5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Pouca gente sabe, mas Goiânia é a cidade mais verde do Brasil por número de habitantes e uma das mais verdes do mundo com mais de um milhão de habitantes. São 94m² de área verde por habitante, entre parques, bosques e áreas de conservação, bem acima do recomendado pela ONU, que é  de 12m² por habitante.

O impressionante número alcançado pela cidade é resultado de anos de investimento e preservação da fauna e flora da região, o que resultou também em um dos melhores índices de qualidade de vida do país. E entre os mais de 30 parques da cidade, a maioria conta com áreas para recreação, academia ao ar livre, lagoas e fontes.

Tentando tirar uma selfie no Zoo de Goiânia, famosa área verde e de recreação da cidade.

Eu visitei 5 dos maiores e mais famosos e conto a seguir um pouquinho mais de cada um deles.

  • Parque Vaca Brava

Foi inaugurado em 1996 pelo então prefeito Darci Accorsi com o nome de Parque Sulivan Silvestre, em homenagem ao ambientalista e ex-presidente da FUNAI.

Porém, o parque é popularmente conhecido como Vaca Brava, em referência a uma das três fazendas que se localizavam na região e que tinham várias “vacas bravas” que não eram domesticadas e acabavam atolando na lama.

Antes de passar por um grande projeto paisagístico, essa região era extremamente degradada e sem infraestrutura. Hoje, porém, é uma das áreas de lazer mais famosas e utilizadas pelos goianienses, tendo um grande lago, pistas para caminhada, playground, área para ginástica e pista de cooper, além de uma intensa vegetação.

Isso sem falar no bairro ao redor, o Setor Bueno, que é uma das mais valorizadas da cidade, cheia de hotéis, bares, restaurantes e shoppings, como o Goiânia Shopping, que fica bem em frente ao parque.

Endereço: Av T-10, s/n – Setor Bueno.

  • Bosque dos Buritis

Localizado bem no centro de Goiânia, o Bosque dos Buritis foi fundado nos anos 1940, sendo então uma das mais antigas áreas verdes da cidade. Com mais de 140 mil metros quadrados, conta com uma densa vegetação, 3 lagoas, fontes e cascatas.

No coração do parque fica localizado o interessante Monumento a Paz Mundial, obra que guarda a areia de mais de cem países, simbolizando assim, a união entre as nações.

No parque também se localiza o Orquidário e o Museu de Arte de Goiânia, especializado em arte contemporânea regional.

Endereço: Av. Assis Chateaubriand, s/n – Setor Oeste.

Monumento a Paz Mundial

  • Lago das Rosas

Construído na década de 1930, o Lago das Rosas foi o primeiro parque da cidade, tendo esse nome pois ali se encontrava um grande canteiro de rosas.

Com uma área de 315.000m² e eleito o principal cartão postal pelo goianienses, o parque abriga 2 fragmentos em Art Déco: um curioso trampolim e as muretas do lado norte do lago, que infelizmente passam quase despercebidas pela maioria das pessoas.

Endereço: Alameda das Rosas, 957 – Setor Oeste.

  • Jardim Zoológico de Goiânia

Criado em 1946, o Zoo de Goiânia fica localizado bem ao lado do Lago dos Rosas e forma uma das maiores áreas verdes da cidade.

O parque é bem grande e conta com inúmeros viveiros de mamíferos, répteis e aves, com destaque para o leão e os tigres, além de lagoa, museu, área recreativa e lanchonetes.

Porém, no dia de minha visita, notei que muitos dos viveiros estavam vazios e o aspecto do parque em algumas partes é de puro abandono, com mato alto e placas informativas quebradas. É também um dos poucos parques que cobram entrada (R$ 5,00).

Endereço: Alameda das Rosas, s/n – Setor Oeste.

  • Parque Areião

Com uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o Parque Areião foi criado em 1938 como uma área permanente de preservação de floresta e abriga nascentes de vários córregos, pista de caminhada e cooper, lago com cascata, área para ginástica e vários animais de pequeno porte, como patos e pássaros.

Mas sem dúvidas, são os macaquinhos os principais atrativos do parque – são inúmeros e eles ficam andando pela grade e calçada, interagindo com os visitantes.

Endereço: Av. Areião, s/n – Setor Pedro Ludovico.


  • Se localize


  • Quando visitar Goiânia? 

A melhor época para visitar Goiânia geralmente é durante a estação seca, que ocorre de maio a setembro. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas, com dias ensolarados e noites frescas. Essa estação é ideal para explorar a cidade e participar de eventos ao ar livre.

Evite os meses de dezembro a março, que correspondem à estação chuvosa. Nesse período, as chuvas podem ser intensas e frequentes, o que pode limitar algumas atividades ao ar livre, sem falar nas altas temperaturas.

Lembre-se de que o clima pode variar, e é sempre bom verificar as condições meteorológicas específicas para o período da sua viagem. Se você gosta de festas juninas, junho é um mês animado em Goiânia, com muitos eventos relacionados a essa tradição cultural.


  • Onde se hospedar em Goiânia?

Goiânia tem várias opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos.

  1. Setor Marista: Conhecido por ser um bairro mais nobre, com várias opções de hotéis de luxo, restaurantes, bares e lojas.
  2. Setor Bueno: Uma área residencial com boa infraestrutura, oferecendo opções de hotéis, além de estar próxima a shoppings e áreas comerciais.
  3. Setor Oeste: Um bairro charmoso, com muitas opções de hospedagem mais acessíveis. Possui uma atmosfera boêmia, com bares e restaurantes.
  4. Setor Central: Se você gosta de estar no coração da cidade, o setor central pode ser uma boa escolha, com fácil acesso a pontos turísticos, comércio e transporte público.
  5. Jardim Goiás: Próximo ao Estádio Serra Dourada e ao Parque Flamboyant, é uma área mais moderna e residencial.

Com isso, deixo abaixo algumas indicações populares na cidade para vocês:

Oitis Hotel: localizado próximo ao Flamboyant Shopping Center, dispõe de quartos modernos com área de estar e cozinha compacta, piscina, sauna e academia. Há café da manhã incluído.

Plaza Inn Breeze Aeroporto: localizado próximo ao Aeroporto Santa Genoveva e com serviço de transfer gratuito para o aeroporto, dispõe de piscina coberta, restaurante e academia. Há café da manhã incluído.

SJ Premium Hotels By Atlantica: localizado no centro de Goiânia, dispõe de piscina ao ar livre na cobertura, sauna, academia e restaurante. Há café da manhã incluído.

AlphaPark Hotel: localizado a 2 km do Flamboyant Shopping Center, dispõe de piscina ao ar livre, restaurante, academia, depósito de bagagem e lojas no local. Há café da manhã incluído.

Castro’s Park Hotel: localizado no Setor Oeste, dispõe de restaurante, bar, piscina ao ar livre, serviço de babá e lojas, incluindo de presentes, e serviço de aluguel de carros. Há café da manhã incluído.

Mega Moda Goiania Hotel: localizado a 800 metros da estação rodoviária de Goiânia e a 5 minutos do Aeroporto Santa Genoveva, dispõe de restaurante e espaço para reuniões. Há café da manhã incluído.

Ao escolher onde ficar, leve em consideração seus planos de viagem, se prefere áreas mais movimentadas ou tranquilas, e o tipo de atividades que pretende realizar durante sua estadia.


  • Você também irá gostar

Roteiro de 2 ou 3 dias em Brasília: o que ver e fazer

Roteiro de atrações Art Déco em Goiânia

Roteiro de atrações por Corumbá de Goiás: o que ver e fazer

5 museus para você visitar na Cidade de Goiás

Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina

Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Viagem de 3 dias por Belo Horizonte: o que ver e fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *