Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Não há como negar que Poços de Caldas é o destino turístico mais popular do sul de Minas Gerais: todos os anos, milhares de viajantes vão até a cidade em busca de belas paisagens naturais, clima de tranquilidade, boa culinária e claro, os famosos banhos termais.

São tantos atrativos que você deve ficar ao menos 2 dois na cidade para aproveitar tudo com calma. Mas se você tiver pouco tempo em sua viagem, abaixo eu indico 6 das principais atrações de Poços de Caldas, para você não deixar de incluí-las no roteiro.


  • Cachoeira Véu das Noivas

Uma das principais atrações da cidade, a cachoeira Véu das Noivas fica localizada a 5 minutos do centro da cidade. Se trata de uma grande cascata cercada por muito verde e por correntezas de água. Devido ao período de estiagem, a cascata estava bem fraquinha 😭. A estrutura do parque é bem legal, com sanitários, lanchonete e uma grande loja de artesanatos.

Endereço: Av. João Pinheiro – Parque Véu das Noivas.

  • Cristo Redentor

Mais famoso atrativo da cidade, o Cristo Redentor se ergue imponente sobre a Serra de São Domingos e oferece as mais belas vistas panorâmicas de Poços de Caldas.

Inaugurado em 13 de maio de 1958, a partir de um projeto de José Raphael dos Santos Neto, o cristo tem 30 metros de altura sendo 16 metros apenas da estátua. Pra chegar até os pés do cristo, deve-se subir 52 degraus até o pedestal.

Morro do Cristo visto do centro da cidade

Até 2019, a melhor e mais divertida maneira de se subir até o topo do “Morro do Cristo” era através do Teleférico, que foi fechado após um acidente e nunca mais reaberto. Agora, o visitante pode subir a pé, através de uma trilha em meio a vegetação, ou de carro, por uma bonita estrada asfaltada.

A incrível vista de Poços de Caldas

Endereço: Estrada do Cristo, s/n.

  • Thermas Antônio Carlos

Inaugurado em 1931, o imponente prédio de estilo neoclássico funciona como termas e centro cultural. São inúmeras opções de banhos termais, massagens, saunas, entre outras opções com preços a partir de R$35,00. Se você quer apenas visitar seu interior e o café, a entrada é gratuita.

A famosa e imponente Thermas Antônio Carlos.
O luxuoso interior das Thermas.

Endereço: Rua Junqueiras – Centro
Horário de Funcionamento: Terça-feira a Sábado: 08h às 18:30Domingo: 08:00 às 12:00

  • Parque Municipal José Afonso Junqueira

Principal área de convívio de Poços de Caldas, esse parque é rodeado pelos três mais importantes prédios históricos da cidade: o cassino, o hotel e a termas. Cortado pelo pequeno Rio Lambari (existem várias pontes sobre ele) o parque é super arborizado e bem cuidado e conta com uma fonte luminosa e um café.

Endereço: Av. Francisco Salles, s/n – Centro

  • Represa Bortolon

Bem na entrada da cidade está a principal represa da região, com capacidade para armazenar até 7 milhões de metros cúbicos de água.

Mas além de sua importância no abastecimento, a Bortolon é super concorrida entre os turistas, pois nela é possível fazer passeios de barco, escuna, lancha, jet-ski, pedalinhos e caiaques, além da prática da pesca e de esportes náuticos.

Ao redor da represa também há alguns bares e restaurantes, sendo o mais famoso deles o Capiau, restaurante que oferece os passeios de pedalinho.

Restaurante Capiau às margens da represa

Endereço: Av. João Pinheiro – Bortolan.

  • Palace Hotel 

O Palace não é apenas o principal hotel da cidade e uma das construções históricas mais simbólicas, mas também é o principal cartão postal de Poços, ao lado do Cristo. Ele fica no coração do parque central e é em volta dele que tudo acontece.

Não deixe de tirar muitas selfies em frente a ele e se tiver um pouquinho mais de grana (não era o meu caso haha) tente se hospedar nele por pelo menos uma noite. Mas tente reservar com antecedência, já que seus quartos são extremamente concorridos – é o campeão de vendas no Booking, por exemplo.

Endereço: Praça Pedro Sanches – Centro


  • Se localize


  • Quando visitar Poços de Caldas?

A melhor época para visitar Poços de Caldas depende das suas preferências e atividades programadas, mas no geral, a cidade é agradavel de ser visitada em qualquer época do ano:

  • Primavera (setembro a novembro): clima agradável com dias ensolarados, ideal para atividades ao ar livre.
  • Verão (dezembro a fevereiro): época quente, ideal para piscinas e atividades aquáticas, mas pode haver chuvas ao final da tarde.
  • Outono (março a maio): temperaturas amenas, menos turistas, paisagens bonitas com a queda das folhas.
  • Inverno (junho a agosto): temporada mais fria, ótima para banhos termais e festivais de inverno.


  • Onde se hospedar em Poços

Por ser uma cidade mega turística, há inúmeras opções de hospedagem pela região, principalmente na área central. Por isso, indico alguns abaixo para vocês:

ibis Poços de Caldas: localizado a 500 metros do Parque Dr. José Affonso Junqueira, oferece acomodações com bar, estacionamento privativo e lounge compartilhado. Há café da manhã em estilo buffet ou continental.

ibis Styles Poços de Caldas: oferece acomodações com academia, estacionamento privativo, jardim, restaurante, bar e quartos com ar-condicionado. Há café da manhã continental.

Hotel Gambrinus: localizado a menos de 1 km da Fonte das Rosas, oferece quartos com ar-condicionado e decoração moderna. Ocupa um bonito casarão.

Minas Garden: localizadi a 100 m do Parque José Afonso Junqueira oferece quartos com piso de madeira, TV, frigobar e varanda privativa. Há um restaurante que serve café da manhã.

Hotel Varandas do Sol: localizado próximo a represa, oferece um jardim e quartos com frigobar e vista para a região. Há café da manhã continental, restaurante e bar.

Hotel Nascentes da Serra: localizado em frente à Barragem de Bortolan, na avenida principal de Poços de Caldas, oferece piscinas para adultos e crianças, playground, área para jogos, restaurante, academia, serviços de massagem e um campo de futebol.

Hotel Nacional Inn: localizado a 50 metros da Praça dos Macacos, oferece piscinas ao ar livre e coberta, academia, quadra de esportes, sauna, salão de jogos e parque infantil. Há café da manhã incluído.


  • Você também irá gostar

Monte Verde: um pedacinho da Suíça no sul de Minas

Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Atrações em São Thomé das Letras: lendas, misticismo e muita natureza

5 cachoeiras para você se refrescar em São Thomé das Letras-MG

Mirante de Caconde e a linda vista da Represa da Graminha

A charmosa Poços de Caldas: dicas, fotos e roteiro de atrações

Roteiro de atrações para um bate e volta em Guararema-SP

9 Respostas a “Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

  1. Amo está cidade já a visitei várias vezes, observo que se faz necessário uma revitalização no paisagismo dos pontos turísticos como: fonte dos amores, jardim japonês, Cristo Redentor e véu das noivas e a entrada da cidade, o que encanta nós os turistas é a beleza da natureza com seu verde e flores. Já pararam para pensar o porque em novembro e dezembro há mais turistas, vou responder a cidade fica encantadora com seus enfeites e cultura. Preparem cultura e diversões para famílias ou seja criança, jovens etc.
    Desejo me encantar sempre.

    1. Oie Angela, fico feliz pelo seu comentário.
      Poços já é encantadora naturalmente né!? Sua belezas naturais são incríveis. No natal então, a cidade fica mais brilhante ainda. Mas concordo com vc. Revitalizações constantes são necessárias nos principais pontos turísticos, apesar de que Poços é uma das cidades mais limpas e organizadas que já visitei aqui no país.

      1. Sim…mas é bem pequena se torna muito facil..
        Visitada por duristas (pessoas que visitam e vai embora no máximo no outro dia) maioria idosos. Justamente pela falta de opções…não tem muito o que fazer na cidade…apenas bares e loja de doces.
        A cidade é comandada por meia dúzia de famílias que são donos de mercados e hotéis….se vc chegar novo na cidade e falar que vai abrir um comércio a turma não deixa….coisa bem antiga e povo mineiro super fechado…
        A cidade precisa melhorar muita coisa para se considererar turista e hospitaleira

  2. Eu meu Esposo vamos pelo menos uma Vez por ano. Para pelo menos ficar 4,5 dias
    Se for ver é pouco.
    De tantas atrações lindas p visitar
    E os funcionários dos Hotéis sempre nos tratando bem

    1. Olá Claudia, exatamente isso! Além da cidade ser super encantadora, seus moradores são super atenciosos e acolhedores. Palmas para Poços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *