Conheça a incrível Catedral Metropolitana de Brasília

Possivelmente a mais famosa obra arquitetônica de Brasília, a Catedral Metropolitana é mais do que um local de culto religioso; é um símbolo da visão modernista e progressista que inspirou a construção da capital brasileira.

Projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, sua curiosa estrutura, que lembra uma coroa, é emoldurada por belos vitrais e obras de artes de grandes artistas.

Vamos conhecer mais sobre a história da Catedral de Brasília?! 😍


  • História

A construção da catedral começou em 1958 e foi concluída em 1970, tornando-se uma das primeiras estruturas a serem finalizadas na nova capital do Brasil. A catedral foi dedicada à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

O urbanista Lúcio Costa escolheu previamente o local para construção da catedral fora da Praça dos Três Poderes, para assim simbolizar a laicidade do estado e a separação entre governo e religião.

A Catedral de Brasília a noite

Já o design único da Catedral Metropolitana reflete a abordagem arrojada e inovadora de Oscar Niemeyer, que a projetou.

Ao invés de seguir as convenções tradicionais das igrejas, Niemeyer criou uma estrutura composta por 16 colunas de concreto que se elevam em direção ao céu, formando uma coroa circular.

Essas colunas representam as mãos unidas em oração e são cercadas por um espelho d’água de 12 metros de largura e 40 centímetros de profundidade, que além da estética, ajudam a resfriar a construção.

E em frente a entrada principal, quatro esculturas de quase 3 metros de altura do artista italiano Alfredo Ceschiatti chamam a atenção. São Os Quatro Evangelistas, que representam João, Lucas, Marcos e Mateus – dizem que eram os apóstolos preferidos de Niemeyer, por isso apenas eles foram representados.

Ao lado fica o Campanário, uma torre de 20 metros de altura que sustenta quatro grandes sinos doados por imigrantes espanhóis.

A maior parte da catedral está abaixo do solo, cerca de 3 metros de profundidade, sendo que apenas o telhado de 70 metros, o telhado oval do batistério e o campanário estão visíveis acima do solo – o acesso ao interior é feito por um túnel.

Já o interior da catedral é notável pelo seu revestimento com 500 toneladas de mármore e por seus vitrais coloridos, projetados por Marianne Peretti em 1990. Os 2.000 metros quadrados de vitrais conferem uma atmosfera celestial ao espaço, filtrando a luz natural e criando uma experiência única para os visitantes – é realmente impressionante.

Além dos vitrais, se destacam as esculturas de três anjos suspensos por cabos de aço, também obras de Alfredo Ceschiatti. O anjo menor tem 2,22 metros de comprimento e pesa 100 kg, o médio tem 3,4 metros de comprimento e pesa 200 quilos e o maior tem 4,25 metros e pesa 300 quilos.

Também fazem parte do acervo o Caminho da Cruz, conjunto de pinturas de Di Cavalcanti, uma réplica da Pietá de Michelangelo, entre outras peças sacras.

À esquerda da entrada principal está o batistério, um salão oval coberto por azulejos pintados em 1977 por Athos Bulcão. Para acessá-lo, é necessário passar por um corredor que guarda várias fotografias e uma linha do tempo da construção da catedral, chamada de Galeria “A gênese criativa da catedral”.

Acesso ao Batistério

Batistério
Batistério

Ao longo dos anos, a Catedral Metropolitana de Brasília tornou-se um importante ponto turístico e cultural da cidade, atraindo visitantes de todo o mundo para apreciar sua arquitetura única e seu significado histórico.

Ah, não deixe de conferir também a tradicional feira que acontece na praça ao lado da catedral, uma das mais populares de Brasília.


  • Informações importantes

Endereço

Esplanada dos Ministérios lote 12 – Brasília, DF, 70050-000.

Horário das Missas

De Terça à Sexta-feira: 12h15
Sábado: 17h
Domingo: 08h, 10h30 e 18h

Visitação

De Terça a sexta: das 08h às 16h45
Sábado: das 08h às 16h45
Domingo: das 9h às 17h45
(No horário das celebrações – Missas, casamentos e Batizados – não é permitido a visitação)


  • Melhor época para visitar Brasília

Brasília tem um clima tropical com duas estações bem definidas: a estação seca e a estação chuvosa. Aqui estão algumas considerações sobre as diferentes épocas do ano:

  • Estação Seca (Abril a Setembro)

-Essa é a estação mais popular para visitar Brasília devido ao clima mais ameno e dias ensolarados.

-As temperaturas durante a estação seca tendem a ser mais agradáveis, com máximas que variam entre 25°C e 30°C.

-É uma época ideal para atividades ao ar livre, como visitar os pontos turísticos, parques e jardins de Brasília, incluindo o Eixo Monumental, o Parque da Cidade e o Lago Paranoá.

-Durante a estação seca, as chances de chuva são bem menores.

  • Estação Chuvosa (Outubro a Março)

-As temperaturas ainda são agradáveis, mas o calor pode ser mais intenso, com máximas que variam entre 28°C e 32°C.

-As chuvas são mais constantes no final da tarde.

-No final do ano, devido ao recesso/férias, a cidade está mais tranquila para ser visitada.

-Mas independente da época que você escolher, tenho certeza que sua experiência será ótima. 🙂


  • Onde se hospedar

Brasília oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos. A escolha do local para se hospedar dependerá das suas preferências, do motivo da sua viagem e do seu orçamento.

Aqui estão as áreas mais populares da cidade onde você pode considerar se hospedar:

  • Asa Norte e Asa Sul

-Esses são bairros residenciais, mas também têm algumas opções de hospedagem, incluindo pousadas e apartamentos/casas de aluguel.

-As Asas Norte e Sul são áreas bem planejadas, com amplas avenidas e áreas verdes, proporcionando uma experiência tranquila em meio à cidade.

  • Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHTN)

-Esta área está situada ao longo do Lago Paranoá e é conhecida por seus resorts e hotéis de luxo.

-É uma excelente escolha se você estiver procurando por acomodações mais sofisticadas e quiser desfrutar da vista do lago.

Área às margens do Lago Paranoá
  • Setor Comercial Norte (SCN)

-Esta área oferece uma variedade de hotéis e é uma escolha conveniente para viajantes a negócios, pois está próxima ao Setor Bancário e a centros de convenções.

  • Setor Hoteleiro de Taguatinga

-Taguatinga é uma cidade satélite de Brasília e o Setor Hoteleiro de Taguatinga oferece opções de hospedagem a preços mais acessíveis, embora esteja um pouco mais afastado do centro de Brasília.

  • Setor Hoteleiro Norte e Sul (SHN e SHS)

-Essas áreas estão localizadas próximas ao Eixo Monumental, que abriga muitos dos principais pontos turísticos de Brasília, como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes.

-Você encontrará uma variedade de hotéis de diferentes categorias e preços nessas regiões, tornando-as uma escolha conveniente para os visitantes.

Setor Hoteleiro Sul

Para auxilia-los, deixo abaixo alguma opções bem avaliadas entre os turistas:

Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental: este hotel 5 estrelas oferece decoração moderna, quartos com varanda, piscina ao ar livre, academia, sauna e dois restaurantes. Há café da manhã incluído.

Windsor Brasilia Hotel: este hotel 4 estrelas oferece decoração moderna, piscina coberta, academia e restaurante. Há café da manhã incluído. Alguns quartos tem vista panorâmica para o Eixo Monumental.

Manhattan Plaza: este hotel oferece piscina ao ar livre, sauna, academia, restaurante e bar. Há café da manhã incluído.

Meliá Brasil 21: este hotel 5 estrelas oferece piscina aquecida na cobertura, academia, sauna e quartos com vista panorâmica.

Royal Tulip Brasília Alvorada: localizado às margens do Lago Paranoá, este hotel de luxo oferece duas piscinas, spa, restaurante e quartos com cama king-size e varanda. Há café da manhã incluído.

Lembre-se de considerar suas preferências de localização, orçamento e o propósito da sua viagem ao escolher onde se hospedar. Além disso, é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados e eventos especiais.


  • Você também irá gostar

Visita guiada pelo Palácio do Itamaraty em Brasília

Mirante da Torre de TV de Brasília: tudo que você precisa saber

Orla JK, a praia dos brasilienses no Lago Paranoá

5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Goiânia, a capital nacional do Art Déco

5 museus para você visitar na Cidade de Goiás

Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina

Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Viagem de 3 dias por Belo Horizonte: o que ver e fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *