6 atrações imperdíveis em Dresden, uma das mais belas cidades alemãs

Dresden, capital do estado alemão da Saxônia, é uma das maiores cidades barrocas da Europa, localizada as margens do rio Elba e a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a República Tcheca. No passado, a cidade foi sede dos governantes saxões, que esbanjaram suas fortunas em imponentes palácios com vastas coleções de arte e antiguidades e altas igrejas e prédios públicos. Completamente destruída durante a II Guerra Mundial, Dresden foi reconstruída e hoje guarda preciosidades, como as 5 atrações que destaco a seguir:

  • Castelo de Dresden

Esse majestoso castelo foi por quase 400 anos a residência dos eleitores (1547-1806) e dos reis (1806-1918) da Saxônia da linha Albertine da Casa de Wettin. Com diferentes estilos arquitetônicos que vão do barroco ao neorrenascentista, o Castelo de Dresden é hoje um complexo de museus: o Cofre Verde Histórico e o Novo Cofre Verde, o Gabinete Numismático, a Coleção de Gravuras, Desenhos e Fotografias e o Arsenal de Dresden com a Câmara Turca e a Ala Renascentista. Também abriga uma biblioteca de arte e a administração das coleções de arte do estado de Dresden.

  • Frauenkirche

A Frauenkirche de Dresden ou Igreja Luterana de Nossa Senhora tem mais de mil anos de história, já que as diferentes igrejas predecessoras já eram dedicadas à Mãe de Deus e usavam o nome Frauenkirche. No século 18, foi criado esse famoso edifício abobadado George Bährs, que moldou a paisagem urbana de Dresden por duzentos anos. Pouco antes do final da II Guerra Mundial a igreja foi destruída e suas ruínas foram deixadas por 50 anos como memorial deste conflito, antes de serem reconstruídas entre 1994 e 2005.

  • Catedral da Santíssima Trindade (Hofkirche)

Essa é a principal igreja católica de Dresden, projetada pelo arquiteto Gaetano Chiaveri e construída entre 1738 e 1751 em frente ao rio Elba. A igreja foi encomendada por Augusto III, já que enquanto a população em geral era protestante, seus governantes eram católicos. Com isso, o Rei Católico construiu a catedral para seu próprio uso e para o uso de outras autoridades de alto escalão, conectando-a à sua casa, o Castelo de Dresden, com uma ornamentada passarela.

  • Palácio Zwinger

Essa é minha atração favorita na cidade. O Palácio Zwinger de Dresden é famoso em todo o mundo por sua imponência e bela arquitetura barroca. Foi construído em 1709 durante o reinado de Augusto, o Forte. Sobreviveu a conflitos violentos como a Guerra dos Sete Anos e as Guerras Napoleônicas, mas foi completamente destruído durante a II Guerra Mundial. Hoje reconstruído, o Zwinger e os jardins do palácio que o acompanham são gratuitos e abertos ao público. Vários museus importantes estão alojados em suas dependências.

Não deixe de subir nos terraços do palácio (eles proporcionam algumas das melhores vistas.]

Saiba mais sobre como visitar o palácio aqui.

  • Ópera Semper

A Ópera Estadual Saxônica (ou simplesmente Semper) é a mais importante casa de óperas e teatro da cidade. Originalmente construída pelo arquiteto Gottfried Semper em 1841, foi completamente reconstruída em 1878 após um grande incêndio que destruiu toda a estrutura em 1869 e novamente reconstruída em 1985, após os bombardeios da II Guerra Mundial. Localizada na Praça do Teatro, no centro de Dresden, na margem do Rio Elba, a Ópera é um dos melhores exemplos da “Dresden Barroca”.

  • Brühl’s Terrace

Apelidado de “Varanda da Europa”, esse terraço se estende em uma das margens do rio Elba, entre a Praça Neumarkt, recentemente reconstruída, e a Frauenkirche. Oferecendo belíssimas vistas do rio e com um ambiente super agradável, o terraço é um dos lugares preferidos dos moradores e turistas para passear, observar as pessoas e tomar um café. Nele estão localizados edifícios importantes da cidade, como a Sächsisches Ständehaus, a Academia de Belas Artes, o Albertinum e a escadaria com quatro esculturas.

 

Albertinum
Academia de Belas Artes

  • Se localize:

2 Respostas a “6 atrações imperdíveis em Dresden, uma das mais belas cidades alemãs

  1. Olá tudo bem
    Pensei em fazer uma visita de um dia, mas lendo esse post acho que o ideal seria ficar 2 dias. O que vc acha? Obrigado se puder responder

    1. Fala, Jorge.
      Tudo bem por ai?
      Em um dia você ver as principais atrações da cidade, mas de maneira bem rápida. Por isso, se vc puder, deixe dois dias para o seu roteiro em Dresden. Assim, você consegue curtir a cidade com calma e ainda conhecer a vida noturna dali.
      Espero que tenha ajudado =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *