Trilhas São Vicente e do Bar da Cachoeira no distrito de Joaquim Egídio em Campinas

O distrito de Joaquim Egídio, na zona rural de Campinas, é conhecido principalmente por sua exuberante natureza e clima de cidade pequena, com trilhas, cachoeiras e muito verde. Duas interessantes trilhas de fácil acesso são as do Bar da Cachoeira e do São Vicente, que juntas somam quase 9 km.

  • Trilha Bar da Cachoeira

A Trilha do Bar da Cachoeira é oficialmente chamada de Rua Profa. Lydia Abdalla, mas seu popular nome é uma referência ao Bar da Cachoeira,  localizado um pouco depois do início do trajeto. De decoração rústica, o bar é um dos mais famosos do distrito, sendo ponto de encontro para trilheiros e praticantes de motocross e ciclismo.

Entrada do Bar da Cachoeira

A trilha tem início na Praça Arthur Geraldo Vicentini, a famosa pracinha da Estação Ferroviária de Joaquim Egídio, onde há placas indicando seu início.

Trecho inicial da trilha

Todo o trajeto de 7 km é feito em chão de terra batida, em uma via única, bem delimitada e sinalizada. Cercada por fazendas, pastos e áreas verdes, que proporciona contato constante com a natureza, a trilha é de nível fácil, mas tem várias subidas e descidas, o que pode cansar facilmente os mais despreparados.

Ao longo da trilha
Paisagem ao longo da trilha
Paisagem ao longo da trilha
Paisagem ao longo da trilha
  • Trilha São Vicente

A Trilha do Bar da Cachoeira tem final em uma bifurcação: do lado esquerda tem início a Trilha do Floresta Park; do lado direito, a Trilha São Vicente.

Eu segui pela direita, na Trilha São Vicente, que tem 1,9 km e separa as fazendas São Vicente e Santa Maria.

Bifurcação que indica o final da Trilha do Bar da Cachoeira
Entrada da Fazenda São Vicente
Entrada da Fazenda Santa Maria

A Trilha São Vicente também é feita em chão de terra batida e seu ponto final é na bela Capela São Francisco de Borja. Construída originalmente na casa sede da Fazenda Santa Maria, a capela foi reconstruída em 1940 e nos anos 2000 ganhou novos proprietários.

Trecho da trilha São Vicente

Trecho final da trilha

Depois da capela, há a opção de seguir por outras trilhas, como a que leva ao famoso Bar do Vicentão. Como minha meta do dia havia sido alcançada, fiz o caminho inverso a partir da capela, andando novamente por quase 9 km até o ponto inicial, na praça da estação.

  • Se localize:

 

Outras registros que fiz ao longo da trilha:

Acho que suei um pouco nessa trilha

Gosta de fazer trilhas? Saiba tudo sobre a radical Trilha da Pedra Grande de Atibaia aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *