Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”

Nos últimos anos, uma pequena e tranquila rua de Porto Alegre ganhou uma alcunha digna dos grandes, a de “rua mais bonita do mundo” e durante a minha rápida passagem pela cidade, fiz questão de visitá-la.

Oficialmente chamada de Rua Gonçalo de Carvalho, em homenagem ao comerciante nascido no município gaúcho de Cachoeira em 1853, o apelido de “rua mais bonita do mundo” foi dada por um professor de português e rapidamente conquistou a internet, ganhando muitas marcações nas redes sociais e se tornando um ponto turístico fundamental em Porto Alegre.

Mas qual é a beleza do local? Pois bem, com apenas 50 metros e localizada entre as ruas Santo Antônio e Ramiro Barcelos, na região do bairro da Independência, a rua Gonçalo de Carvalho tem ao longo de sua extensão mais de 100 grandes árvores da espécie Tipuana, que formam um túnel verde que cobre o asfalto e as calçadas.

Elas foram plantadas na década de 1930 por moradores da região e hoje essas arvores fazem da rua um refúgio em dias de calorão na capital gaúcha. Tanto que muita gente vem aqui apenas para se refrescar hehe.

Além de sua beleza, a rua também ficou famosa pela constante luta de seus moradores por preservar essas árvores. Em meados de 2005, um grupo se uniu para impedir a construção do estacionamento de um shopping e também a troca dos paralelepípedos por asfalto. E a luta valeu a pena. Além de terem conseguido reverter essa situação, a Rua Gonçalo de Carvalho foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre em junho de 2006 👏👏👏.

Foram criados também blogs, como o Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, e a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi), ambas responsáveis por ajudar nessa divulgação e preservação.

Eu estive visitando a rua durante a tarde de um domingo chuvoso e não haviam turistas no local. Na real, não havia ninguém além de mim e do Dani, meu companheiro de trip hehe.

A rua é realmente muito bonita e tem um clima de tranquilidade enorme. A rua é residencial, com vários prédios e algumas casinhas antigas.

Olha eu na rua mais bonita do mundo
Típico prédio da rua: a fama trouxe a valorização de seus imóveis
  • Se localize:

Para chegar lá de carro, basta digitar no App “rua mais bonita do mundo”, que o endereço será puxado. Legal, né?! 😍😍😍

 

Fontes:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_Gon%C3%A7alo_de_Carvalho

2. http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/01/rua-mais-bonita-do-mundo-vira-ponto-turistico-em-porto-alegre.html

3. http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2013/11/o-sr-goncalo-de-carvalho.html

Rua do Bom Jesus, a mais bonita do Recife.

Roteiro de 3 dias por Curitiba, a bela capital paranaense.

Rua do Porto: natureza, cultura e gastronomia em Piracicaba.

Conheça Santa Felicidade, o tradicional bairro italiano de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *