Praia de Peroba: um paraíso pouco conhecido em Maragogi

As praias de areias claras emolduradas por águas azuis turquesa fazem Maragogi, pequena cidade do norte de Alagoas, ser chamada de Caribe Brasileiro. São 22 km de litoral com mais de 7 praias, sendo que a mais bonita delas, na minha humilde opinião, é a de Peroba.

Essa praia é cercada de coqueiros, águas mornas e claras com tonalidades azuis turquesa. Além disso, durante a maré baixa, é possível curtir as piscinas naturais que se formam ao redor da grande concentração de corais da praia (com isso, é importante tomar cuidado para não pisar em cima dos corais e danificá-los).

  • Onde fica?

Localizada um pouco afastada do centro, bem próxima da divisa de Alagoas com Pernambuco, esta é a última praia de Maragogi para quem segue para o estado vizinho, fazendo com que ela ainda seja pouco conhecida pelos turistas. O lugar também não tem comércio ao seu redor, apenas algumas pousadas e condomínios de férias, tornando-a ideal para quem procura tranquilidade e menos movimento, mesmo durante o verão.

Região em torno da praia

Para chegar lá, do centro de Maragogi, siga pela Avenida Gen. Luiz de França Albuquerque (Rodovia AL 101) sentido norte e na altura da Pousada Ponta de Mangue, vire à esquerda em uma das ruas internas sentido litoral. Dessas ruas, o acesso a praia geralmente se dá por meio de propriedades privadas ou hotéis, que geralmente tem circulação livre entre a rua e o mar.

  • A minha visita

Visitei a Praia de Peroba na tarde de uma segunda-feira, 28 de dezembro de 2020, junto com meus companheiros de viagem Dani e Lucas, e não havia ninguém na praia além de nós quando chegamos. Nossa ida até lá foi feita por intermédio da Lucas Turismo (@lucasturismopasseiosetransfer no Instagram), agência localizada em Porto de Galinhas e que nos deu todo o suporte necessário em nosso tour por Maragogi.

O acesso até a praia se deu pela Pousada Chalés Dourado, um charmoso empreendimento formado por chalés coloridos e uma grande área de lazer com piscina, bar e restaurante. Além, claro, de acesso exclusivo ao mar. Chegando em frente da pousada, é só demonstrar seu interesse em acessar a praia e pronto: acesso liberado. De lá, é só seguir pelos jardins da pousada até o litoral.

Apesar das dependências da pousada serem exclusivas para hóspedes, o restaurante é aberto ao público em geral, sendo possível almoçar em plena areia, em uma tenda montada em frente ao mar e que deu a sensação de literalmente estarmos no Caribe haha (exclusividade total!!!). Também há mesas no jardim ao lado da piscina e no espaço coberto ao lado da cozinha.

O restaurante tinha um cardápio bem variado, com destaque para pratos feitos a base de frutos do mar. Por sugestão dos donos da casa, optamos por uma peixada que servia até 3 pessoas (R$120,00) e que estava bem saborosa. O prato, porém, demorou 1h15 para ficar pronto, o que nos desanimou um pouco.

Ficamos mais de 3 horas na Praia de Peroba, entre nosso almoço, alguns mergulhos e um banho de sol merecido na areia. Foi o momento mais relaxante e good vibes da minha viagem pela região 😍.

Quer conhecer Maragogi do alto? Conheça o Mirante do Alto do Cruzeiro aqui.

Uma resposta a “Praia de Peroba: um paraíso pouco conhecido em Maragogi”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *