St. Peter’s Pool: a piscina natural mais famosa de Malta

A piscina natural de São Pedro (St. Peter’s Pool em inglês), localizada na costa sul da Ilha de Malta, é uma formação rochosa em forma de ferradura que, devido à erosão ao longo dos anos, criou um local estratégico para amantes de natação, além de ser um dos lugares mais lindos e que te encanta logo de início: você chega a piscina no alto de uma pequena baía e fica de frente ao mar com suas águas totalmente límpidas com incríveis tons de azul e verde claro.

A forma de ferradura

Mas antes de falar de St. Peter’s Pool, você precisa conhecer Marsaxlokk. Mais famosa vila de pescadores de Malta, Marsaxlokk é pequena, aconchegante e oferece belíssimas vistas, principalmente em sua orla. Seus restaurantes e mercados de peixe, aliás, são um charme a parte e por isso decidi incluir a cidade em meu roteiro antes de visitar a piscina natural, já que ambas se localizam próximas. Conheça todas as atrações dessa linda vila aqui.

Marsaxlokk

Depois de explorar Marsaxlokk, foi hora de passar o resto do dia relaxando em St. Peter’s Pool. Por ser um lugar muito popular entre os habitantes locais e turistas, dependendo do horário que você a visitar, poderá haver muitas pessoas no local, o que pode frustrar quem buscar por lugares “exclusivos” – no dia da minha visita haviam poucas pessoas no local justamente porque o tempo estava frio.

No entanto, a St. Peter’s Pool é uma forma divertida de curtir o dia e você tem a opção de passar o tempo correndo e pulando de penhascos ou simplesmente se deitar sobre as pedras e se bronzear. Não há muita sombra na área, por isso certifique-se de trazer roupas adequadas, bastante água e protetor solar!

É recomendado que você não entre na água a menos que seja um bom nadador por causa das ondas que batem contra as rochas, principalmente se a água estiver agitada, como estava no dia da minha visita. Naquele dia do início da primavera ventava muito e as ondas estavam extremamente fortes. Com isso, apenas os mais corajosos se arriscavam. Por isso, as melhores épocas para visitar a piscina são o final da primavera e o verão, caso você queira nadar com tranquilidade e curtir o sol. Dê também preferência a dias com pouco vento e maré baixa, quando as aguas calmas permitem você a ver os peixes, as pedras e águas-vivas do local.

As águas estavam super agitadas no dia de minha visita

Depois de passar mais ou menos uma hora no lado esquerdo, onde se localiza a piscina mais famosa, me aventurei até a direita das rochas, para ver o que mais a região tinha a oferecer. Este lado da St. Peter’s Pool era muito mais rústica e permite ter uma visão diferenciada do litoral sul de Malta.

Depois de passar pelas salinas e subir na borda de uma rocha, você encontrará um caminho trilhado que o levará até uma escadaria que dá acesso a parte superior dos rochedos. As rochas são bem lisas por causa da erosão, então tome cuidado. Já na parte de cima, é só seguir a trilha que você sairá no mesmo lugar em que você chegou para visitar a piscina.

Salinas

Farol localizado ao longo da trilha
  • Como chegar a Marsaxlokk e St. Peter’s Pool

De ônibus até Marsaxlokk

Depois de passar um ou dois dias em Malta, você certamente perceberá que os ônibus são a melhor e mais econômica maneira de se locomover em Malta. E para chegar a Marsaxlokk não é diferente. De Valletta, capital do país, os ônibus 81 e 85 partem ao longo do dia para Marsaxlokk com uma viagem de aproximadamente 30 minutos.

Como ir de Marsaxlokk para a piscina de São Pedro

Infelizmente, não há transporte público que vai até St. Peter’s Pool, então isso deixa você com três opções: caminhar, pagar um táxi ou pegar um barco de Marsaxlokk para a piscina.

A caminhada tem quase três quilômetros de extensão e levará cerca de 35 minutos sobre o sol, já que não há muita vegetação na região.

O custo de um táxi é de cerca de €10 só de ida, o que pode ser uma opção econômica se você estiver compartilhando a viagem com outras pessoas. Normalmente também há motoristas de táxi perto do caminho de terra para a piscina, para que você possa pegar uma carona de volta para Marsaxlokk se estiver cansado depois de uma tarde relaxando no local.

Por último, também existem alguns operadores turísticos que podem organizar passeios de barco de Marsaxlokk a St. Peter’s Pool e a outros locais de natação na região. Se for ao porto de Marsaxlokk, poderá encontrar diferentes opções, como o Charlie’s Boat Trips, que oferece uma viagem de 10€ para a piscina.

  • Se localize:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *