Conhecendo o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

O famoso “Olho” de Curitiba é assim chamado devido a sua curiosa arquitetura e que abriga um dos mais interessantes e visitados museus do Brasil.

Oficialmente chamado de Museu Oscar Niemeyer (MON), em homenagem ao arquiteto que o projetou, o espaço abriga mais de 7 mil obras voltadas para as artes visuais, arte moderna, arquitetura e design.

Mas embora as obras exibidas nas galerias sejam impressionantes, o próprio edifício é a maior obra de arte em exibição. Tanto que o espaço já foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e em 2014, foi eleito um dos 20 lugares mais bonitos do país pela rede CNN.

Em 1967 Oscar Niemeyer projetou um prédio nessa região para ser a sede das secretarias estaduais, mas que só foi inaugurado em 1978 com o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

Já em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, o Estado do Paraná decidiu transformar aquele edifício em museu, fazendo várias adaptações  e construindo novas instalações, como o imponente prédio do “O Olho”.

Atualmente o museu tem cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e suas 12 salas expositivas abrigam obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol e Di Cavalcanti, além do próprio Niemeyer.

Há também uma coleção de 3 mil peças asiáticas doadas em 2018 pelo diplomata Fausto Godoy e que incluem cerâmicas, esculturas, porcelanas, gravuras, entre outros itens.

Já a galeria retangular anexada a estrutura principal abriga amplos espaços multidisciplinares voltados para as artes, além de café, loja de conveniência, espaço para eventos, um centro de documentação e um setor educativo.

Prédio principal do museu

Área de exposição externa

Além do acervo permanente, o Museu Oscar Niemeyer recebe anualmente mais de 20 exposições temporárias e um público de mais de 400 mil visitantes.


  • Horário

Terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30

Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial.
Retirada de ingressos até 17h30.


  • Ingressos

R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; e pessoas com deficiência)


  • Se localize

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba/Paraná
Telefone: 41 3350.4400


  • Melhor época para visitar

Curitiba é conhecida por suas temperaturas amenas ao longo do ano, inclusive, é a capital mais fria de todo o país. Inclusive, visitar a cidade é uma boa pedida em qualquer época do ano, mas é sempre bom ver as variações do tempo de acordo com as estações do ano: P

Primavera (setembro a dezembro): a primavera é uma época agradável para visitar Curitiba, com temperaturas mais amenas, geralmente entre 15°C e 25°C. A cidade fica florida, com parques e jardins repletos de cores vibrantes.

Verão (dezembro a março): o verão em Curitiba pode ser quente e úmido, com temperaturas que variam entre 20°C e 30°C. As chuvas ao final do dia são mais comuns, o que pode prejudicar passeios ao ar livre.

Outono (março a junho): o outono é considerado uma das melhores épocas para visitar Curitiba, com as temperaturas começam a cair gradualmente, variando entre 10°C e 20°C. As árvores ficam com tons de amarelo, laranja e vermelho, sendo a época ideal para explorar os parques da cidade.

Inverno (junho a setembro): o inverno em Curitiba é gelado, com temperaturas que podem chegar a 0°C em alguns dias, mas geralmente variam entre 5°C e 15°C. É a estação mais seca, sendo ideal quem busca a experiência do frio do sul.


  • Onde se hospedar em Curitiba

A rede hoteleira de Curitiba é bastante diversificada, com opções que vão desde hotéis econômicos até hotéis de luxo, incluindo muitas hospedagens em AirBnb. Abaixo deixo algumas indicações interessantes para vocês:

ibis budget Curitiba Centro: Os quartos incluem ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e banheiro privativo. Há café da manhã incluído.

Nacional Inn Curitiba Santa Felicidade: localizado no bairro turístico de Santa Felicidade, tem piscina coberta, jardim e quartos com ar-condicionado e banheira.

Alta Reggia Plaza Hotel: localizado no centro de Curitiba, oferece piscina, academia e quartos climatizados com varanda e uma área de estar.O Restaurante Mahogany serve pratos da cozinha internacional.

Rio Hotel by Bourbon: localizado no bairro do Batel, todos os quartos estão equipados com frigobar, mesa de trabalho e TV a cabo.Serve café da manhã.

Nomaa Hotel: moderno hotel boutique 5 estrelas localizado no bairro de Batel, todos os quartos dispõem de decoração elegante com ar-condicionado, frigobar, Smart TV, base para smartphone e cafeteira Nespresso. O café da manhã é servido no Restaurante Nomade.

QOYA Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton: localizado a 600 metros da Arena da Baixada, esse hotel 5 estrelas oferece serviços de concierge, quartos antialérgicos, academia, bar, piscina coberta e sauna. Todas as acomodações têm vista da cidade.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Viagem por Gramado e Canela: visita guiada pela Vitivinícola Jolimont

Praça das Etnias e a tradição dos povos colonizadores em Gramado

Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”

9 parques que você precisa conhecer em Curitiba

Chalé da Praça XV: bar e restaurante no centro de Porto Alegre

Roteiro de 3 dias por Curitiba, uma das cidades mais bonitas do Brasil

Torre Panorâmica de Curitiba: a melhor maneira de ver a cidade do alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *