Conhecendo as ruínas romanas da Ágora de Izmir, Turquia

No local onde hoje existe Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, havia Esmirna, uma antiga cidade romana que dominava a costa do Mar Egeu da Anatólia. E a maior evidência histórica desse período são as antigas ruínas romanas do Museu ao Ar Livre da Ágora de Izmir.

As ágoras eram grandes áreas públicas nas antigas cidades gregas onde aconteciam todos os tipos de atividades políticas, religiosas e comerciais e onde todos os prédios públicos estavam alinhados, sendo o precursor dos fóruns romanos.

Já a Ágora de Izmir é uma das mais antigas e bem preservadas do mundo hoje, em grande parte devido ao excelente trabalho arqueológico e de restauração aplicado no local. Construída por Alexandre, o Grande, no século 4 aC e posteriormente reconstruída pelo imperador romano Marco Aurélio após um terremoto em 174 dC, a Ágora de Izmir foi depois usado como cemitério e sala de orações durante o período otomano.

  • O que visitar:

Apesar da grande importância deste espaço para a antiga cidade, as primeiras escavações na área foram realizadas apenas em 1932 e revelaram colunas, arcos e estruturas em perfeito estado de conservação de uma antiga basílica, a casa do bispo, casas de banho, antigos prédios públicos e resquícios de estátuas e monumentos que oferecem um vislumbre de como deve ter sido Izmir no passado. Também faz parte do conjunto arqueológico um cemitério muçulmano.

Cemitério muçulmano
Partes subterrâneas
Partes subterrâneas
Fonte de água potável no interior das ruínas
  • A minha visita:

O sítio arqueológico fica localizado no centro de Izmir e é facilmente acessado a pé e de transporte público. Minha visita foi realizada em uma segunda-feira pela manhã e eu era o único turista no museu naquele momento. Logo na entrada, há uma recepção onde você pode comprar os tickets. O simpático funcionário me disse que eu era o único visitante no local e que poderia ficar a vontade. E foi o que fiz hehe.

O espaço é amplo, mas não muito grande, por isso, em cerca de uma hora é possível vislumbrar com calma todas as ruínas, com destaque para as construções subterrâneas e seus maravilhosos arcos e fontes de água potável. Infelizmente, senti falta que não haver um mapa ou placas informativas sobre as ruínas.

O museu é aberto e quase não há árvores, por isso, tome cuidado com o sol.

  • Informações Práticas

O Museu ao Ar Livre da Ágora de Izmir funciona diariamente das 8h30 às 19h.
A entrada é de 8 liras turcas para adultos e é gratuita para crianças de até 10 anos.
Endereço: Rua Anafartalar Caddesi, Izmir – Turquia.

     Se localize:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *