Viagem por Goiás: Mirante do Salto Corumbá

Com 50 metros de altura, o Salto Corumbá é uma das cachoeiras mais famosas e visitadas de Goiás, justamente pela facilidade de acesso – uma trilha de apenas 1.600 metros (ida e volta) leva até a base da cachoeira.

Salto Corumbá

Porém, é importante saber que o Salto Corumbá fica localizado dentro de um complexo turístico, o Salto Corumbá Camping Clube Hotel. Para acessar o espaço, paga-se R$84 por pessoa (R$75 se comprado antecipadamente pelo site).

Mas se você não quiser/puder pagar para acessar o parque do Salto Corumbá, é possível admirar a queda d’água, mesmo que de longe, através de um mirante.

Localizado no km. 383 da BR 414, bem ao lado da entrada do parque, o Mirante do Salto Corumbá tem uma linda vista da cachoeira e alguns bancos para descanso – infelizmente me chamou a atenção a quantidade de lixo em meio a vegetação. 😕

Também há uma placa que indica que o mirante faz parte do Caminho de Cora Coralina, uma trilha de 300 km de extensão que conecta 8 municípios e diversas unidades de conservação do estado. Essa trilha tem início em Corumbá de Goiás e vai até a pequena Goiás, terra natal de Cora Coralina, daí o seu nome.

Ao lado do mirante fica a Lanchonete Mirante do Salto, que tem várias opções de produtos típicos da região como queijos e doces, além de um deck que também proporciona lindas vistas da região.


  • Se localize


  • Melhor época para visitar

Corumbá de Goiás possui um clima tropical com duas estações distintas: a estação seca e a estação chuvosa. Aqui estão algumas considerações para ajudá-lo a escolher a melhor época para visitar:

  • Estação Seca (Inverno)

-A estação seca em Corumbá de Goiás ocorre durante os meses de maio a setembro.

-Durante esse período, o clima tende a ser mais seco e as temperaturas são mais amenas, com menos chuvas.

-Essa é uma época agradável para atividades ao ar livre, como trilhas, passeios de bicicleta e visitas a cachoeiras.

  • Estação Chuvosa (Verão)

-A estação chuvosa em Corumbá de Goiás acontece nos meses de outubro a abril.

-Durante essa época, a vegetação fica mais verde, e há um aumento nas atividades de pesca e prática de esportes aquáticos, pois os rios estão mais cheios.

-No entanto, as chuvas podem ser intensas, o que prejudica passeios ao ar livre.

  • Festivais e Eventos

-Verifique se há festivais ou eventos específicos que você gostaria de participar, pois isso pode influenciar a escolha da época da visita. Por exemplo, festas tradicionais, festivais musicais ou eventos culturais.

  • Alta Temporada

-Se você prefere evitar multidões e preços mais altos, evite os períodos de férias escolares e feriados nacionais, quando muitos turistas visitam a região.

Lembre-se de que as condições climáticas podem variar de ano para ano, então é uma boa ideia verificar as previsões do tempo atualizadas antes de planejar sua viagem.


  • Onde se hospedar

Corumbá de Goiás é uma cidade pequena e com poucas opções de hospedagem, por isso, muitos viajantes preferem se hospedar em Pirenópolis, que fica a cerca de 22 minutos de Corumbá e oferece muitas opções interessantes.

Abaixo deixo algumas opções de hospedagem bacanas para vocês:

Hotel Fazenda Serra da Irara: localizado nos arredores de Corumbá de Goiás, este hotel 3 estrelas oferece piscina ao ar livre, jardim, restaurante e bar. Alguns quartos do hotel também oferecem uma varanda e é possível fazer trilhas a pé e ciclismo na propriedade.

Pousada Flores do Cerrado: A apenas 800 metros do centro histórico de Pirenópolis, oferece deck ao ar livre e piscina com jatos de hidromassagem, além de buffet de café da manhã, chá da tarde, áreas de lounge ao ar livre e espreguiçadeiras.

Pousada Pollyana: localizada no centro de Pirenópolis, oferece piscina ao ar livre, mesa de bilhar e quartos com muita luz natural e móveis de madeira escura. Há buffet de café-da-manhã.

Águas Vivas Hotel Fazenda: oferece parquinho infantil, piscina ao ar livre, sauna, restaurante, mesa de bilhar e atividades de pesca e hipismo. Um café da manhã americano é servido diariamente.

Sanctuary Pirenópolis Suítes e Flats: localizado no centro de Pirenópolis, oferece acomodações com piscina ao ar livre, clube infantil, jardim, terraço e bar. Há café da manhã à la carte e continental.

Sítio Lavras do Abade: localizada na área rural de Pirenópolis e com vista para um lago e montanhas, oferece acomodações com jardim e varanda, além de serviço de translado gratuito.

Pousada Vereda da Serra: localizado em meio a natureza, oferece piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem ao ar livre e restaurante,além de oferecer atividades de ciclismo e trilhas a pé. Os quartos tem sacada e varanda térrea.

Pousada dos Pireneus: localizado em um parque a 300m do centro histórico de Pirenópolis, oferece uma piscina grande, quadra de tênis, academia, um mini-zoológico e restaurante. Há café da manhã e jantar disponíveis.

Lembre-se de considerar suas preferências de localização, orçamento e o propósito da sua viagem ao escolher onde se hospedar. Além disso, é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados e eventos especiais.


  • Você também irá gostar

Roteiro de 2 ou 3 dias em Brasília: o que ver e fazer

5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Goiânia, a capital nacional do Art Déco

5 museus para você visitar na Cidade de Goiás

Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina

Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Viagem de 3 dias por Belo Horizonte: o que ver e fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *