Passeio de lancha da Praia dos Carneiros até Guadalupe

A Praia dos Carneiros, no município pernambucano de Tamandaré, é uma das praias mais bonitas e populares do Brasil. Com uma extensão de aproximadamente 5 km de areia branca e fina e cercada por muitos coqueiros, a praia é considerada um verdadeiro paraíso tropical.

Entre as atrações da Praia dos Carneiros, destaca-se a Igrejinha de São Benedito, construída no século XVIII, um banco de areia em meio ao mar e um popular banho de argila com propriedades medicinais. E esses e outros atrativos podem ser conferidos através de um passeio de lancha que permitem aos visitantes conhecer as belezas naturais da região a partir de outra perspectiva.

• Quando ir

A melhor época para visitar a Praia dos Carneiros é durante a estação seca, que vai de setembro a março. Nesse período, as chances de chuvas são menores, o mar fica mais calmo e a temperatura é mais agradável.

Já durante a estação chuvosa, que vai de abril a agosto, é comum haver mais chuvas, ventos fortes e mar agitado. Além disso, os preços das hospedagens podem ser mais atrativos durante a baixa temporada.

Porém, é importante verificar a previsão do tempo antes de planejar a viagem e estar preparado para possíveis mudanças climáticas.

Pôr do sol em Carneiros durante o verão

• Onde se hospedar em Carneiros

Existem diversas opções de hospedagem na Praia dos Carneiros e arredores para todos os gostos e orçamentos. Por isso, indico para vocês algumas das opções mais bacanas da região:

Bangalôs do Gameleiro: situado na beira da praia, este hotel dispõe de bangalôs com ar-condicionado, varanda com rede, cozinha equipada e vista para o mar. A propriedade possui ainda piscina ao ar livre, jardim e restaurante.

Pousada Praia dos Carneiros: localizada a apenas 200 metros da praia, esta pousada oferece quartos com ar-condicionado, varanda com rede e vista para o jardim. A propriedade conta com piscina ao ar livre, jardim e restaurante.

Pousada Xalés de Maracaípe: esta pousada fica a cerca de 7 km da Praia dos Carneiros, mas é uma boa opção para quem quer ficar mais próximo de outras praias da região. A propriedade dispõe de chalés com ar-condicionado, varanda com rede e vista para o jardim, além de piscina ao ar livre e restaurante.

Solar da Praia Pousada: localizada a 100 metros da praia, esta pousada oferece quartos com ar-condicionado, varanda com rede e vista para o jardim. A propriedade conta com piscina ao ar livre, jardim e bar.

Pontal dos Carneiros Beach Bungalows: situado na beira da praia, este hotel dispõe de bangalôs com ar-condicionado, cozinha equipada, varanda com rede e vista para o mar. A propriedade possui ainda piscina ao ar livre, jardim e restaurante.

Lembrando que estas são apenas algumas sugestões de hospedagem na Praia dos Carneiros, e que é sempre importante verificar a disponibilidade, preços e avaliações dos hóspedes antes de fazer a reserva.

• Como é o passeio

O passeio de lancha na Praia dos Carneiros é uma atividade muito popular entre turistas que visitam a região e muitas empresas e guias credenciados oferecem o tour em alto mar para os principais pontos turísticos.

Em geral, os passeios incluem paradas no banco de areia de Carneiros, Praia de Guadalupe com banho de argila e a Igrejinha de São Benedito. Dependendo do horário e da maré, alguns incluem também paradas para mergulho em piscinas naturais, onde é possível observar a vida marinha local.

E o nosso passeio de lancha aconteceu por acaso hehe.

Eu, o Dani e o Lucas, meus companheiros de viagem, estávamos com um carro alugado e partimos do bairro de Boa Viagem, no Recife, em direção à Carneiros e a viagem foi bem tranquila – durou cerca de 2h, devido ao trânsito que pegamos em Jaboatão, mas os 90km entre as duas cidades podem ser feitas em até 1h30.

Chegando em Carneiros, optamos por ficar no Bora Bora, o mais popular dos restaurantes de apoio à beira mar – saiba tudo sobre o Bora Bora Beach Club aqui.

Bora Bora Beach Club

Ali, deixamos os nossos pertences e como não tínhamos um roteiro definido ali, fomos aproveitar a praia. Por volta das 15h, depois de vermos várias lanchas atracadas bem em frente ao Bora Bora, perguntamos a um dos guias que estavam ali como que funciona o passeio pela região. Fomos atendidos pelo atencioso Alef, que nos ofereceu um passeio de 3 horas por R$250 para nós 3. Esse tour geralmente dura de 4 a 5 horas, mas devido ao horário, foi encurtado.

Acabamos aceitando o valor oferecido e fomos fazer o passeio de lancha. Demos muita sorte pois não tivemos problemas e adoramos a experiência, como conto mais a frente, mas foi um risco. Por isso, sempre indico a fecharem com profissionais credenciados e que lhe passem todas as informações com antecedência.

Nossa lancha

O tamanho das lanchas em Carneiros pode variar, mas no geral levam até 8 pessoas. Mas claro, você também pode fechar um passeio privativo ou até mesmo encontrar uma lancha para grupos maiores. Nesse caso, fomos só nós mesmo, uma espécie de passeio VIP haha. 😎

Depois de embarcarmos e recebermos algumas instruções de segurança, iniciamos o nosso tour. Os lugares visitados foram:

• Banco de areia

A primeira parada do passeio de lancha é em uma famosa uma faixa de areia branca que se forma no meio do mar, cerca de 1 km da costa, e que só pode ser acessada de barco.

Esse fenômeno natural é formado pela ação da maré e dos ventos, que movimentam a areia do fundo do mar e a depositam na superfície, criando uma extensão de areia branca em meio às águas cristalinas do mar. A faixa de areia tem cerca de 2 km de comprimento e varia de largura, dependendo das condições climáticas e da maré.

Devido ao horário que fizemos o passeio, a maré já estava alta e não conseguimos aproveitar tanto assim a faixa de areia. Mesmo assim, foi uma experiência única de estar em meio ao mar hehe (ainda mais pra quem não sabe nadar como eu kkk 🫣).

• Praia de Guadalupe

Depois partimos até a Praia de Guadalupe, localizada do outro lado da foz do Rio Formoso, já na cidade vizinha de Sirinhaém.

Considerada uma das mais belas e preservadas praias da região, Guadalupe é praticamente deserta, com águas cristalinas e calmas, rodeada por uma extensa faixa de areia branca e fina. A vegetação nativa e os coqueiros completam o visual paradisíaco da praia, oferecendo uma sensação de paz e tranquilidade sem igual.

Guadalupe

A lancha nos deixa em uma das extremidades da praia, ainda na foz do rio. Esse trecho, porém, é bem mais movimentado, já que inúmeras lanchas e barcos de turismo atracam aqui para deixar os turistas. No dia de nossa visita, por exemplo, haviam muitas lanchas com festas privativas dentro.

Aqui, temos um tempo livre para caminhar pela praia, nadar nas águas cristalinas ou simplesmente relaxar em uma das barracas de praia, que oferecem bebidas e petiscos típicos da região. Guadalupe também é um excelente ponto para a prática de atividades como mergulho e snorkeling, devido à sua água cristalina e à presença de recifes de corais.

• Banho de argila

Ainda em Guadalupe, depois desse tempo livre, o nosso guia nos levou pela faixa de areia até o ponto onde são realizados os banhos de argila de Guadalupe, uma prática muito comum entre os visitantes que frequentam a praia. A argila é encontrada nas margens da praia e é conhecida por seus benefícios terapêuticos para a pele.

Trecho onde fazemos o banho de argila

O banho de argila consiste em espalhar a argila pelo corpo, deixando-a secar ao sol por alguns minutos, e depois retirá-la com água do mar. Acredita-se que essa prática ajuda a revitalizar a pele, além de deixá-la mais suave e com aspecto saudável – alguns dizem que rejuvenescemos até 10 anos depois desse banho haha.

Alguns estudos também indicam que a argila possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e adstringentes, o que pode ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele, a reduzir manchas e até mesmo a tratar algumas condições de pele, como a acne.

No entanto, é importante ressaltar que o banho de argila pode não ser indicado para todos os tipos de pele, e é necessário ter cuidado com a exposição ao sol após a aplicação da argila, que pode deixar a pele mais sensível.

Depois de nos enchermos de argila, nos banhamos nas águas quentinhas e tranquilas da região.

• Igrejinha de São Benedito

Partindo de Guadalupe, seguimos até o último destino de nosso passeio, a Igrejinha de São Benedito, também conhecida como Igrejinha de Carneiros, o grande ícone da Praia de Carneiros e uma das construções mais famosas do Nordeste.

Mas antes, fizemos uma pausa para admirar um pouco do lindo do pôr do sol em Carneiros. ❤

Ainda em alto mar, o guia nos explicou que a capela foi construída no século XVIII e que tem uma importância histórica e cultural significativa para a região, uma vez que foi construída pelos escravos que trabalhavam nas fazendas de cana-de-açúcar da região, e era um local de culto para a comunidade negra na época da escravidão.

Nós ficamos um tempo na lancha até descermos na areia e ali, decidimos encerrar o nosso tour – ao invés de voltarmos até o Bora Bora de lancha, iríamos caminhando pela areia. Mas antes, fomos admirar de perto a igrejinha.

A construção é simples e rústica, feita de pedras e argamassa, com telhado de telhas coloniais e uma pequena torre com um sino. Infelizmente, por pertencer a uma propriedade privada, a igreja permanece fechada durante todo o ano, sendo aberta apenas em ocasiões especiais.

A igrejinha é cercada por coqueiros e fica em uma área de praia bastante movimentada, onde há bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária local, além de opções de lazer, como passeios de catamarã e banana boat.

Inclusive, é muito comum haver casamentos nessa área ao redor da igrejinha, devido a beleza e fama do local – justamente por isso, é difícil você tirar uma foto sem ninguém ao seu redor haha.

Foto clássica haha

• E no final, valeu a pena?

Sim, fazer um passeio de lancha pela Praia dos Carneiros vale muito a pena, já que é possível apreciar a beleza da região a partir de uma perspectiva diferente, além de visitar locais como o banco de areia de Guadalupe, que só seria possível através de um meio de transporte náutico.

No entanto, é importante escolher uma empresa de passeios confiável, que tenha um roteiro interessante e que respeite as normas de segurança, a fim de garantir uma experiência agradável e segura. Assim, a sua experiência na Praia dos Carneiros será mágica, assim como a nossa foi. 😍