5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Pouca gente sabe, mas Goiânia é a cidade mais verde do Brasil por número de habitantes e a segunda mais verde do mundo, atrás apenas de Edmonton no Canadá. São 94 m² de área verde por habitante, entre parques, bosques e áreas de conservação, bem acima do recomendado pela ONU, que é  de 12 m² por habitante. O impressionante número alcançado pela cidade é resultado de anos de investimento e preservação da fauna e flora da região, o que resultou também em uma dos melhores índices de qualidade de vida do país e o prêmio de capital mais arborizada do Brasil.

Entre os mais de 30 parques da cidade, a maioria conta com áreas para recreação, academia ao ar livre, lagoas e fontes. Eu visitei 5 dos maiores e mais famosos e conto a seguir um pouquinho mais de cada um deles.

Tentando tirar uma selfie no Zoo de Goiânia, famosa área verde e de recreação da cidade.
  • Parque Vaca Brava

Foi inaugurado em 1996 pelo então prefeito Darci Accorsi com o nome de Parque Sulivan Silvestre, em homenagem ao ambientalista e ex presidente da Funai. Mas é popularmente conhecido como Vaca Brava em referência a uma das três fazendas que se localizavam na região e que tinham várias”vacas bravas”, que não eram domesticadas e acabavam atolando.

Antes de passar por um grande projeto paisagístico, essa região era extremamente degradada e sem infraestrutura. Hoje, porém, é uma das áreas de lazer mais famosas e utilizadas pelos goianienses, contado com um grande lago, pistas para caminhada, playground, área para ginástica e pista de cooper, além de uma intensa vegetação. Isso sem falar no bairro ao redor, o Setor Bueno, que é uma das mais valorizadas da cidade, cheia de hotéis, bares, restaurantes e shoppings, como o Goiânia Shopping que fica bem em frente ao Parque.

Endereço: Av T-10, s/n – Setor Bueno.

  • Bosque dos Buritis

Localizado bem no centro de Goiânia, o Bosque dos Buritis foi fundado nos anos 1940, sendo então uma das mais antigas áreas verdes da cidade. Com mais de 140 mil metros quadrados, conta com uma densa vegetação, 3 lagoas, fontes e cascatas. No coração do parque fica localizado o interessante Monumento a Paz Mundial, obra que guarda a areia de mais de cem países, simbolizando assim a união entre as nações. No parque também se localiza o Orquidário e o Museu de Arte de Goiânia, especializado em arte contemporânea regional.

Endereço: Av. Assis Chateaubriand, s/n – Setor Oeste.

  • Lago das Rosas

Construído na década de 30, o Lago das Rosas foi o primeiro parque da cidade, tendo esse nome pois ali se encontrava um grande canteiro de rosas. Com uma área de 315 000 m² e eleito o principal cartão postal pelo goianienses, o parque abriga 2 fragmentos em Art Déco: um curioso trampolim e as muretas do lado norte do lago, que passam quase despercebidas pela maioria das pessoas.

Endereço: Alameda das Rosas, 957 – Setor Oeste.

  • Jardim Zoológico de Goiânia

Criado em 1946, o Zoo de Goiânia fica localizado bem ao lado do Lago dos Rosas e forma uma das maiores áreas verdes da cidade. O parque é bem grande e conta com inúmeros viveiros de mamíferos, répteis e aves, com destaque para o leão e os tigres, além de lagoa, museu, área recreativa e lanchonetes. Porém muitos dos viveiros estão vazios e o aspecto do parque em algumas parte é de puro abandono, com mato alto e placas informativas quebradas. É também um dos poucos parques que cobram entrada (R$ 5,00).

Endereço: Alameda das Rosas, s/n – Setor Oeste.

  • Parque Areião

Com uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o Parque Areião é um dos maiores parques da cidade. Criado em 1938 como uma área permanente de preservação de floresta, o parque abriga nascentes de vários córregos, pista de caminhada e cooper, lago com cascata, área para ginástica e vários animais de pequeno porte, como patos e pássaros. Mas sem dúvidas, são os macaquinhos os principais atrativos do parque – são inúmeros e eles ficam andando pela grade e calçada, interagindo com os visitantes.

Endereço: Av. Areião, s/n – Setor Pedro Ludovico.

  • Se localize:

 

Conheça a Cidade de Goiás, primeira capital do estado de Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *