Uma vez em Belo Horizonte, reserve um dia para passear nesse que é o parque mais antigo e charmoso da cidade. Fundado em 26 de setembro de 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti – ou apenas Parque Municipal – foi projetado para ser a principal área verde da nova capital mineira que na época estava sendo construída do zero – sua fundação aconteceu antes mesmo da de BH.
Seu projeto original, desenhado em estilo romântico inglês, foi assinado pelo arquiteto francês Paul Villon e compreende um ecossistema com árvores centenárias e uma grande variedade de espécies animais e vegetais.
Várias nascentes formam três lagoas e em seus 182.000 m² há cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas. É um verdadeiro refúgio para a vida selvagem!
Ah, e seu atual nome só veio nos anos 1950, em homenagem ao prefeito Américo Renné Gianetti, responsável pela primeira grande reforma no espaço.

-
O que visitar?
-
Ilha dos Amores
A pequena ilha artificial faz jus ao nome e é um dos espaços mais apaixonantes do Parque. Projetada em estilo francês em 1929, a ilha tem um monumento em homenagem à Anita Garibaldi, heroína brasileira da Revolução Farroupilha e uma ponte de madeira projetada pelo engenheiro Gravatá.

-
Teatro Francisco Nunes
Como Belo Horizonte estava carente de espaços teatrais, esse teatro foi construído as pressas e inaugurado em 1950 pelo então prefeito Otacílio Negrão de Lima. Por isso, ele também é conhecido como “Teatro de Emergência”.
Além desse teatro, há um espaço aberto para apresentações chamado de Teatro de Bolso:
-
Parque de Diversões
São cerca de 12 brinquedos, como carrossel, montanha russa, roda gigante, trenzinho, etc… e que fazem a festa da criançada, principalmente aos finais de semana.

-
Palácio das Artes
Maior centro cultural de Belo Horizonte e um dos maiores do Brasil, com mais de 18.000 m² de área construída, o Palácio das Artes oferece as mais diversas aulas, exposições e atividades culturais.
Inaugurado em 1971 a partir de um projeto de Oscar Niemeyer, o Palácio é sede da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia. de Dança Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART).
-
Coreto
Com estrutura fabricada na Bélgica, o charmoso Coreto foi inicialmente instalado na Praça do Mercado e desde 1922 faz parte do Parque Municipal de Belo Horizonte. É palco de inúmeras apresentações musicais e teatrais.
Foi nesse coreto que em 25 de março de 1908 um grupo de estudantes se reuniu para fundar um time de futebol, o Clube Atlético Mineiro (há uma placa comemorativa sobre isso no local).
-
Lagoa dos Barcos
O maior dos três lagos do Parque, com área de 8.074,12 m² de área, recebeu esse nome devido aos inúmeros barquinhos de passeio disponíveis para os turistas. Aos finais de semana, cerca de mil pessoas fazem esse tradicional passeio.
Uma cascata e um chafariz fazem parte do projeto paisagístico do lago.
Os outros dois lagos do Parque são:
-
Lagoa do Quiosque e a lagoa dos marrecos

Bastante coisa pra ver no parque né? E na época de sua inauguração, era bem maior (tinha mais de 600 mil m²), mas ele foi perdendo espaço com a urbanização desenfreada da cidade (e o projeto inicial ainda previa a construção de um restaurante, um observatório meteorológico e até um cassino, que infelizmente não foram concluídos).
E ao longo da semana o parque também recebe inúmeros eventos, feiras, aulas de artes e atividades culturais.
-
Melhor época para ir
A melhor época para visitar Belo Horizonte é durante o outono (março a junho) e a primavera (setembro a dezembro), quando as temperaturas são mais agradáveis, com dias ensolarados e noites frescas. Nesses meses, a cidade fica mais bonita, com muitas flores e as árvores mais verdes ainda.
Durante o verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas podem ser bastante elevadas, chegando a ultrapassar os 30°C, o que pode tornar as atividades ao ar livre mais cansativas. Além disso, é comum ocorrerem chuvas fortes e rápidas, o que pode atrapalhar alguns passeios.
No inverno (junho a agosto), as temperaturas podem ficar mais baixas, chegando a menos de 10°C em alguns dias. No entanto, o clima seco e a ausência de chuvas pode ser favorável para quem pretende realizar atividades ao ar livre.
-
Se localize
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 6h às 18h (a entrada é de graça e permitida até às 17h45)
-
Onde se hospedar
A rede hoteleira de Belo Horizonte é bastante variada e oferece opções para todos os gostos e bolsos. A cidade conta com hotéis de diversas categorias, desde os mais simples até os mais luxuosos, além de pousadas, hostels e apart-hotéis.
Os principais bairros onde se concentram os hotéis em Belo Horizonte são: Savassi, Lourdes, Funcionários, Centro, Santo Antônio, Belvedere, Pampulha e Barro Preto. Alguns hotéis oferecem serviços de spa, piscina, academia, estacionamento, Wi-Fi gratuito e restaurantes.
Abaixo deixo algumas indicações bacanas para vocês:
– Radisson Blu Belo Horizonte Savassi: um hotel 5 estrelas localizado no bairro de Savassi, uma das regiões mais movimentadas da cidade. Os quartos são modernos e confortáveis, e o hotel oferece piscina, academia, restaurante e bar.
– Royal Golden Savassi Hotel: um hotel 4 estrelas também localizado em Savassi, próximo a bares, restaurantes e lojas. Os quartos são espaçosos e bem equipados, e o hotel possui piscina, sauna, academia e restaurante.
– Ramada by Wyndham Belo Horizonte Lourdes: um hotel 4 estrelas localizado no bairro de Lourdes, próximo ao centro da cidade. Os quartos são amplos e modernos, e o hotel oferece academia, restaurante estrelado e bar.
– Holiday Inn Belo Horizonte Savassi: um hotel 4 estrelas também localizado em Savassi, próximo a diversas opções de lazer e entretenimento. Os quartos são confortáveis e o hotel oferece piscina, academia, restaurante e bar.
– ibis budget BH Savassi: Este hotel 2 estrelas dispõe de academia e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo.
– Nobile Inn Pampulha: localizado a 700 metros do Aeroporto da Pampulha e a 2 km da Lagoa da Pampulha, o hotel oferece estacionamento privativo gratuito e quartos coloridos e confortáveis que dispõem de TV, ar-condicionado e frigobar.
– Woods Hostel: localizado em frente a Lagoa da Pampulha, o hostel oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e lounge compartilhado. A propriedade dispõe de terraço, bar e churrasqueira.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Monte Verde: um pedacinho da Suíça no sul de Minas
Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG
Atrações em São Thomé das Letras: lendas, misticismo e muita natureza
5 cachoeiras para você se refrescar em São Thomé das Letras-MG
Mirante de Caconde e a linda vista da Represa da Graminha
A charmosa Poços de Caldas: dicas, fotos e roteiro de atrações
Uma resposta a “Conheça o centenário Parque Municipal de Belo Horizonte”