Trilhas São Vicente e do Bar da Cachoeira no distrito de Joaquim Egídio em Campinas

O distrito de Joaquim Egídio, zona rural de Campinas, é conhecido principalmente por sua exuberante natureza e clima de cidade pequena, com trilhas, cachoeiras e muito verde. Duas interessantes trilhas de fácil acesso são as do Bar da Cachoeira e do São Vicente, que juntas somam quase 9 km.

Vamos conhecê-las?!

  • Trilha Bar da Cachoeira

A Trilha do Bar da Cachoeira é oficialmente chamada de Rua Profa. Lydia Abdalla, mas seu popular nome é uma referência ao Bar da Cachoeira,  localizado um pouco depois do início do trajeto. De decoração rústica, o bar é um dos mais famosos do distrito, sendo ponto de encontro para trilheiros e praticantes de motocross e ciclismo.

Entrada do Bar da Cachoeira

A trilha tem início na Praça Arthur Geraldo Vicentini, a famosa pracinha da Estação Ferroviária de Joaquim Egídio, onde há placas indicando seu início.

Trecho inicial da trilha

Todo o trajeto de 7 km é feito em chão de terra batida, em uma via única bem delimitada e sinalizada. Cercada por fazendas, pastos e áreas verdes que proporcionam contato constante com a natureza, a trilha é de nível fácil, mas tem várias subidas e descidas, o que pode cansar facilmente os mais despreparados.

Ao longo da trilha
Paisagem ao longo da trilha
Paisagem ao longo da trilha
Paisagem ao longo da trilha
  • Trilha São Vicente

A Trilha do Bar da Cachoeira tem final em uma bifurcação: do lado esquerda tem início a Trilha do Floresta Park; do lado direito, a Trilha São Vicente.

Eu segui pela direita, na Trilha São Vicente, que tem 1,9 km e separa as fazendas São Vicente e Santa Maria.

Bifurcação que indica o final da Trilha do Bar da Cachoeira
Entrada da Fazenda São Vicente
Entrada da Fazenda Santa Maria

A Trilha São Vicente também é feita em chão de terra batida e seu ponto final é na bela Capela São Francisco de Borja. Construída originalmente na casa sede da Fazenda Santa Maria, a capela foi reconstruída em 1940 e nos anos 2000 ganhou novos proprietários.

Trecho final da trilha

Depois da capela, há a opção de seguir por outras trilhas, como a que leva ao Bar do Vicentão. Como minha meta do dia havia sido alcançada, fiz o caminho inverso a partir da capela, andando novamente por quase 9 km até o ponto inicial, na praça da estação.

Trecho da trilha São Vicente
Acho que suei um pouco nessa trilha haha

  • Se localize:


  • Onde se hospedar em Campinas

Não há muitas opções de hospedagem no distrito de Joaquim Egídio, mas as existentes prezam por manter o clima rural e tranquilo da região. Porém, se você preferir um cenário mais urbano para se hospedar, abaixo estão algumas opções bacanas de Campinas para vocês:

I am design hotel by Hotelaria Brasil: hotel 4 estrelas com restaurante, área para convenções, sauna, academia, bar e uma piscina com borda infinita com vista panorâmica no último andar. Tem avaliação 9.1 no Booking.

Radisson Red Campinas: localizado no bairro Cambuí, este hotel 4 estrelas da famosa rede Radisson Red oferece quartos modernos e elegantes, além de uma piscina ao ar livre e um centro de fitness. Tem avaliação 9.0 no Booking.

Royal Palm Plaza Resort: este resort 5 estrelas oferece uma ampla variedade de atividades para toda a família, incluindo piscinas, quadras de tênis, um campo de golfe, um parque aquático, bar e restaurantes estrelados. Tem avaliação 8.3 no Booking.

Vitória Hotel Concept Campinas: localizada na principal avenida empresarial da cidade, este hotel 4 estrelas oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de um centro de convenções e dois restaurantes internacionais. Tem avaliação 8.5 no Booking.

Meliá Campinas: situado no bairro Cambuí, este hotel 4 estrelas oferece quartos espaçosos e bem decorados, além de uma piscina ao ar livre, um centro de fitness e um restaurante de alta qualidade. Tem avaliação 8.6 no Booking.

Ibis Styles Campinas: situado no centro da cidade, este hotel 3 estrelas possui quartos coloridos e bem equipados, além de um bar e um restaurante no local. Tem avaliação 7.5 no Booking.

Mr. Hostel Business Lodge: com uma excelente localização entre o Centro e o Cambuí, o hostel oferece café da manhã, ounge compartilhado, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Tem avaliação 8.4 no Booking.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Melhor época para visitar Campinas

Campinas tem um clima subtropical úmido, com temperaturas médias anuais de cerca de 22°C, mas que variam de acordo com a estação:

  • Verão (Dezembro a Fevereiro): O verão é a estação mais quente e úmida em Campinas, com temperaturas que podem chegar a 30°C ou mais. É também a época mais chuvosa do ano. Se você gosta de atividades ao ar livre, esta pode ser uma boa época para visitar, mas esteja preparado para o calor e a chuva.
  • Outono (Março a Maio): O outono é uma das melhores épocas para visitar Campinas, com temperaturas mais amenas e menos chuva do que no verão. É uma boa época para fazer caminhadas, passeios ao ar livre e explorar a cidade.
  • Inverno (Junho a Agosto): O inverno em Campinas é relativamente suave, com temperaturas médias de cerca de 16°C. É uma boa época para visitar se você gosta de clima mais frio e quer evitar as multidões de turistas. Algumas atrações podem estar fechadas ou com horários reduzidos durante esta época do ano.
  • Primavera (Setembro a Novembro): A primavera é outra ótima época para visitar Campinas, com temperaturas agradáveis e florescimento das plantas. É uma boa época para explorar os parques e jardins da cidade e participar de eventos ao ar livre.

Em geral, a melhor época para visitar Campinas é durante o outono e a primavera, quando o clima é mais agradável e há menos chuva.

Paisagem ao longo da trilha

  • Você também irá gostar:

Torre do Castelo: museu e mirante 360° em Campinas

Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas

Rua Camargo Paes, um pedacinho do Japão em Campinas

Bosque dos Jequitibás: o mais antigo parque de Campinas

Conheça o Lago do Café: parque e museu em Campinas

O que ver e fazer em Morungaba/SP

Conheça o Motor Park Haras Tuiuti, o primeiro parque temático de mobilidade do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *