Roteiro de atrações por Corumbá de Goiás: o que ver e fazer

A pequena Corumbá de Goiás é gigante quando vemos o seu potencial turístico: cercada pela típica vegetação do cerrado, a cidade faz parte da rica herança cultural e histórica do estado de Goiás e é o local ideal para quem busca contato direto com a natureza através de suas inúmeras cachoeiras, rios e trilhas.

Vamos descobrir mais dos encantos de Corumbá de Goiás?! 😍


  • Informações práticas

Nome: Corumbá de Goiás
Estado: Goiás
Fundação: 8 de outubro de 1731
População: 10 mil (2022) – 96° estado | 2.888º país
Gentílico: corumbaense
IDH: 0.680 – 180° do estado entre 226 municípios


  • Onde fica e como chegar

Localizada no estado de Goiás, Corumbá de Goiás tem uma posição estratégica entre as duas maiores cidades da região: distante 113 km de Goiânia via BR-414 e BR-153 e 131 km de Brasília via BR-060.

Ambas as estradas que fazem a ligação são asfaltadas e tem boas condições, tendo alguns trechos de pista simples.

Estrada sendo Brasília, na altura de Corumbá de Goiás

Para quem vem de ônibus, a pequena Rodoviária de Corumbá de Goiás tem ligação com essas duas cidades, mas geralmente em linhas que vão até Pirenópolis – que também pode servir como cidade base para conhecer Corumbá de Goiás.

Terminal Rodoviário de Corumbá de Goiás

  • História

A região onde hoje está localizada Corumbá de Goiás era habitada por povos indígenas muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

Durante o século XVIII, bandeirantes e exploradores portugueses se aventuraram pelo interior do Brasil em busca de minérios e terras. A região de Corumbá de Goiás, como muitas outras áreas do interior, foi explorada por esses grupos em busca de riquezas naturais, principalmente na região ao redor do rio Corumbá.

Assim, começaram a surgir as primeiras casas.

Salto Corumbá, um dos encantos da cidade e que fica no rio Corumbá

Em 8 de outubro de 1731, Corumbá de Goiás foi elevada à categoria de freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Penha, data essa que é considerada a fundação da cidade.

Ao longo dos anos, a cidade cresceu e se desenvolveu como um centro agrícola e comercial, passando por algumas transformações ao longo do século XX, mas ainda mantendo sua essência de cidade do interior.

Atualmente, a economia da cidade é baseada principalmente na agricultura, pecuária e comércio local, assim como o turismo. A produção de alimentos, como milho, feijão, soja e pecuária, desempenha um papel significativo na economia da região.

Centro Histórico de Corumbá de Goiás

  • Corumbá de Goiás: O que ver e fazer

As atrações em Corumbá de Goiás podem ser divididas em dois: o Centro Histórico e as cachoeiras do complexo do Salto Corumbá. Ambas ficam relativamente próximas, caso você esteja de carro. Para quem depende de transporte público, algumas atrações podem ficar mais limitadas de serem visitadas.

Em relação aos dias, isso vai depender do seu roteiro e sua disponibilidade, mas recomendo pelo menos 2 na cidade: um dia para aproveitar o Salto Corumbá e algumas outras atrações da região e outro dia para aproveitar o Centro Histórico – caso consiga até 3 dias, será perfeito, pois poderá incluir mais cachoeiras em seu roteiro.

  • Rio Corumbá

Nada mais justo do que começar o nosso roteiro pelo rio Corumbá, que sempre teve papel de grande importância no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Considerado um dos mais importantes do estado de Goiás, o Corumbá tem 567,5 km de extensão e nasce nas montanhas da Serra dos Pirineus, na região de Pirenópolis, e vai até o rio Paranaíba, passando pelas cidades de Abadiânia, Alexânia, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia, além de Corumbá de Goiás, claro.

Trecho do rio Corumbá

Nos últimos anos, o rio Corumbá também passou a ser um importante ponto turístico para as cidades banhadas, principalmente para quem busca esportes náuticos em suas correntezas ou nos lagos formados por reservatórios de águas ou usinas hidrelétricas.

  • Salto Corumbá

✔️Sobre o lugar

Maior cachoeira da região e talvez o maior símbolo da cidade, o Salto Corumbá tem 50 metros de altura e é formado pelo rio Corumbá – até então, era a cachoeira mais alta que tinha visto na vida e fiquei completamente impressionado.

Na base da cachoeira, uma piscina natural é formada, ideal para quem busca um lugar relaxante, assim como um banco de areia, que nos dá uma praia privativa em frente ao salto.

E para chegar à cachoeira, há uma trilha com cerca de 1,7km que é bem tranquila e sinalizada.

✔️A visitação

O Salto Corumbá fica localizado dentro de um complexo turístico, o Salto Corumbá Camping Clube Hotel. Para acessar o espaço, paga-se R$84 por pessoa (R$75 se comprado antecipadamente pelo site).

Com esse ingresso de Day Use, além de curtir o Salto Corumbá de perto, você pode visitar outras cachoeiras do complexo, trilhas, parque aquático, dois restaurantes, café e sorveteria, entre outras atividades (algumas atividades + alimentação são pagos à parte).

Também é possível se hospedar por no parque.

As cachoeiras do parque são: 

-Cachoeira do Salto-Salto Corumbá, já mencionada;
-Cachoeira do Poço Rico;
-Cachoeira do Ouro;
-Cachoeira do Rasgão, que tem 3 quedas d’água;
-Cachoeira da Gruta

✔️Endereço

BR 414, Km. 383 Corumbá de Goiás, GO.

  • Mirante do Salto Corumbá

Mas se você não quiser/puder pagar para acessar o parque do Salto Corumbá, é possível admirar a queda d’água, mesmo que de longe, através de um mirante.

Localizado no km. 383 da BR 414, bem ao lado da entrada do parque, esse mirante tem uma linda vista da cachoeira e alguns bancos para descanso – infelizmente me chamou a atenção a quantidade de lixo em meio a vegetação. 😕

Também há uma placa que indica que o mirante faz parte do Caminho de Cora Coralina, uma trilha de 300 km de extensão que conecta diferentes municípios e unidades de conservação do estado. Essa trilha se inicia em Corumbá de Goiás e vai até a pequena Goiás, terra natal de Cora Coralina, daí o seu nome.

Ao lado do mirante fica a Lanchonete Mirante do Salto, que tem várias opções de produtos típicos da região, além de um deck que também proporciona lindas vistas da região.

  • Mirante do Cristo

Assim como boa parte das cidades do interior do Brasil, Corumbá de Goiás também tem seu cristo, apesar de ser pouco conhecido. Localizado no final da rua João Parente, bem próximo ao Centro, lá do alto é possível ter uma visão da região.

  • Conjunto histórico

Apesar da decadência do minério ao longo dos séculos, as construções históricas de Corumbá de Goiás permaneceram preservadas, tanto que todo o conjunto ao redor da Igreja Matriz foi tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional.

Fazem parte da lista de tombamento: o sobrado da Prefeitura Municipal, Cine-Teatro Esmeralda, Praça da Matriz, Praça Antônio Félix Curado, Praça Waldemar Gomes Teles, Rua Comendador João José de Campos Curado, Rua das Flores, Rua Bernardo Élis, Av. Cônego Carlos Plangger, entre outros.

E esse bonito conjunto de casarões coloniais e que estão super bem preservados hoje abrigam comércio variado e pousadas.

  • Cine Teatro Esmeralda

Com capacidade para 140 pessoas, o Cine Teatro Esmeralda foi fundado em 1939 para ser um local de diversão e distração para os moradores da cidade, tendo grande influência da arquitetura Art Déco.

O teatro no alto da foto
  • Igreja de Nossa Senhora da Penha de França

Principal marco histórico de Corumbá de Goiás, a Igreja Matriz foi construída por escravos entre 1731 e 1751, no mesmo local onde havia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Penha.

Na atual igreja, que só foi concluída em 1879, há uma imagem da padroeira feita em estilo barroco, esculpida em Portugal e doada à capela pelo português Antônio José de Campos, em 1755.

Segundo o Iphan, sob o piso da igreja estão enterrados, entre outros, os bandeirantes paulistas Diogo Pires Moreira (fundador de Corumbá de Goiás) e Bartolomeu Bueno da Silva (filho do sertanista homônimo que, em 1726, iniciou a colonização de Goiás), e o padre Manoel da Silva Maya (responsável pela construção inicial da igreja).

  • Praça da Matriz

É ao redor dessa praça que a cidade se movimenta, sendo palco constante de eventos. Ao seu redor, há alguns food trucks e feiras típicas.

  • Memorial dos Imortais

Idealizado pela Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás (ACDPH), o Memorial tem como objetivo resgatar e preservar o patrimônio cultural literário da cidade através de exposições, aulas e eventos no geral.

  • Praça Comendador Antonio Félix Curado

Essa charmosa praça é rodeada de belos casarões e é um ótimo lugar para descansar e ver o movimento da cidade.

  • Praça Major João Mendes Boaventura

Essa animada praça é o coração boêmio de Corumba de Goiás, já que ao redor dela há vários bares e lanchonetes populares entre os moradores e turistas. Também há um letreiro da cidade.


  • Se localize


  • Melhor época para visitar

Corumbá de Goiás possui um clima tropical com duas estações distintas: a estação seca e a estação chuvosa. Aqui estão algumas considerações para ajudá-lo a escolher a melhor época para visitar:

  • Estação Seca (Inverno)

-A estação seca em Corumbá de Goiás ocorre durante os meses de maio a setembro.

-Durante esse período, o clima tende a ser mais seco e as temperaturas são mais amenas, com menos chuvas.

-Essa é uma época agradável para atividades ao ar livre, como trilhas, passeios de bicicleta e visitas a cachoeiras.

  • Estação Chuvosa (Verão)

-A estação chuvosa em Corumbá de Goiás acontece nos meses de outubro a abril.

-Durante essa época, a vegetação fica mais verde, e há um aumento nas atividades de pesca e prática de esportes aquáticos, pois os rios estão mais cheios.

-No entanto, as chuvas podem ser intensas, o que prejudica passeios ao ar livre.

  • Festivais e Eventos

-Verifique se há festivais ou eventos específicos que você gostaria de participar, pois isso pode influenciar a escolha da época da visita. Por exemplo, festas tradicionais, festivais musicais ou eventos culturais.

  • Alta Temporada

-Se você prefere evitar multidões e preços mais altos, evite os períodos de férias escolares e feriados nacionais, quando muitos turistas visitam a região.

Lembre-se de que as condições climáticas podem variar de ano para ano, então é uma boa ideia verificar as previsões do tempo atualizadas antes de planejar sua viagem.


  • Onde se hospedar

Corumbá de Goiás é uma cidade pequena e com poucas opções de hospedagem, por isso, muitos viajantes preferem se hospedar em Pirenópolis, que fica a cerca de 22 minutos de Corumbá e oferece muitas opções interessantes.

Abaixo deixo algumas opções de hospedagem bacanas para vocês:

Hotel Fazenda Serra da Irara: localizado nos arredores de Corumbá de Goiás, este hotel 3 estrelas oferece piscina ao ar livre, jardim, restaurante e bar. Alguns quartos do hotel também oferecem uma varanda e é possível fazer trilhas a pé e ciclismo na propriedade.

Pousada Flores do Cerrado: A apenas 800 metros do centro histórico de Pirenópolis, oferece deck ao ar livre e piscina com jatos de hidromassagem, além de buffet de café da manhã, chá da tarde, áreas de lounge ao ar livre e espreguiçadeiras.

Pousada Pollyana: localizada no centro de Pirenópolis, oferece piscina ao ar livre, mesa de bilhar e quartos com muita luz natural e móveis de madeira escura. Há buffet de café-da-manhã.

Águas Vivas Hotel Fazenda: oferece parquinho infantil, piscina ao ar livre, sauna, restaurante, mesa de bilhar e atividades de pesca e hipismo. Um café da manhã americano é servido diariamente.

Sanctuary Pirenópolis Suítes e Flats: localizado no centro de Pirenópolis, oferece acomodações com piscina ao ar livre, clube infantil, jardim, terraço e bar. Há café da manhã à la carte e continental.

Sítio Lavras do Abade: localizada na área rural de Pirenópolis e com vista para um lago e montanhas, oferece acomodações com jardim e varanda, além de serviço de translado gratuito.

Pousada Vereda da Serra: localizado em meio a natureza, oferece piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem ao ar livre e restaurante,além de oferecer atividades de ciclismo e trilhas a pé. Os quartos tem sacada e varanda térrea.

Pousada dos Pireneus: localizado em um parque a 300m do centro histórico de Pirenópolis, oferece uma piscina grande, quadra de tênis, academia, um mini-zoológico e restaurante. Há café da manhã e jantar disponíveis.

Lembre-se de considerar suas preferências de localização, orçamento e o propósito da sua viagem ao escolher onde se hospedar. Além disso, é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados e eventos especiais.


  • Você também irá gostar

Roteiro de 2 ou 3 dias em Brasília: o que ver e fazer

5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Goiânia, a capital nacional do Art Déco

5 museus para você visitar na Cidade de Goiás

Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina

Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Viagem de 3 dias por Belo Horizonte: o que ver e fazer

Uma resposta a “Roteiro de atrações por Corumbá de Goiás: o que ver e fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *