Parque Buenos Aires, principal área verde de Higienópolis

Principal área verde de Higienópolis, o Parque Buenos Aires é um oásis em meio aos luxuosos prédios de um dos bairros mais chiques de São Paulo, com muitas vegetação, áreas para descanso e obras de artes que o transformam em um verdadeiro museu a céu aberto.

O parque também é conhecido como “praça das babás”, devido a grande quantidade de babás que levam os filhos dos moradores do bairro para se divertir pelo espaço.


  • História

O Parque Buenos Aires surgiu como uma praça em meados de 1913 com o nome de Higienópolis, e tinha como objetivo preservar a vista sobre o Vale do Pacaembu.

Esse projeto inicial contou com a participação do paisagista francês Bouvard, que projetou uma elevação central com um mirante, onde foi instalado um telescópio e espelho d’água que permitia uma vista de frente para a Avenida Angélica, estando completamente ligado ao projeto urbanístico do bairro de Higienópolis.

Mas foi só em 1987 que o local foi transformado no Parque Buenos Aires, ganhando um novo paisagismo.


  • O que fazer no parque?

  • Trilhas e vegetação

Nos 22,2 mil metros quadrados do parque é possível encontrar uma grande variedade de árvores nativas de mais de 70 espécies diferentes, além de uma grande quantidade de aves como tico-ticos, sabiás e pardais.

O parque é extremamente arborizado e há várias trilhas em meio a mata com bancos para descanso, sendo um ótimo lugar para caminhadas. Você também pode relaxar e fazer pique-niques nos gramados.

Também há um playgrond, aparelhos de ginástica e um espaço para cães.

  • Esculturas e obras de arte

O Parque Buenos Aires também é um museu a céu aberto, pois abriga inúmeras esculturas e obras de arte de artistas renomados:

– “O Tango”, de Roberto Vivas;

– Réplica de “Emigrantes”, de Lasar Segall;

– Busto de Bernardino Rivadávia, de 1945, do escultor J.C. Oliva e que foi uma homenagem da comunidade brasileira que vivia na Argentina ao pensador argentino;

– Réplica da obra “Milon de Crotona” de Pierre Pouget;

– “Nascer”, de Daisy Nasser;

– “Leão Atacado” e “Veado Atacado”, que foram feitas na França;

– “Mãe”, de Caetano Fraccaroli, que ganhou um prêmio nacional sobre o tema maternidade em 1964 e tem 24 toneladas;

Também se destaca a bela fonte localizada em frente à entrada principal do parque.


  • Como chegar no Parque Buenos Aires?

O Parque Buenos Aires fica localizado entre a Avenida Angélica e as ruas Piauí, Alagoas e Bahia.

Endereço oficial:

Av. Angélica, 1500 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01227-000.

Horário:

O parque fica aberto todos os dias da semana, das 6 às 19 horas.

Ir de Carro:

Se você estiver de carro, não há estacionamento próprio do parque, mas é possível parar nas ruas próximas.

ir de Metrô:

A estação de metrô mais próxima é a Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela), que fica a apenas 9 minutos de caminhada.

ir de Ônibus:

As linhas abaixo passam nas proximidades do parque, mas você deve ficar atento ao ponto de parada.

805L-10 – Terminal Princesa IsabelAclimação
177H-10 – Metrô SantanaCidade Universitária
719R-10 – Rio PequenoMetrô Barra Funda
877T-10 – Vila AnastácioMetrô Paraíso
719P-10 – Terminal PinheirosTerminal Princesa Isabel
719R-10 – Rio PequenoMetrô Barra Funda
874T-10 – IpirangaLapa
N841-11 – Terminal Vila MarianaSanta Cecília


  • Quando ir à Sampa

A cidade de São Paulo é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.

De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.

Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.

Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto. Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBQIAP+ e o Festival Internacional de Teatro.

Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.

Dia de sol na Avenida Paulista

  • Onde se hospedar em São Paulo

A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:

Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.

Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.

Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.

Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.

Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar:

O que ver e fazer em Higienópolis, o tradicional bairro paulistano

Conheça a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Sabores paulistanos: Di Cunto, tradicional confeitaria na Mooca

O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo

Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos

Roteiro de um dia por Guararema

Dicas, fotos e roteiro de atrações na colorida São Luiz do Paraitinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *