Conhecendo a Rua Portugal, a mais charmosa de São Luís-MA

No Brasil, rua mais portuguesa do que essa não há. E isso não é apenas pelo seu nome, mas também porque a Rua Portugal, localizada no Centro Histórico de São Luís do Maranhão, abriga um dos maiores (e mais bonitos) conjuntos de casas revestidas de azulejos portugueses fora de Portugal.

E esses azulejos não foram colocados ali apenas para embelezar o lugar, já que devido ao clima quente e úmido da região, as construções de taipa, típicas da época, se tornavam pouco resistentes. A solução encontrada foi o uso de azulejos na impermeabilização dessas fachadas.

No passado, essa via era conhecida como Rua do Trapiche, pois ali se localizava o armazém do cais da Praia Grande, onde eram estocadas as mercadorias importadas e exportadas. Isso fazia a Rua do Trapiche ser a principal rua de São Luís e porta de entrada de boa parte do comércio do Maranhão – o nome Rua Portugal só veio em 1906, em homenagem a visita do navio de guerra À Pátria, da Real Marinha Portuguesa.

Além disso, as pedras que formam o calçamento atual também foram trazidas diretamente de Portugal.

  • Atrações na Rua Portugal

Sem dúvidas, a maior atração da rua são os casarões e seus azulejos, mas há alguns pontos que você deve destacar em seu roteiro:

  • Casa do Nhozinho

Esse interessante museu de arte regional reúne em seu acervo carros de boi, objetos de caça e pesca e peças indígenas. Há também um espaço dedicado a vida e a obra de Mestre Nhozinho, importante artesão maranhense

Rua Portugal, 185.

  • Casa das Tulhas

Na esquina com a Rua da Estrela está a Casa das Tulhas, um dos melhores lugares de São Luís para se comprar produtos tipicamente maranhenses, como a cachaça, o famoso guaraná Jesus e a tiquira, bebida destilada de mandioca e que dizem ser afrodisíaco =)

São duas áreas: a parte externa vende artesanatos, roupas, calçados e lembrancinhas no geral. Já a parte interna comercializada as comidas e bebidas típicas.

O imóvel onde está instalado foi construído no século XIX e era utilizado para a comercialização de grãos.

Rua da Estrela, 171, esquina com a Rua Portugal.

  • Sobrado Martins Irmãos & Co

A importância da Rua Portugal era tanta que um de seus sobrados recebeu também o primeiro elevador de São Luís, ainda no início do século XX. Trata-se do imóvel que abrigava alguns dos escritórios da fábrica Martins Irmãos & Co. – um dos maiores da rua, com de 4 andares.

Rua Portugal, 199.

  • Secretaria de Estado da Cultura e Turismo

O belíssimo prédio onde funciona esse departamento estadual já foi considerada a 2° maior fachada de azulejos portugueses da América Latina

Rua Portugal, 303.

  • Museu de Artes Visuais

Fundado em 20 de dezembro de 1989 como parte do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu de Artes Visuais abriga pinturas, esculturas, gravuras e desenhos de grandes artistas brasileiros como Miguel Veiga, Dila, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi.

Há também uma biblioteca especializada em arte e literatura maranhense, a Biblioteca Assis Chateaubriand, um jardim, amplos espaços para exposições temporárias e uma ampla coleção de azulejos e louças. Destaque também para o mirante localizado no terraço, onde é possível avistar o bairro de Praia Grande.

Já o casarão onde está instalado foi construído XIX e servia como ponto comercial (térreo), residência (primeiro piso) e hospedaria (segundo piso).

Rua Portugal, 273.

O museu fechado para obras em 2018
  • O que eu achei da visita?

A Rua Portugal é realmente muito charmosa, porém, no dia minha visita, em fevereiro de 2018, a maioria dos sobrados estavam com aspecto de abandono, com fachadas descascadas, azulejos soltos e muitas portas e janelas quebradas. Além disso, apesar de haver algumas opções interessantes de lojas e cafés ao longo da sua extensão, a maioria delas estavam fechadas (era feriado). Com isso, o movimento estava bem tranquilo.

  • Se localize:

 

Fontes:

  • http://turismosaoluis.com.br/pages/detalhes.php?cod=290
  • https://www.youtube.com/watch?v=APxh6l2Yyew

 

Todos os posts sobre o Maranhão:

Um dia em São Luís do Maranhão: Centro Histórico, Ponta d’Areia e Espigão Costeiro

Lençóis Maranhenses: passeio pelo rio Preguiças – Vassouras, Mandacaru e Caburé

Lençóis Maranhenses: lagoas, dunas e paisagens surreais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *