Viagem pela Capadócia: Museu a Céu Aberto de Göreme

A Capadócia é famosa principalmente por suas curiosas formações rochosas, popularmente conhecidas como Chaminés de Fadas, e que há milênios servem de moradia para os habitantes da região. Mas há um lugar super especial que foi construído por cristãos a partir do século IX para proteger sua fé e estilo de vida. Estou falando do Göreme Open Air Museum, ou Museu a Céu Aberto de Göreme, um complexo monástico onde você experimentará e desfrutará de igrejas e capelas cavadas em rochas, com afrescos e pinturas que estão entre os melhores exemplos de arte bizantina da Turquia.

  • Onde fica localizado?

O Museu a Céu Aberto fica muito perto de Göreme, que é a cidade mais popular da Capadócia, sendo possível caminhar do centro até o museu em cerca de 30 minutos, através da estrada Müze Cd. Como alternativa, muitos táxis podem deixá-lo lá por apenas alguns dólares, pois é uma viagem curta. Nas proximidades fica a entrada para a Zemi Valley Hike e a Meskendir Hiking Trail, outros interessantes parques da região.

Avistando o parque de longe, na estrada que o liga à Göreme
  • História

Ao longo da sua milenar história, a Capadócia já recebeu muitas civilizações como hititas, assírios, frígios, persas, bizantinos, seljúcidas e otomanos e que criaram muitas obras-primas esculpindo as rochas macias da região. Assim, este museu é o produto de uma obra de arte pertencente aos cristãos do antigo Império Romano.

Acredita-se que entre os séculos II e III, vários cristãos que escaparam das opressões, perseguições e crueldades da época se estabeleceram aqui. Eles acharam esse espaço perfeito para adorar e se proteger livremente de qualquer ataque e com isso construíram igrejas, capelas, refeitórios, cozinhas e locais de convivência dentro das formações rochosas. Eu digo acredita-se porque as construções não são datadas e o pouco que se sabe desse local é baseado na arquitetura e na iconografia das igrejas. Aliás, é incrível como muitas pinturas se conservaram ao longo dos séculos, mesmo com o desgaste causado pelo sol e a depredação de grupos religiosos – muitos grupos religiosos que aderiram a iconoclastia, que proíbe o culto de imagens, depredaram quase todas as pinturas, principalmente os rostos dos santos.

Além disso, após a construção dessas igrejas, a região se tornou um ponto de peregrinação e educação religiosa, ainda no século IV, por São Basílio, bispo de Kayseri e pessoa importante na história do cristianismo. Naqueles tempos, os pensamentos ou visões de mundo de São Basílio, pioneiro de muitas renovações no campo do cristianismo, foram ensinados aqui.

Por isso o Museu a Céu Aberto de Göreme está incluída na Lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde1984.

  • Minha visita

Como gosto de andar, fui a pé do centro de Göreme, onde estava hospedado, até o museu. Já próximo dele, você perceberá uma aglomeração de carros, ônibus de turismo e pessoas. Bem ao lado, inclusive, há uma grande feira que vende os mais diversos produtos turcos, além de lanchonetes, restaurantes e agências de turismo – algumas oferecem passeios de camelo.

Bem ao lado dessa feira fica a entrada principal do Museu a Céu Aberto de Göreme. Primeiro você deverá passar pelo detector de metais e depois será encaminhado para a bilheteria (eu falo mais sobre valores no final do post). Como fui logo pela manhã, não haviam filas e rapidamente comprei meu ingresso.

Entrada principal do museu

Entrando no espaço, você poderá seguir o seu guia de turismo, caso tenha contratado algum, ou fazer o passeio por conta própria, como eu. Há ainda a opção de alugar fones de ouvido que contam a história do lugar – custa cerca de 15 liras turcas. Para isso, será necessário prestar atenção na ordem numérica das atrações – todas elas são numeradas.

Em cada número, você pressiona play e ouve um breve discurso sobre essa pintura, caverna ou fato histórico. Isso ajuda você a entender o que estava acontecendo durante certos períodos da história na Capadócia e detalha os modos de vida dos habitantes das cavernas.

Exemplo da numeração das atrações

Como fiz o percurso por conta própria, apenas andei pelo museu, admirando suas belas e imponentes construções. O espaço é pequeno e você pode visitá-lo em cerca de 2 horas sem andar muito, o que é ideal se você o estiver visitando no verão quente da Turquia.

Logo na entrada há um belíssimo mirante onde é possível ver várias casas esculpidas nas rochas.

  • Principais atrações:

Há alguns mapas espalhados pelo museu com informações sobre os principais ponto de interesse:

Lembrando que para proteger as pinturas, é proibido fotografar o interior da maioria das igrejas do museu.

Monastério

Situado na entrada do museu, o conhecido Nunnery era a residência dos monges. Com seis andares esculpidos dentro de uma grande rocha e conectados entre si, tem em seu interior uma praça de alimentação, salas, uma capela em ruínas e uma pequena igreja.

Igreja de Santo Basílio

A igreja dedicada a obra de São Basílio é uma das mais visitadas do museu. Além das pinturas, há um cemitério dentro com várias ossadas humanas.

Quando eu cheguei não haviam filas….
Mas depois….

Igreja da Serpente (St. Onuphrius Church)

A Igreja de St. Onuphrius é popularmente conhecida como Igreja da Serpente devido ao afresco de São Jorge combatendo um dragão verde ou uma cobra pintada no teto. Também são encontrados vários afrescos que refletem o século XI, assim como a interessante figura de St. Onuphrius retratado como metade mulher e metade homem.

  • Igreja Pantocrator

Para proteger as pinturas, é proibido entrar dentro desta pequena igreja, sendo possível admirá-la através de um pequeno portão. Como sua estrutura é estreita, só é possível entrar uma pessoa de cada vez.

Refeitório

É um dos poucos lugares onde se pode fotografar o interior.

Igreja Cruz de Malta

Recebe esse nome devido ao afresco que retrata a cruz maltesa.

A igreja é a que fica em frente as escadarias onde há essa aglomeração de pessoas

Çarıklı Kilise (a Igreja com Sandálias)

O nome Igreja com Sandálias vem duas pegadas no fundo do afresco da Ascensão, na entrada da igreja (este afresco é considerado uma cópia exata da que está contida na Igreja da Ascensão em Jerusalém ). Os afrescos da igreja, que datam do século XI, contêm os quatro evangelistas, a Natividade e a Crucificação, o Batismo, a Adoração dos Reis Magos e outros temas do Novo Testamento.

Igreja de Karanlik (Igreja Escura)

A Igreja das Trevas) foi um complexo monástico construído no século XI. É uma igreja abobadada com uma abside principal, duas absides pequenas e quatro colunas. Foi decorado com cenas do Novo Testamento: Cristo Pantocrator, Natividade, Adoração dos Magos, Primeiro Banho, Última Ceia, Traição de Judas, Crucificação, Anastase.

Após a invasão turca, foi usada como casa de pombos até os anos 1950. Após 14 anos raspando excrementos de pombos das paredes, esses afrescos recém-restaurados, representando cenas do Novo Testamento, se tornaram os mais bem preservados em toda a Capadócia. Parte do narthex ou do vestíbulo, no entanto, desabou abrindo parte do telhado da igreja para o céu. Isso causou danos ao afresco com a ascensão de Cristo e a bênção dos santos, enquanto as outras cenas permanecem apenas parcialmente onde o muro desabou.

O nome da igreja possivelmente vem de um pequeno óculo olhando para fora do narthex que deixa entrar uma quantidade muito pequena de luz. Esta característica é o que preservou a riqueza dos pigmentos e permitiu que eles sobrevivessem à passagem do tempo.

Sepulturas

O mapa de atrações disponível na entrada do parque indicava que essas eras as “sepulturas”, mas o espaço estava fechado.

Igreja da Maça (Apple Church ou Elmali)

Foi construído por volta de 1050 dC e foi feita na forma de quatro cruzes. Contém um teto suportado com quatro colunas e 9 cúpulas cobertas por vários ornamentos.

Seu nome “Maça” vem do afresco do Arcanjo Miguel (um dos quatro grandes anjos do Islã) pintado na cúpula, em frente à abside principal, onde há uma figura de maçã nas mãos dele.

Igreja de Santa Bárbara

Localizada atrás da igreja de Elmalı, esta construção com duas colunas e plano cruciforme é famosa por motivos surpreendentes. Suas paredes estavam cobertas com diferentes figuras pintadas também de rocha vermelha, como animais mitológicos, padrões geométricos e símbolos militares. Além disso, a igreja remonta à segunda metade do século XI.

A estrutura da igreja é muito semelhante à Igreja Çarıklı. Tem uma cruz no interior e uma cúpula no meio. Enquanto Jesus foi retratado em seu trono na cúpula, foram desenhadas figuras com cores vermelhas naturais que foram arranhadas diretamente na rocha.

Além das igrejas, há várias casas cavadas nas rochas e que são abertas ao público:

  • Taxas de entrada

O ingresso simples para o Museu a Céu Aberto de Göreme custa 45 liras turcas (valores para 2019), ou cerca de US $ 8. Mas há ainda outros tipos de ingresso, como você pode ver no informativo abaixo:

  • Horário de funcionamento:

Aberto todos os dias entre das 08:00 às 19:00 (de 01 de abril à 01 de outubro), 08:00 às 17:00 (de 01 de outubro à 01 de abril).

Os ingressos são vendidos até:
Período de verão: às 18:30
Período de inverno: às 16:15

  • Se localize

 

Conheça o Love Valley, o Vale do Amor da Capadócia aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *