Sorrento é uma encantadora cidade com vista para o mar, perto da costa de Amalfi, região super badalada do sul italiano. Seu centro histórico é um bom lugar para passear, fazer compras e saborear pratos típicos.
Por estar bem conectada ao transporte público e ter um grande número de hotéis e restaurantes, Sorrento também é uma interessante cidade base para visitar locais próximos como a Ilha de Capri e o sítio arqueológico de Pompéia.
-
Como chegar em Sorrento
Essa cidade não é o lugar mais fácil de chegar na Itália por transporte público a partir da capital, pois não há trem direto partindo de Roma (ou vice-versa). Mesmo se você planeja voar para Sorrento, deverá ir até o Aeroporto Internacional de Nápoles (o aeroporto mais próximo) e depois utilizar um ônibus, táxi ou carro particular.
Mas se você não tem vontade de parar em Nápoles, também é possível ir diretamente para Sorrento, a partir de Roma, com um carro alugado. A viagem levará pouco mais de 3 horas e as rodovias são limpas e relativamente fáceis de dirigir, embora o tráfego de entrada e saída da cidade possa ser extremo nos finais de semana.
Espere pagar aproximadamente 15€ em pedágios. Eu visitei Sorrento a partir de Nápoles em um trem da Circumvesuviana e a viagem de quase duas horas foi bem tranquila (e barata). Inclusive, o ponto final desta linha é na Estação Central de Sorrento, que fica a algumas quadras do conjunto histórico. De qualquer forma, é super fácil se locomover pela cidade.
-
O que ver e fazer em Sorrento: lista de atrações
A primeira coisa que você deve fazer em Sorrento é passear pelo Centro Histórico, com ruas estreitas de paralelepípedos repletas de igrejas, bares, lojas de souvenirs, restaurantes, delicatessens e galerias – é o lugar perfeito para explorar a pé (inclusive, evite ir de carro a essa região, pois você poderá ter dificuldades para encontrar uma vaga). Não muito longe fica o belo litoral com suas falésias.
Pelo Centro Histórico, faça seu passeio a pé.
-
Aprecie a arquitetura
Assim como a maioria das cidades italianas, a arquitetura de Sorrento encanta, principalmente por suas cores e charme.
-
Catedral de Sorrento (Duomo)
Com sua bela torre do relógio, a Catedral de Sorrento é também conhecida como Duomo e seu interior contrasta com o exterior simples, contando com afrescos maravilhosos. A base da torre do sino data da época do Império Romano, enquanto a fachada data de 1924. Já as portas principais são do século XI.
-
Piazza Tasso
Procurando um lugar para relaxar um pouco? Pegue uma mesa em um dos cafés da Piazza Tasso e assista a chegada e saída de pessoas. Esse é sem dúvidas o centro de atividades em Sorrento, cercada por lojas, cafés, barracas de frutas e carruagens que esperam para levar os visitantes a um passeio ao redor da cidade.
-
Admire as laranjeiras e limoeiros
A região entre a Campânia e a Costa Amalfitana é famosa pelas inúmeras plantações de laranja e limão, responsáveis pelo sustento de boa parte da população dessa área. Coloridos, eles podem ser vistos não apenas no campo, mas no coração urbano das cidades – o centro de Sorrento é repleto de laranjeiras e limoeiros que se tornaram um símbolos para os habitantes.
-
Igreja de San Francesco
Visite a Igreja e Convento de San Francesco para admirar seus arcos e arquitetura, que datam do século XIV. Ocasionalmente, há concertos clássicos realizados no claustro à noite, durante agosto e setembro. Data do século XIV.
-
Marina Grande E Marina Piccola
Dê um passeio até a Marina Grande e a Marina Piccola para uma perspectiva diferente da cidade.
A Marina Piccola é o principal porto de Sorrento e onde as balsas de e para Capri, Nápoles e Amalfi atracam. Já a Marina Grande foi, no passado, o grande porto da cidade, mas agora é uma vila de pescadores com excelentes restaurantes de frutos do mar, casas e lojas rústicas.
-
Corso Italia
É a principal rua comercial de Sorrento e onde estão localizadas as principais lojas de departamento.
-
Piazza Sant’Antonino
-
Santuario del Carmine
-
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
-
Fundação Sorrento
Localizada no Corso Italia, esse instituto visa promover e treinar as expressões da cultura e da arte, aprimorar o patrimônio ambiental e histórico-artístico e promover ações e eventos de marketing locais.
-
Jardins públicos
Localizados ao longo das falésias, oferecem excelentes vistas para o mar e do Vulcão Vesúvio à distância. Dos jardins, você pode pegar um elevador até a beira-mar. Há também vários artistas de ruas e alguns cafés ao longo de sua extensão.
-
Museu Correale
Importante museu de arte napolitana pertencente a Família Correale. Tem em seu acervo cerâmicas, vidros de Murano, cristais, coleções de relógios e itens arqueológicos.
-
Lugares para visitar a partir de Sorrento
-
Ilha de Capri
Visite a encantadora Ilha de Capri de barco (cerca de meia hora de viagem) para ver formações rochosas, grutas ou simplesmente nadar nas águas azuis do mar.
-
Costa Amalfitana
Pegue um ônibus para visitar as famosas cidades da Costa Amalfitana, como Positano e Amalfi, com suas belas praias e construções sobre os morros à beira-mar. Você também pode ir dirigindo, mas as estradas são pequenas e quase sempre congestionadas.
Eu visitei Positano por um dia e achei a cidade muito linda.
-
Monte Vesúvio
Para visitar o Monte Vesúvio, pegue o trem da Circumvesuviana sentido Nápoles e pare na estação Pompeii-Villa dei Misteri, onde você pode pegar o ônibus Busvia del Vesuvio. Há também excursões de agências de turismo que fazem o passeio.
-
Pompéia
Visite o famoso sítio arqueológico de Pompéia utilizando o trem da Circumvesuviana, sentido Nápoles – a viagem dura cerca de uma hora.
-
Se localize
-
Melhor época para ir
A melhor época para visitar Sorrento, na Itália, depende das preferências individuais, mas geralmente os meses mais recomendados são de abril a junho e de setembro a outubro, quando o clima costuma ser agradável, com temperaturas amenas e menor probabilidade de chuva.
Aqui estão algumas informações sobre cada estação do ano em Sorrento:
– Primavera (abril a junho): nesta época, as temperaturas são amenas, com médias entre 15°C e 25°C. Além disso, há menos turistas do que no verão, tornando mais fácil aproveitar as atrações sem grandes multidões.
– Verão (julho a agosto): o verão é a alta temporada em Sorrento, o que significa que a cidade estará repleta de turistas e as temperaturas podem chegar a 30°C ou mais. Embora seja uma época popular para visitar as praias e aproveitar o mar, é importante estar ciente de que as atrações podem estar mais cheias e os preços podem ser mais altos.
– Outono (setembro a outubro): nesta época, as temperaturas continuam agradáveis, variando entre 15°C e 24°C, e os dias são mais curtos do que no verão. No entanto, as multidões diminuem após o pico do verão, permitindo uma experiência mais tranquila e agradável.
– Inverno (novembro a março): o inverno é a época mais tranquila em Sorrento, pois muitos turistas preferem visitar durante o clima mais quente. As temperaturas ficam bem mais amenas e algumas atrações podem estar fechadas ou operar em horários reduzidos durante essa época.
-
Você também irá gostar
Viagem pela Costa Amalfitana: um dia em Positano
Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Lucca
Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Pisa, Itália
5 curiosidades incríveis sobre o Panteão de Roma
10 atrações imperdíveis para você conhecer em Veneza
Visitando as quatro basílicas papais de Roma
Tudo o que você precisa saber para visitar o Coliseu de Roma