Conhecendo o Bairro Helvétia, tradicional colônia suíça em Indaiatuba

O Bairro Helvétia em Indaiatuba é um pedacinho da Suíça no interior paulista, já que muitos imigrantes suíços se estabeleceram na região ao longo do século XIX. E muitas das tradições desses colonos se mantém preservadas no bairro, seja através de festas típicas ou do seu charmoso conjunto arquitetônico.

Além disso, o Helvétia oferece um ambiente tranquilo e rural, com amplas áreas verdes e uma atmosfera bucólica, sendo um ótimo passeio para aqueles que buscam um estilo de vida mais próximo da natureza, longe do agito das áreas urbanas e regado de muita cultura.

Visão geral da Colônia Helvétia
Visão geral da Colônia Helvétia

  • História

Tudo começou em 1854, quando cerca de 500 imigrantes vindos da Suíça chegaram ao Brasil para trabalhar em fazendas de café da região de Campinas e Jundiaí, com o intuito de buscar melhores condições de vida.

Anos depois, membros das famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf compraram as terras do antigo Sítio Capivari Mirim, localizado as margens do ribeirão de mesmo nome, na área rural de Indaiatuba. Surgia assim a Colônia Helvétia, fundada oficialmente em 14 de Abril de 1888 e com apenas 34 moradores.

Com o passar do tempo, a colônia foi crescendo e ganhando estrutura, com a construção de escola, casas de alvenaria, clube e uma paróquia, que até hoje é o grande marco arquitetônico do bairro. Aliás, a padroeira do Bairro Helvétia é Nossa Senhora de Lourdes e seu patrono é São Nicolau de Flüe, que por sua vez é o padroeiro da Suíça.

Fonte: Site oficial.

Construção histórica do bairro

  • Helvétia hoje

Atualmente, o Helvétia é um bairro grande, cercado de muito verde e muitos condomínios de luxo. Porém, a parte mais atrativa do bairro é o seu antigo centro histórico, que ainda preserva as construções remanescentes da colônia, todos bem preservados. Esse espaço é conhecido como Colônia Helvátia e entre os pontos para visitação, destaco:

  • Sociedade do Tiro ao Alvo

Fundada em 1885, essa sociedade preserva a tradição do tiro esportivo, que surgiu como uma atividade dominical para os imigrantes. A sociedade aceita apenas 150 membros, sendo necessário demonstrar o interesse em ingressar com bastante antecedência, pois apenas com a saída de membros antigos é que um novo pode ser admitido, já que todas as cadeiras estão preenchidas.

  • Escola São Nicolau de Flüe

Fundada em 1893, a primeira escola do bairro foi mantida pela colônia até 1980, quando passou a ser administrada pelo Estado.

  • Casas dos colonos

Algumas das antigas casas dos colonos ainda estão preservadas e nos ajudam a entender melhor como era a rotina dos imigrantes no final do século XIX.

  • Buffet Helvétia

E além das casas dos colonos que ainda abrigam moradores, outros antigos casarões da colônia se transformaram em espaços para eventos e cerimônias, o popular Buffet Helvétia, atividade que começou como algo pontual e focado em festividades locais, mas que agora é aberto para os mais diversos eventos – saiba mais aqui.

Casa que abriga eventos
Casa que abriga eventos
  • Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Localizada no centro do bairro, a linda Igreja Nossa Senhora de Lourdes foi consagrada em 1899 e sempre foi o ponto de encontro dos imigrantes para as mais diversas celebrações. Seu interior é bem decorado e tem várias obras sacras e um órgão de tubos fabricado na Alemanha e que está em funcionamento desde 1925.

  • Monumento a Fundação da Colônia

Inaugurado em 1988, esse simbólico monumento celebra os 100 anos da fundação da Colônia Helvétia e da imigração suíça no Brasil – fica localizado na estrada que dá acesso ao bairro, em frente ao conjunto histórico.


  • Festas

Os helvetianos utilizam as festividades anuais do bairro como uma forma de preservar as tradições do país de origem, seja com a música, a dança, a religiosidade e a gastronomia. Entre as principais festas do bairro, destaco:

– Festa da Tradição, que ocorre entre julho e agosto e é focada na cultura suíça;

– Festa São Nicolau de Flüe, que ocorre em setembro em homenagem ao padroeiro da Suíça;

– Concerto Helvétia, que ocorre em outubro e preserva a tradição do canto e da música;

– Festa da Paróquia de Lourdes, que ocorre em dezembro em homenagem a padroeira do bairro.

Um dos espaços onde são realizadas as festividades
  • Os clubes de polo

O Helvétia é conhecido também por abrigar o Helvetia Polo Club, um tradicional clube de polo que realiza diversos eventos e torneios (inclusive, foi eleito várias vezes como o melhor do Brasil), assim como o seu vizinho Itanhangá Golf Club.

Apesar de não estarem ligados a tradicional colônia, os clubes de polo se tornaram uma marca do Helvétia contemporâneo.

Helvetia Polo Club
Itanhangá Golf Club

  • Informações importantes

Endereço: Alameda Antônio Ambiel, 895, Bairro Helvetia – Indaiatuba/SP. CEP 13337-315.

  • Atendimento sobre eventos e informações turísticas:

Horário:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefones:
(19) 99332-5290
(19) 3885-0219
Contato:
info@helvetia.org.br

  • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Horário:
Terça a sábado, das 9h às 17h
Telefones:
(19) 99789-6916
(19) 3875-1633
Contato:
nslourdes.helvetia@hotmail.com

Alameda Antônio Ambiel, que dá acesso ao bairro
Logo no início da estrada vemos referências a colônia

  • Se localize


  • Melhor época para visitar Indaiatuba

Indaiatuba tem um clima subtropical úmido, com temperaturas médias anuais de cerca de 20.9°C, mas que variam de acordo com a estação:

Verão (Dezembro a Fevereiro): O verão é a estação mais quente e úmida em Indaiá, com temperaturas que podem chegar a 30°C ou mais. É também a época mais chuvosa do ano. Se você gosta de atividades ao ar livre, esta pode ser uma boa época para visitar, mas esteja preparado para o calor e a chuva.

– Outono (Março a Maio): O outono é uma das melhores épocas para visitar a cidade, com temperaturas mais amenas e menos chuva do que no verão. É uma boa época para fazer caminhadas, passeios ao ar livre e explorar parques.

– Inverno (Junho a Agosto): O inverno em Indaiá é relativamente suave, com temperaturas médias de cerca de 16°C. É uma boa época para visitar se você gosta de clima mais frio e quer evitar as multidões de turistas.

Primavera (Setembro a Novembro): A primavera é outra ótima época para visitar a cidade, com temperaturas agradáveis, sendo uma boa época para explorar os parques e jardins da cidade e participar de eventos ao ar livre.


  • Onde se hospedar

Devido a sua proximidade com Campinas, muitos turistas optam em ficar hospedados na cidade vizinha, que tem grande oferta de quartos. Apesar disso, a cidade oferece algumas opções interessantes:

Vitória Hotel Convention Indaiatuba: localizado a 10 km do Aeroporto de Viracopos, o hotel oferece piscina com bar, academia e quartos com TV, frigobar e banheiro privativo. Oferece café da manhã.

Golden Park Viracopos: este 4 estrelas fica na área industrial de Campinas, a 10 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Viracopos. Conta com piscina ao ar livre.

Vitória Hotel Concept Campinas: localizada na principal avenida empresarial de Campinas, este hotel 4 estrelas oferece quartos confortáveis e bem equipados, além de um centro de convenções e dois restaurantes internacionais.

Meliá Campinas: situado no bairro Cambuí, em Campinas, este hotel 4 estrelas oferece quartos espaçosos e bem decorados, além de uma piscina ao ar livre, um centro de fitness e um restaurante de alta qualidade.

Ibis Styles Campinas: situado no centro de Campinas, este hotel 3 estrelas possui quartos coloridos e bem equipados, além de um bar e um restaurante no local.

Mr. Hostel Business Lodge: com uma excelente localização entre o Centro e o Cambuí, em Campinas, o hostel oferece café da manhã, ounge compartilhado, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

O que ver e fazer em Morungaba

Restaurante Riacho Doce em Itupeva-SP

Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

O que ver e fazer em Itatiba-SP

Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações

Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas

Sabores de Jundiaí: Adega e Cervejaria Galvão

Trilhas São Vicente e do Bar da Cachoeira no distrito de Joaquim Egídio

Pedreira-SP: 10 atrações além da porcelana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *