Conhecendo o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

O famoso “Olho” de Curitiba é assim chamado devido a sua curiosa arquitetura e que abriga um dos mais interessantes e visitados museus do Brasil. Oficialmente chamado de Museu Oscar Niemeyer (MON), em homenagem ao arquiteto que o projetou, o espaço abriga mais de 7 mil obras voltadas para as artes visuais, arte moderna, arquitetura e design.

Mas embora as obras exibidas nas galerias sejam impressionantes, o próprio edifício é a maior obra de arte em exibição. Tanto que o espaço já foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e em 2014, foi eleito um dos 20 lugares mais bonitos do país pela rede CNN.

Em 1967 Oscar Niemeyer projetou um prédio nessa região para ser a sede das secretarias estaduais, mas que só foi inaugurado em 1978 com o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Já em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, o Estado do Paraná decidiu transformar aquele edifício em museu, fazendo várias adaptações  e construindo novas instalações, como o imponente prédio do “O Olho”.

Atualmente o museu tem cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e suas 12 salas expositivas abrigam obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol e Di Cavalcanti, além do próprio Niemeyer.

Há também uma coleção de 3 mil peças asiáticas doadas em 2018 pelo diplomata Fausto Godoy e que incluem cerâmicas, esculturas, porcelanas, gravuras, entre outros itens. Já a galeria retangular anexada a estrutura principal abriga amplos espaços multidisciplinares voltados para as artes, além de café, loja de conveniência, espaço para eventos, um centro de documentação e um setor educativo.

Prédio principal do museu

Área de exposição externa

Além do acervo permanente, o Museu Oscar Niemeyer recebe anualmente mais de 20 exposições temporárias e um público de mais de 400 mil visitantes.

  • Horário

Terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30

Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial.
Retirada de ingressos até 17h30.

  • Ingressos

R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; e pessoas com deficiência)

  • Se localize:

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba/Paraná
Telefone: 41 3350.4400

 

Roteiro de 3 dias por Curitiba clicando aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *