de azulejos portugueses, o sobrado que abriga o Museu da Energia foi construído em 1847 para ser residência de antigos senhores de engenho.
Décadas depois, sediou a primeira companhia de distribuição de energia elétrica da Companhia Ituana de Força e Luz. Depois vieram a The São Paulo Tramvay Light & Power Co. LTD., a Eletropaulo e a Empresa Bandeirante de Energia S/A, que doou o espaço para a “Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo”, que ali criou um museu.
Nele, é possível encontrar exposições que mostram a história da iluminação em Itu e em todo o Brasil.
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro.

-
Passeio Público Marcos Steiner Netto
O famoso Becão de Itu é uma travessa localizada entre a Rua Santa Cruz e a Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo e que no passado era um tradicional ponto de encontro da população para paquera e conversas do dia a dia – tanto que o local ficou conhecido como “Beco do Fuxico”.
Hoje, abriga ao longo de seus 4 quarteirões, várias construções coloridas e algumas exposições de fotografia e arte em suas paredes. Oficialmente, recebe o nome de Passeio Público Marcos Steiner Neto, homenagem ao descendente do fundador do tradicional Bar do Alemão de Itu, Max Steiner.
-
Praça Padre Miguel
Principal praça de Itu, é constante palco de apresentações artísticas, manifestações e festas tradicionais. A praça é cercada por lindos edifícios históricos (que foram restaurados recentemente), incluindo a imponente Igreja Matriz. Tem em seu centro um coreto.
-
Orelhão de Itu
Um dos marcos da cidade e responsável por intensificar a fama de que em “Itu tudo é grande”, o Orelhão da Praça Miguel foi instalado em 1973 pela TELESP, antiga operadora de telefonia, e tem 7 metros de altura.
Inaugurado pelo próprio ex-ministro de Comunicações, Higino Corsetti, seu discurso naquele momento se tornou referência: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um orelhão à altura da sua fama”.
Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.
-
Semáforo Gigante
Criado na década de 1970, o semáforo de cerca de 7 metros de altura funciona ativamente em um cruzamento em frente a Igreja Matriz, por isso, tome cuidado para não ser atropelado caso queira tirar fotos nele hehe.
Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.
-
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA
Considerada a mais importante igreja barroca do estado de São Paulo, a Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi inaugurada em 1780 substituindo uma antiga capela erguida pelo Padre João Leite Ferraz.
Já sua fachada só foi finalizada em 1831 quando recebeu a torre central e os sinos. Anos depois a fachada passou por novas restruturações a partir de um projeto do famoso arquiteto Ramos de Azevedo.
Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.
-
Museu Republicano Convenção de Itu
O elegante sobrado revestido de azulejos portugueses foi construído na década de 1850, para se tornar residência da influente família Almeida Prado.
Porém, sua fama nacional só veio em 18 de abril de 1873, quando sediou a reunião que firmou as bases do Partido Republicano Paulista e, consequentemente, o começo da derrubada da monarquia, evento esse que ficou conhecido como Convenção de Itu.
Já em 18 de abril de 1923, o então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís, criou o Museu Republicano de Itu em suas dependências, com o intuito de celebrar a memória do movimento republicano.
Atualmente, é vinculado ao Museu Paulista da USP e é um dos mais importantes espaços de memória do estado.
Endereço: Rua Barão do Itaim, 67 – Centro.

-
Casa do Barão
Antiga residência da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim, o casarão foi primeiramente construído em 1847, mas foi demolido e reconstruído anos depois, em arquitetura eclética.
Nesse período, passou a ser a sede da Prefeitura Municipal por mais de 50 anos. Em 2002, passou a sediar a Secretaria de Turismo e em 2005 passou a ser uma extensão do Museu Republicano, com exposições e atividades culturais.
Endereço: Rua Barão do Itaim, 140 – Centro.
-
Praça da Independência
Maior e mais arborizada praça do centro de Itu e uma das minhas áreas preferidas, a Praça da Independência, também conhecida como Largo do Carmo, é bem arborizada e tem um parquinho infantil, uma bonita fonte luminosa em seu centro e o Monumento do Bandeirante Domingos Fernandes, inaugurado em homenagem aos 400 anos de Itu.
Sempre aos finais de semana é realizado ali uma tradicional feira de artesanatos.
-
IGREJA E CONVENTO DO CARMO
Anexada ao Convento do Carmo, a Igreja de de Nossa Senhora do Carmo foi construída entre 1776 e 1782. Em 1839 ganhou uma capela para receber os jazigos da Ordem Terceira do Carmo.
O teto da capela-mor e o altar-mor foram pintado por Padre Jesuíno do Monte Carmelo e causou grande polêmica na época por representar um anjo de cor mulata.
Endereço: Praça da Independência, 185 – Centro.
-
Praça Regente Feijó
Essa bela praça em frente a Igreja do Patrocínio tem um fotogênico corredor de palmeiras.
-
IGREJA DO PATROCÍNIO
Para mim, a fachada dessa igreja é a mais bonita de Itu. Sua construção começou por volta de 1815 pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo, tendo sido oficialmente inaugurada em 13 de novembro de 1820.
Este quando veio a falecer em 1819, foi sepultado na Igreja do Carmo, mas seus restos mortais foram trazidos para a Igreja do Patrocínio, onde estão até hoje. Já seu altar-mor e púlpito, incluindo a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, foram esculpidos em madeira por Eliseu do Monte Carmelo.
Endereço: Praça Regente Feijó, 172 – Centro.
-
Instituto Borges de Artes e Ofícios
Inaugurado em 1924 em um edifício eclético projetado por Ramos de Azevedo, o Instituto Borges surgiu a partir da doação de terras por Joaquim Bernardes Borges, que tinha a vontade de fundar um Liceu de Artes e Ofícios e uma maternidade em Itu.
Endereço: Praça Conde de Parnaíba, 83 – Centro.
-
Regimento Deodoro
Um dos prédios mais bonitos e imponentes de Itu, foi construído em meados de 1867 para abrigar o Colégio São Luís, que chegou a ter mais de 400 alunos de várias partes do Estado. Em 1917, o colégio foi transferido para São Paulo e o edifício passou a ser propriedade do Governo Federal, que ali instalou o Regimento Deodoro.
Hoje, ali funciona o 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, a Igreja de São Luís Gonzaga e o Museu do Quartel, que abriga uma interessante coleção de equipamentos de guerra, incluindo itens da II Guerra Mundial.
Endereço: Praça Duque de Caxias, 284 – Centro.
-
Mercado Municipal
Projetado em 1886 pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 14 de maio de 1905, o Mercado Municipal é um dos lugares mais charmosos da cidade e abriga em seu interior lojas que fazem parte da história ituana.
Endereço: Praça da Bandeira, 104 – Centro.

-
IGREJA DE SANTA RITA
Erguida por volta de 1728, a pequena igrejinha de Santa Rita muitas vezes passa despercebida da maioria dos visitantes que circulam pelo centro de Itu. O que é uma pena, pois sua simplicidade e história são cativantes.
Em maio é realizada a famosa procissão de Santa Rita de Cássia, que atrai milhares de fiéis para as ruas de Itu.
Endereço: Rua Santa Rita – Centro.
-
IGREJA DE SÃO BENEDITO
A Irmandade de São Benedito em Itu foi fundada em 1693 em uma antiga igreja destruída por um incêncio em 1907. Porém, a atual igreja dedicada ao santo data de 1910, fazendo dela a mais nova igreja do centro histórico.
Endereço: Rua: Santa Cruz, 600 – Centro.
-
Onde comer
Itu tem ótimas opções gastronômicas, principalmente na região central, a começar pelo bar e restaurante mais antigo e famoso, o Bar do Alemão de Itu (Rua Paula Souza, 575 – Centro). Fundado em 1902 por imigrantes alemães, o local é famoso principalmente pela parmegiana de frango (R$130 – serve até 3 pessoas) e chega a ter filas aos finais de semana, tamanha a procura.

Para sobremesas ou um cafezinho, A Senzala Confeitaria (Praça Padre Miguel, 83), Gamela (Rua Paula Souza, 546), Doceria Ottília (Rua Santa Rita, 1031) e a Sodiê Doces (Rua Floriano Peixoto, 33) são boas opções no centro da cidade.
-
Lojas de souvenirs
Uma tradição em Itu são as lojas de souvenirs que vendem todo quanto é tipo de objeto em tamanho exagerado. E quando digo tudo, é desde um chinelo ou uma xícara, até um absorvente gigante haha.
A maioria dessas lojas estão ao redor da Praça Padre Miguel e fazem a festa dos turistas, que tiram muitas fotos nelas. Algumas das mais famosas são:
A Exótica – Praça Padre Miguel, 42.
Loja Exageros de Itu – Praça Padre Miguel, 95.
Lembranças De Itu O Gigantão – Praça Padre Miguel, 121.
O Lembranção de Itu – Rua Vinte e Um de Abril, 16.
-
Atrações fora do centro
Saindo do Centro Histórico, Itu tem outras atrações interessantes e que podem ser incluídas em seu roteiro:
Praça dos Exageros: Praça temática com vários objetos gigantes, como sorvetes, garrafas, tabuleiro de xadrez e duas figuras do comediante Simplício e um banco de praça.
Parque Maeda: muito popular na região, o Maeda é um complexo que inclui fazenda, pesqueiro, playground, parque aquático, restaurantes e pousadas.
Fazenda do Chocolate: Fazenda temática onde é possível acompanhar a produção de chocolates, assim como prová-los em um delicioso ambiente rural.
Estrada Parque: Essa é uma histórica rodovia que margeia o Rio Tietê e que faz parte de uma importante área de preservação ambiental do interior paulista. Virou ponto de peregrinação de romeiros que vão para Pirapora do Bom Jesus.
Gruta da Glória: A gruta natural de pedra tem um grande arco na entrada e uma bica de água natural. Já no topo há um mirante natural com vista para o Rio Tietê. Eu estive nessa gruta e conto aqui como foi a minha visita.

-
Se localize
Fontes:
- https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/01/itu-409-anos-g1-mostra-pontos-turisticos-e-explica-como-surgiu-a-fama-de-cidade-dos-exageros.ghtml
- https://itu.sp.gov.br/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Itu
-
Melhor época para visitar Itu
Itu pode ser visitada em qual período do ano, mas deixo abaixo algumas considerações sobre diferentes épocas do ano:
Época de seca (Maio a Setembro): Durante os meses de inverno e início da primavera, você pode encontrar temperaturas mais amenas e menos chuvas. Isso pode ser ideal para atividades ao ar livre.
Eventos locais: Se você estiver interessado em participar de algum dos eventos culturais que a cidade oferece, verifique o calendário local para ver quando eles estão ocorrendo e planeje sua visita.
Feriados e alta temporada: Como em qualquer destino turístico, os períodos de alta temporada e feriados podem ser mais movimentados e caros, por isso fique atento.
-
Onde se hospedar
Itu oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender a diferentes gostos e orçamentos. Por isso, deixo abaixo algumas sugestões de lugares para se hospedar na cidade:
Hotel Fazenda Brisa Itu, hotel de luxo às margens da Rodovia Castelo Branco
Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort, resort de luxo com grande estrutura
Pousada Chalés da Felicidade, localizado próximo à Rodovia Castello Branco
ibis Itu, localizado em frente ao Plaza Shopping
Hotel Vila do Conde, localizado no Centro da cidade
Hotel Itu Shopping, localizado no Centro da cidade
Hotel Colonial Plaza, localizado no Centro da cidade
Gandini Hotel, localizado próximo ao Parque Ecológico Taboão
Hotel e Pousada Bem Bom, localizado próximo a Praça dos Exageros
Antes de fazer sua reserva, é sempre recomendável verificar as avaliações dos estabelecimentos online e comparar preços para garantir a melhor experiência possível durante sua estadia em Itu.
-
Você também irá gostar
Restaurante Riacho Doce em Itupeva-SP
Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi
Rua do Porto: natureza, cultura e gastronomia em Piracicaba
Desbravando a Gruta da Glória na Estrada Parque de Itu
Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações
Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas
Matéria incrível, obrigada pelas dicas.