Você sabia que um dos três melhores mercados do mundo está localizado no Brasil, mais especificamente em terras mineiras? Pois é, o Mercado Central de Belo Horizonte foi considerado pela revista “Tam Nas Nuvens”, publicação de bordo reconhecida internacionalmente, como o terceiro melhor do mundo, atrás apenas de um mercado em Barcelona e outro em Londres.
E não é para menos, já que aqui é onde os belo-horizontinos, os mineiros, os brasileiros e turistas de outras partes do mundo encontram de tudo e se sentem em casa.
-
História
O Mercado Central foi inaugurado em 7 de setembro de 1929 pelo então prefeito de BH Cristiano Machado com a intenção de ser um centro de distribuição de alimentos. Era no início um grande campo aberto até 1964, quando o terreno foi vendido a um grupo de comerciantes que construíram um grande galpão para abrigar todas as lojas e barracas.
Com o passar dos anos, várias melhorias e adaptações foram feitas em seu interior, com o intuito de trazer mais conforto aos comerciantes e visitantes, como a instalação de vários banheiros, sistema de refrigeração e rampas de acesso para facilitar a locomoção. Hoje, são mais de 400 lojas espalhadas por grandiosos corredores que estão sempre lotados!
Apesar de ser referência mundial, a comercialização de animais ainda faz parte da realidade do mercado, sendo constante alvo de protestos.
-
Religiosidade
Existe uma capela dedicada à Nossa Senhora de Fátima no interior do Mercado. Primeiramente construída no estacionamento em 1972, a capela foi ganhando reconhecimento ao longo dos anos graças à dedicação dos comerciantes locais, até se tornar uma Paróquia.
-
Algumas lojas imperdíveis
É possível encontrar os mais variados produtos dentro do Mercado Central, com destaque para os típicos produtos mineiros como queijos e doces. Há também empórios, mercados, açougues, hortifrútis, bares, lanchonetes, restaurantes, loteria, entre outras lojas.
Mas apesar da variedade, alguns estabelecimentos acabam se destacando:
-
Xexeu do Abacaxi
O abacaxi fresquinho e vários doces derivados da fruta tornaram esse um dos pontos mais famosos do mercado, popularmente conhecido como Praça do Abacaxi.
Na época de sua inauguração, vários salões de beleza ficavam ao redor da loja e muitos clientes, depois de darem um tapa no visual, iam comer abacaxi. Isso começou uma lenda de quem cortava o cabelo ganhava um abacaxi de brinde haha.
-
Empório Árabe Dona Hana
A dona Hana, que dá nome ao empório, é uma libanesa radicada no Brasil e que faz deliciosos quitutes árabes com preços super populares.
-
Casa Cheia
Canjiquinha, lombo defumado, costela desossada, linguiça caseira e queijo formam o Mineirinho Valente, prato mais famoso do Casa Cheia, restaurante típico mineiro e que faz jus ao nome pois está sempre lotado hehe.
-
Bar da Lora
O fígado acebolado com jiló e a carne de panela com molho de cerveja fazem a fama do tradicional e concorrido bar onde os clientes degustam esses e outros pratos em pé.
-
Jorge Americano
Outro típico restaurante de comida mineira, o Jorge Americano tem Vaca Atolada e a Carne Cozida com jiló ensopado e o Angu como pratos famosos da casa.
-
Visita guiada
Você sabia que é possível fazer uma visita guiada e gratuita pelo Mercado? Ela está disponível em 7 idiomas e é perfeita para quem quer conhecer as curiosidades e história detalhada do local. Para saber mais, é só procurar o Posto de Informações Turísticas que fica dentro do Mercado.
Visitas para grupos de até 20 pessoas:
Segunda à sábado, das 9h às 17h.
Domingos e feriados, das 9h às 13h.
-
Se localize
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744.
Horário: diariamente, das 8h às 18h.
-
Melhor época para ir
A melhor época para visitar Belo Horizonte é durante o outono (março a junho) e a primavera (setembro a dezembro), quando as temperaturas são mais agradáveis, com dias ensolarados e noites frescas. Nesses meses, a cidade fica mais bonita, com muitas flores e as árvores mais verdes ainda.
Durante o verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas podem ser bastante elevadas, chegando a ultrapassar os 30°C, o que pode tornar as atividades ao ar livre mais cansativas. Além disso, é comum ocorrerem chuvas fortes e rápidas, o que pode atrapalhar alguns passeios.
No inverno (junho a agosto), as temperaturas podem ficar mais baixas, chegando a menos de 10°C em alguns dias. No entanto, o clima seco e a ausência de chuvas pode ser favorável para quem pretende realizar atividades ao ar livre.
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira de Belo Horizonte é bastante variada e oferece opções para todos os gostos e bolsos. A cidade conta com hotéis de diversas categorias, desde os mais simples até os mais luxuosos, além de pousadas, hostels e apart-hotéis.
Os principais bairros onde se concentram os hotéis em Belo Horizonte são: Savassi, Lourdes, Funcionários, Centro, Santo Antônio, Belvedere, Pampulha e Barro Preto. Alguns hotéis oferecem serviços de spa, piscina, academia, estacionamento, Wi-Fi gratuito e restaurantes.
Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês:
– Radisson Blu Belo Horizonte Savassi: um hotel 5 estrelas localizado no bairro de Savassi, uma das regiões mais movimentadas da cidade. Os quartos são modernos e confortáveis, e o hotel oferece piscina, academia, restaurante e bar.
– Royal Golden Savassi Hotel: um hotel 4 estrelas também localizado em Savassi, próximo a bares, restaurantes e lojas. Os quartos são espaçosos e bem equipados, e o hotel possui piscina, sauna, academia e restaurante.
– Ramada by Wyndham Belo Horizonte Lourdes: um hotel 4 estrelas localizado no bairro de Lourdes, próximo ao centro da cidade. Os quartos são amplos e modernos, e o hotel oferece academia, restaurante estrelado e bar.
– Holiday Inn Belo Horizonte Savassi: um hotel 4 estrelas também localizado em Savassi, próximo a diversas opções de lazer e entretenimento. Os quartos são confortáveis e o hotel oferece piscina, academia, restaurante e bar.
– ibis budget BH Savassi: Este hotel 2 estrelas dispõe de academia e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo.
– Nobile Inn Pampulha: localizado a 700 metros do Aeroporto da Pampulha e a 2 km da Lagoa da Pampulha, o hotel oferece estacionamento privativo gratuito e quartos coloridos e confortáveis que dispõem de TV, ar-condicionado e frigobar.
– Woods Hostel: localizado em frente a Lagoa da Pampulha, o hostel oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e lounge compartilhado. A propriedade dispõe de terraço, bar e churrasqueira.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar:
Parque Municipal de Belo Horizonte, o mais antigo da cidade
Monte Verde: um pedacinho da Suíça no sul de Minas
Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG
Atrações em São Thomé das Letras: lendas, misticismo e muita natureza
5 cachoeiras para você se refrescar em São Thomé das Letras-MG
Mirante de Caconde e a linda vista da Represa da Graminha
A charmosa Poços de Caldas: dicas, fotos e roteiro de atrações