Turismo religioso e arquitetônico: as igrejas do Centro Histórico de Itu

Itu, no interior de São Paulo, é carinhosamente chamada de “Roma Brasileira” justamente por seu longo vinculo com a Igreja Católica.

São inúmeros conventos, escolas religiosas, irmandades e mais de 50 igrejas católicas espalhadas pelas áreas urbanas e rurais do município que evidenciam a rica herança histórica, artística, cultural e religiosa deixada pelo catolicismo.

Panorama do Centro Histórico de Itu

E seis das mais antigas e famosas igrejas estão localizadas próximas uma das outras no centro histórico, sendo facilmente acessadas a pé, no qual conto abaixo um pouquinho mais delas para vocês.


  • Igreja do Patrocínio

Para mim, a fachada dessa igreja é a mais bonita de Itu. Sua construção começou por volta de 1815 pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo, tendo sido oficialmente inaugurada em 13 de novembro de 1820.

Este quando veio a falecer em 1819, foi sepultado na Igreja do Carmo, mas seus restos mortais foram trazidos para a Igreja do Patrocínio, onde estão até hoje. Já seu altar-mor e púlpito, incluindo a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, foram esculpidos em madeira por Eliseu do Monte Carmelo.

Anexo a igreja está o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, a primeira instituição educacional católica voltada só para mulheres na então Província de São Paulo, inaugurada em 1859.

O colégio era mantido pelas irmãs de São José, que vieram direto da cidade de Chambery, na França, e cuja primeira superiora foi a Madre Maria Theodora Voiron, enterrada dentro da igreja do Patrocínio e cujo processo de canonização está em andamento. Hoje o colégio faz parte da CEUNSP, mais antigo centro universitário de Itu.

Não deixe de visitar a bela praça em frente a igreja, que tem um fotogênico corredor de palmeiras.

Endereço: Praça Regente Feijó, 172 – Centro.

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

Considerada a mais importante igreja barroca do estado de São Paulo, a Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi inaugurada em 1780 substituindo uma antiga capela erguida pelo Padre João Leite Ferraz.

Já sua fachada só foi finalizada em 1831 quando recebeu a torre central e os sinos. Anos depois a fachada passou por novas restruturações a partir de um projeto do famoso arquiteto Ramos de Azevedo.

Em seu rico interior é possível encontrar pinturas de José Patrício da Silva Manso, Frei Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior. É tombada como patrimônio cultural a nível municipal e a nível estadual, pelo CONDEPHAAT, desde 1987.

Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.
Visitação: Segunda a sexta, das 7h às 13h e das 14h às 18h. Sábados e domingos, das 7h às 12h e das 14h às 20h.

  • Igreja de Santa Rita

Erguida por volta de 1728, a pequena igrejinha de Santa Rita muitas vezes passa despercebida da maioria dos visitantes que circulam pelo centro de Itu. O que é uma pena, pois sua simplicidade e história são cativantes. Em maio é realizada a famosa procissão de Santa Rita de Cássia, que atrai milhares de fiéis para as ruas de Itu.

Endereço: Rua Santa Rita – Centro.
Visitação: de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Sábados das 8h às 12h.

  • Igreja e Convento do Carmo

Anexada ao Convento do Carmo, a Igreja de de Nossa Senhora do Carmo foi construída entre 1776 e 1782. Em 1839 ganhou uma capela para receber os jazigos da Ordem Terceira do Carmo.

O teto da capela-mor e o altar-mor foram pintado por Padre Jesuíno do Monte Carmelo e causou grande polêmica na época por representar um anjo de cor mulata.

É desde 1967 parte do Patrimônio Histórico Artístico Nacional e desde 1971 faz parte da lista de Patrimônios Estaduais.

Endereço: Praça da Independência, 185 – Centro.

  • Igreja do Bom Jesus

A Igreja do Senhor Bom Jesus é a mais bela de todas as igrejas de Itu, na minha opinião. Foi inaugurada em 1765 a partir de um projeto do Padre Manoel da Costa Aranha, substituindo uma antiga capela dedicada a Nossa Senhora Candelária construída em 1610 e que serviu por muitos anos como Matriz de Itu.

De arquitetura barroca, a igreja passou por uma grande reforma em 1896, a partir de um projeto do arquiteto Louis Marins Amirat, no qual a sua fachada ganhou características neoclássicas – no alto pode ler em latin: Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera. Inclusive, sua nova fachada foi inspirada na Basílica de São João de Latrão (San Giovanni in Laterano) em Roma.

Em 1904 a igreja ganhou uma riquíssima capela anexa (lado direito) para sediar um dos núcleos do movimento francês “Apostolado da Oração”. Essa capela é chamada de Santuário Nacional do Coração de Jesus.

Endereço: Praça Padre Anchieta – Centro.
Visitação: de terça a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Capela anexa
  • Igreja de São Benedito

A Irmandade de São Benedito em Itu foi fundada em 1693 em uma antiga igreja destruída por um incêncio em 1907. Porém, a atual igreja dedicada ao santo data de 1910, fazendo dela a mais nova igreja do centro histórico.

Seu interior é bem simples, mas chama a atenção pela beleza e também pela bela capela em anexo. Em 1973 a igreja recebeu um relicário com um fragmento do osso de São Benedito.

Endereço: Rua: Santa Cruz, 600 – Centro.
Visitação: De terça a sexta das 13h às 17h, sábados das 8h às 12h e domingos das 9h30 as 10h30.

Capela anexa

  • Se localize


  • Melhor época para visitar Itu

Itu pode ser visitada em qual período do ano, mas deixo abaixo algumas considerações sobre diferentes épocas do ano:

Época de seca (Maio a Setembro): Durante os meses de inverno e início da primavera, você pode encontrar temperaturas mais amenas e menos chuvas. Isso pode ser ideal para atividades ao ar livre.

Eventos locais: Se você estiver interessado em participar de algum dos eventos culturais que a cidade oferece, verifique o calendário local para ver quando eles estão ocorrendo e planeje sua visita.

Feriados e alta temporada: Como em qualquer destino turístico, os períodos de alta temporada e feriados podem ser mais movimentados e caros, por isso fique atento.


  • Onde se hospedar

Itu oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender a diferentes gostos e orçamentos. Por isso, deixo abaixo algumas sugestões de lugares para se hospedar na cidade:

Hotel Fazenda Brisa Itu, hotel de luxo às margens da Rodovia Castelo Branco
Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort, resort de luxo com grande estrutura
Pousada Chalés da Felicidade, localizado próximo à Rodovia Castello Branco
ibis Itu, localizado em frente ao Plaza Shopping
Hotel Vila do Conde, localizado no Centro da cidade
Hotel Itu Shopping, localizado no Centro da cidade
Hotel Colonial Plaza, localizado no Centro da cidade
Gandini Hotel, localizado próximo ao Parque Ecológico Taboão
Hotel e Pousada Bem Bom, localizado próximo a Praça dos Exageros

Antes de fazer sua reserva, é sempre recomendável verificar as avaliações dos estabelecimentos online e comparar preços para garantir a melhor experiência possível durante sua estadia em Itu.


  • Você também irá gostar

Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

Rua do Porto: natureza, cultura e gastronomia em Piracicaba

Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações

Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas

O que ver e fazer em Itatiba-SP

Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP

Day use e almoço na Fazenda Montanhas do Japi em Jundiaí

O que ver e fazer em Caconde: roteiro de atrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *