Roteiro de um dia em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia

Izmir era conhecida como Esmirna nos tempos antigos e foi originada pelos gregos, assumida pelos romanos e depois reconstruída por Alexandre, o Grande, antes de se tornar parte do Império Otomano no século XV. Do grego ao otomano, Izmir preservou as estruturas e artefatos arqueológicos de todos os diferentes períodos de sua rica história.

É atualmente a terceira maior cidade da Turquia e a segunda cidade mais populosa do Mar Egeu, além de ser um importante reduto cultural e comercial, ou seja, opções de lazer não faltam aqui.

  • Atrações

A maioria das atrações de Izmir estão localizadas no centro antigo ou a beira-mar, o que facilita a locomoção e permite você conhecer a cidade em apenas 1 dia. Com exceção de alguns museus e sítios arqueológicos, os atrativos também são gratuitos. Como fiquei hospedado no centro, próximo a Estação Barmane, fiz todo o meu roteiro a pé.

Praça Konak

Localizada no final da Avenida Atatürk, no distrito de Konak, essa é a praça mais famosa e movimentada da cidade, ponto de encontro da população e referência para comerciantes. A praça foi nomeado Konak após a construção do Vali Konağı, ou Governor’s Mansion – konak significa mansão em turco.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio de Izmir, também chamada de Saat Kulesi, fica localizada na Praça Konak e foi construída por um arquiteto francês em 1901 para homenagear o 25º aniversário da sucessão de Abdülhamid II ao trono. Tem 82 pés de comprimento e está decorado com um estilo tradicional único que atrai muitos turistas e que fez dele o símbolo da cidade. No dia da minha visita, porém, o relógio estava passando por restauração.

Kemeralti

Kemeralti é a região histórica do Mercado de Izmir e um dos lugares mais animados da cidade. Um dos marcos mais antigos e mais importantes do Império Otomano, se estendendo da Praça Konak até a Ágora, o Kemeraltı existe desde o século XVII e é o lar de lojas, artesãos, oficinas, cafés, mesquitas, jardins de chá e restaurantes. Quem gosta de passar o dia explorando a cultura local, provavelmente verá a verdadeira Izmir neste lugar.

Rua comercial em Kemeralti
Bazar em Kemeralti
Bazar em Kemeralti

Ágora de Izmir

O Museu ao Ar Livre da Ágora de Izmir é o maior e mais importante sítio arqueológico dentro dos limites da cidade e nele é possível ver objetos e ruínas da Era Helenística, Era Romana, Era Bizantina e Império Otomano.

A palavra Ágora significa “mercado”. Era também um local do governo usado para reuniões políticas e tribunais populares.

Saiba tudo sobre a visita à Ágora de Izmir aqui.

Mesquita Yali

A Mesquita Yali é uma mesquita que, apesar do pequeno tamanho, te deixará encantado com sua forma octogonal distinta e sua elaborada decoração. A mesquita foi fundada em 1755, sob a liderança de Ayse Hanim, esposa de Katipzade Mehmet Pasa, que governava Izmir na época. Os azulejos externos foram trazidos de Kütahya, uma das cidades do oeste da Turquia. Possui uma única cúpula e minarete e, extraordinariamente para uma mesquita, possui apenas uma entrada. O interior é iluminado por um candelabro de Ümran Baradan, artista e pintor de cerâmica turco.

Kordon

É difícil imaginar a vida em İzmir sem o seu icônico kordon, grande passeio marítimo e avenida a beira mar. Triunfo da renovação urbana na cidade, os dois trechos de calçadão são gramados, têm ciclovias e trilhas para caminhada, e estão alinhados na borda leste com bares, cafés e restaurantes. Os moradores se reúnem aqui no final do dia para se encontrar com amigos, relaxar na grama e assistir a um lindo pôr do sol.

Pôr do sol

Praça da República e Monumento à Atatürk

Essa bela praça, localizada na esplanada de Kordon, tem em seu centro o Monumento à Atatürk, inaugurado em 1932 e obra do escultor italiano Pietro Canonica.

Praça Gündoğdu

A Praça Gündoğdu foi construída em conjunto com a esplanada de Kordon em 2000. No centro da praça está a Estátua da Árvore da República (Cumhuriyet Ağacı Heykeli, em turco) construída para comemorar o 80º aniversário da República da Turquia.

Museu Atatürk

Também localizado às margens do Kordon, esse museu foi fundado por Mustafa Kemal Atatürk, marechal de campo turco, estadista revolucionário e primeiro presidente da Turquia. O museu foi aberto ao público em 11 de setembro de 1941, no 19º aniversário da chegada de Atatürk a Izmir. Em 13 de maio de 1988, foi oficialmente nomeado Museu Izmir Atatürk, que exibe os escritos do antigo presidente e seus objetos pessoais.

Fachada do museu

Kültürpark Buluşmaları

Esse é o maior e mais visitado parque urbano de Izmir. Localizado no centro da cidade, em uma área bem valorizada, o parque, além de muita vegetação, tem um lago, fonte, obras de arte, ginásio de esporte, área para exposições, teatros e o Museu de História e Arte. A entrada no parque é gratuita.

Museu de História e Arte
  • Bônus:

Sítio Arqueológico de Éfeso

Famosa pelo Templo de Ártemis (terminado ao redor de 550 a.C.), uma das sete maravilhas do mundo antigo, Éfeso foi uma das mais importantes cidades romanas e mesmo após ter sido abandonada, continua fascinando quem a visita. Suas bem preservadas ruínas são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2015 e construções como a Biblioteca de Celso impressionam qualquer um.

Apesar de ficarem na pequena cidade de Selçuk, as ruínas podem ser facilmente visitadas a partir de Izmir – eu conto tudo sobre essa visita aqui. 

Biblioteca de Celso em Éfeso
  • Se localize:

Uma resposta a “Roteiro de um dia em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *