A bela cidade amuralhada de Český Krumlov é o segundo destino turístico mais popular na República Tcheca, depois de Praga, mas por incrível que pareça consegue ser ainda mais bonita que a capital tcheca.
O centro da cidade foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO e merece bem a designação; uma visita aqui é como voltar no tempo para o século XIV, enquanto você passeia pelas ruas perfeitamente preservadas, com inúmeras casas e edifícios renascentistas. É como se uma cidade de conto de fadas pulasse das ilustrações de um livro e se tornasse realidade.
-
História
Ao longo dos séculos, a cidade foi propriedade inúmeras famílias nobres, incluindo a dinastia Přemyslid, que reinou por muitos anos. O maior impacto, porém, foi causado pela família Rosenberg (em checo, Rožmberk), que governou a cidade do século XIV até o século XVII, expandindo seu território e construindo muitas estruturas renascentistas, incluindo o grandioso castelo.
A série de famílias que assumiram o comando após a partida do último Rosenberg manteve o caráter único de Český Krumlov, felizmente para os habitantes da cidade e visitantes.
-
O que ver e fazer:
Certamente não faltam coisas para fazer em Český Krumlov. A cidade faz o melhor e mais completo uso de seus encantos que atraem uma grande variedade de turistas:
-
Os portais
Assim como a maioria das cidades amuralhadas, Český Krumlov tem belos portais que serviam para controlar quem entrava e saía da cidade velha.
-
Castelo de Ceský Krumlov
O enorme complexo do Castelo de Český Krumlov – o maior da Europa Oriental – domina a cidade velha e oferece uma visão fascinante de como era a vida dos governantes aristocráticos da Boêmia ao longo dos séculos. No total, o local é composto por 40 prédios e palácios e cinco quadras de castelos.
Embora suas raízes remontam ao ano de 1240, grande parte do que é visto hoje em dia foi construído no século XVII, incluindo o belo Rosenberg Ballroom, a esplêndida Capela de São Jorge, o Renaissance Hall e os Apartamentos Reais.
Outra característica digna de nota é o maravilhoso teatro barroco do castelo, construído em 1682 e com equipamentos de palco ainda em operação e adereços que datam do século XVIII. Uma das principais coisas a fazer enquanto explora o castelo é subir até a torre sineira do teatro para obter vistas soberbas da cidade. Além disso, há uma variedade de coleções importantes de pinturas, tapeçarias e móveis de época.
Uma das curiosidades é a ligação que a família Rosenberg tinha com os ursos. Diz a lenda que os Rosenberg eram parentes da nobre família italiana de Orsini, cujo nome vem da palavra italiana “orsa”, que significa ursa. O urso também é encontrado no brasão de armas dos Rosenberg, no qual dois ursos são mostrados como porta-escudos. E desde 1707 alguns ursos são, infelizmente, mantidos no fosso do castelo como forma de proteção (eles podem ser vistos andando nos jardins subterrâneos).
-
Ponte Cloak
Essa linda e alta ponte de vários andares liga o castelo aos jardins, oferecendo as mais fascinantes vistas da cidade velha.
-
Jardins do Castelo
O maravilhoso jardim de 27 acres do Castelo de Český Krumlov tem fontes, estátuas e mirantes que, assim como o castelo, oferece belas vistas da cidade.
-
Andar pelas ruas
O ponto alto de uma visita a Český Krumlov é simplesmente caminhar por suas muitas e estreitas ruas antigas e observar a esplendida arquitetura medieval, onde a maioria das construções são decoradas com muitos afrescos (uma tradição que remonta a séculos).
-
Sinagoga
Construída em estilo Nouveau-Românico em 1909 pela comunidade judaica local, a Sinagoga Český Krumlov apresenta uma torre de oito lados com janelas em forma de Torá.
Em 1945, foi usada como uma igreja cristã não-denominacional para os soldados americanos. Um símbolo do Exército dos EUA preservado em uma parede da sala de oração serve como lembrete disso. De 1945 a 1968, a sinagoga foi usada pela Igreja Hussita da Checoslováquia.
-
Museu Regional
O projeto para a construção de um museu regional em Český Krumlov começou em 1946, porém, a primeira exposição só foi instalada em 1952. Posteriormente, o edifício foi esvaziado e preparado para uma extensa reconstrução. Entre 1970 e 1979, o museu foi temporariamente transferido para o interior do pátio do Castelo de Český Krumlov. Após a reconstrução do edifício na rua Horní, foi instalada em 1980 uma nova exposição permanente chamada “Vista histórica da região de Český Krumlov”. Desde então, as instalações do museu estão disponíveis para exposições curtas, conferências, palestras, concertos e reuniões.
-
Mosteiro Minorita
A construção do Mosteiro Minorita, um dos mais antigos edifícios sobreviventes de Český Krumlov, começou em meados do século XIV e continuou até o final da era barroca. Um dos aspectos mais interessantes dessa vasta propriedade, que também inclui o Convento Beguine, é um conjunto único de treliças de origem gótica, renascentista e barroca.
Ainda em uso, o mosteiro é melhor visitado durante um de seus memoráveis concertos ou recitais religiosos. Coisas divertidas a serem feitas aqui incluem participar de uma das fascinantes oficinas que lidam com habilidades e ofícios tradicionais, como fabricação de vidro, ferraria, sapateiro e alfaiataria.
-
Igreja de São Vito
A outra estrutura que domina a paisagem urbana de Český Krumlov é a Igreja Católica Romana de São Vito (kostel svatého Víta), que tem origens no século XIII, com a construção do primeiro local de adoração na cidade.
A igreja também é notável por ser o local de sepultamento de várias famílias boêmias importantes, incluindo os Rosenberg e os Schwarzenberg, cujos túmulos contêm os restos de muitas gerações de cada família.
-
Rio Moldava (Vltava) e suas pontes
O maior rio do país corta o centro histórico dando um charme maior a cidade. Mas durante o verão o rio se transforma em um maravilhoso playground, especialmente por seu popular rafting noturno – pule em uma balsa com guia treinado para explorar os pontos turísticos da cidade sob a lua. Mas se você prefere algo um pouco mais relaxante, pode dar um passeio em uma balsa de madeira.
Além do mais, há algumas belas pontes sobre o rio, como a que liga a cidade velha ao castelo.
-
Praça principal
A praça principal de Český Krumlov é rodeada de coloridos e bem preservados edifícios históricos onde estão instalados lojas, galerias de arte e restaurantes. Já no centro da praça fica uma fonte construída em 1843 para substituir uma versão mais antiga que remonta ao século XVI. Outrora uma fonte principal de água potável para a cidade, a fonte é agora o local preferido para fotos na praça.
-
Parque da Cidade
Town Park é uma charmosa área verde localizada na margem esquerda do Rio Moldava. Em seu interior se destacam a antiga residência de verão jesuíta (nº 55); a Capela de St. Martin (originalmente a capela de um antigo cemitério); o Monumento a Fridrich Ludwig Jahn; o Torso do memorial da Primeira Guerra Mundial e o Memorial da vitória e luta contra o fascismo.
-
Como ir de Praga a Cesky Krumlov
De trem: há apenas um trem por dia (partindo da estação principal de Praga às 8h01) e que vai diretamente à Český Krumlov. Os outros exigem que você troque de trem em České Budĕjovice. A viagem levará quase três horas ao todo.
De carro: a viagem de Praga a Český Krumlov deve demorar cerca de duas horas e quinze minutos em estradas com ótimas condições.
De ônibus: Os ônibus partem diretamente da estação Na Knížecí de Praga e assim como de trem, a viagem leva cerca de três horas. Porém, a vantagem de pegar o ônibus é que você descerá no centro da cidade, tornando muito mais fácil acessar o centro histórico e encontrar as acomodações que você reservou, se for o caso.
Essa foi a minha opção de transporte e super recomendo. Na plataforma há letreiros informando as saídas e chegadas de ônibus vindo da capital.
-
Se localize:
Vai viajar pela República Tcheca? Então esse post vai se perfeito para você!
-
Você também irá gostar:
Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia
10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria
Roteiro de um dia por Buda, o lado ocidental de Budapeste
Viagem pela Eslovênia: tudo o que você precisa saber
Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia
6 atrações imperdíveis em Dresden, uma das mais belas cidades alemãs
Palácio de Zwinger, obra prima da arquitetura barroca em Dresden
Muito bom.
Estive lá esta semana, e este postagem ajudou-me a ordenar e sistematizar o meu próprio conhecimento do local. Muito obrigada.
Oiee, Jeracina.
Fico feliz que tenha lhe ajudado!
Continue acompanhando as postagens do blog =)