Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos

Não, essa não é apenas a mais paulista de todas as avenidas. É a mais multicultural de todas as avenidas desse Brasil. Nos seus 2,7 km, é possível encontrar as mais diferentes raças, gêneros, credos e culturas.

E agora também é a “nova” praia dos paulistanos. Não que os shoppings tenham perdido seu status de “praia” da capital, até porque são mais de 50 espalhados pela cidade. Mas há alguns anos os paulistanos ganharam uma nova opção de lazer, mesmo que seja apenas aos finais de semana.

Paulista vista do mirante do Instituto Moreira Salles

Claro que há muito tempo a Paulista é um ponto de convívio, lugar onde se vai para ver e ser visto. Suas calçadas, principalmente aos finais de semana, sempre se encheram de artistas de rua, pessoas vendendo suas artes e turistas com suas câmeras no pescoço.

Porque então não levar isso para a rua também? E foi isso que aconteceu. Depois de dois domingos testes, a avenida foi aberta oficialmente e totalmente ao lazer em outubro de 2015 das 10 às 19 hrs.

Apesar de morar a apenas 1h30 de distância da capital, em Campinas, foi só esse ano (2018) que consegui conferir a avenida aos domingos e olha, fiquei mais encantado do que já era.

E é possível encontrar de tudo aqui: Quer ver pintores? Tem. Escultores? Tem. Peças de teatro interativo? Tem. Malabaristas? Tem. Pessoas vendendo sua arte? Tem. Estátuas-vivas? Tem. Aulas de Zumba? Tem. Imitadores de grandes nomes da música? Tem. Cantores de gosto duvidoso? Tem. Ou seja, tem diversão para todos os gostos, idades e estilos.

Ah, só por curiosidade, no dia que visitei a avenida estava tendo show do Almir Sater 😉 em frente ao prédio da FIESP.

O público que frequenta a Paulista é super diversificado. Ta aí a prova *__*

  • Como chegar:

Como várias ruas ao redor são fechadas ou tem seu trajeto alterado, a melhor opção para se acessar a avenida é pelo metrô. Existem três estações da linha 2-verde que ficam na própria avenida – Consolação, Trianon-MASP e Brigadeiro. Eu, porém, prefiro descer ou na estação Paulista (linha 4-amarela) ou na estação Paraíso (linha 2-verde), que ficam nas proximidades, já que assim eu consigo percorrer a avenida desde seu início.

Para quem preferir ir de carro, é bom ressaltar que a avenida é interditada desde da Praça Oswaldo Cruz até a Rua da Consolação e o desvio é feito pelas ruas paralelas, Treze de Maio, São Carlos do Pinhal e Alameda Santos. Para cruzar a avenida no sentido Jardins > Bela Vista, é usada a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

O mesmo vale para os ônibus: mais de 20 linhas sofrem alteração no trajeto e geralmente o embarque e desembarque é feito nas ruas paralelas.

A avenida também é um lugar super concorrido para ensaios fotográficos. Esse estava acontecendo na Praça do Ciclista.

  • Segurança:

Como a ciclofaixa é aberta e muito utilizada, talvez seu maior perigo seja ser atropelado por uma bicicleta, caso você não preste atenção (falo isso por experiência própria 😃).

Brincadeiras a parte, mesmo com um policiamento intenso, como a aglomeração de pessoas é muito grande, é sempre bom tomar cuidado com seus pertences pessoais, pois infelizmente existem pessoas mal intencionadas em qualquer lugar.

O vão da Paulista é muito utilizado nos finais de semana por ciclistas
Em frente ao Shopping Center 3 tem esse letreiro super fofo. Se você ama São Paulo, assim como nós, não pode deixar de tirar aquela fotozinha básica aqui.

  • Se localize:


  • Quando ir a São Paulo

A cidade de São Paulo, no Brasil é um destino turístico popular durante todo o ano. No entanto, dependendo das suas preferências e objetivos de viagem, algumas épocas podem ser mais adequadas do que outras.

De forma geral, a cidade apresenta variações climáticas consideráveis ao longo do ano, com períodos mais secos e quentes e outros mais úmidos e frios.

Entre maio e setembro, durante o inverno e início da primavera, as temperaturas em Sampa são mais amenas, variando entre 12°C e 23°C, e a probabilidade de chuva é menor.

Já se você não se importa com o frio e quer aproveitar ao máximo as atividades culturais e eventos da cidade, a melhor época para visitar São Paulo é entre junho e agosto. Apesar de ser o período mais frio do ano, com temperaturas médias em torno de 15°C, é quando acontecem alguns dos maiores festivais da cidade, como a Festa Junina, a Parada do Orgulho LGBT e o Festival Internacional de Teatro.

Já se você está em busca de agitação e animação, a melhor época para visitar São Paulo é durante o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Nesse período, a cidade é tomada por blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muitas festas.


  • Onde se hospedar em São Paulo

A rede hoteleira de Sampa é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo 5 estrelas, justamente por ser o centro financeiro e comercial do Brasil e ter uma rica oferta cultural e turística, o que atrai muitos viajantes a negócios e a lazer.

Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês e que são de fácil acesso às marginais:

Sheraton São Paulo WTC Hotel: hotel 5 estrelas localizado na região da Berrini e a diversas empresas e comodidades. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com decoração moderna. O hotel conta com piscina, academia, spa e restaurante.

Hilton São Paulo Morumbi: outro hotel 5 estrelas localizado próximo à Marginal Pinheiros, com vista para a Ponte Estaiada. Os quartos são amplos e confortáveis, com decoração elegante. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Pullman São Paulo Vila Olímpia: hotel 4 estrelas localizado na região da Vila Olímpia e com quartos modernos e confortáveis e decoração contemporânea. O hotel oferece piscina, academia, spa e restaurante.

Mercure São Paulo Nações Unidas: hotel 3 estrelas localizado na região da Chácara Santo Antônio, próximo à Marginal Pinheiros e ao Transamérica Expo Center. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel oferece academia, restaurante e estacionamento.

Ibis Styles São Paulo Faria Lima: hotel 3 estrelas localizado na região da Faria Lima e a diversas empresas. Os quartos são modernos e aconchegantes, com decoração colorida. O hotel oferece café da manhã, academia e estacionamento.

Ibis São Paulo Morumbi: hotel 3 estrelas localizado na região do Morumbi e a diversos shoppings. Os quartos são simples, mas confortáveis, oferecendo café da manhã, restaurante e estacionamento.

Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera: hotel 3 estrelas localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Clementino. O hotel oferece piscina, academia e estacionamento.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar:

O que ver e fazer em Higienópolis

Sabores paulistanos: Di Cunto, tradicional confeitaria na Mooca

O que ver e fazer na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo

Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos

Roteiro de um dia por Guararema

Dicas, fotos e roteiro de atrações na colorida São Luiz do Paraitinga

Conferindo a Roda Rico, a maior roda-gigante da América Latina

Uma resposta a “Paulista aos domingos: a avenida de tudo e de todos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *