Mais importante centro de memória e espaço de exposições de Itatiba, o Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima tem como principal objetivo preservar, divulgar e valorizar a história e o patrimônio cultural da cidade.
Nomeado em homenagem ao Padre Francisco de Paula Lima, um importante líder religioso local, o museu abriga uma exposição permanente e um espaço para exposições temporárias culturais e artísticas.
-
História do Museu
O Museu Histórico Municipal foi criado em 1996 a partir do desejo da comunidade e das autoridades locais de preservar a memória de Itatiba. O local escolhido foi o Solar Godoy Moreira, um casarão colonial construído em 1875 e que foi totalmente restaurado para abrigar o espaço.
O casarão é amplo e conta com inúmeras salas que foram adaptadas para trazer mais conforto, acessibilidade e infraestrutura para as exposições.
O casarão também abriga um grande jardim nos fundos, com bancos para descanso.
-
Mas quem foi o Padre Lima
O nome do museu foi escolhido para homenagear o Padre Francisco de Paula Lima, mestiço e filho de escravos nascido em 1844 no município de Itu e que teve grande influência em Itatiba durante o século XIX.
O Padre Lima ficou conhecido por sua atuação na pastoral na cidade e também pelos projetos sociais e educacionais que participou, como a construção de escolas e de iniciativas que trouxessem melhorias para a população. Inclusive, ao longo de sua trajetória chegou a ser vereador em Itatiba.
-
Acervo e Exposições
O acervo do museu é bem variado, mas a sua exposição permanente intitulada “Caminhos do Passado” guarda móveis, instrumentos, fotografias, instrumentos de trabalho, utensílios domésticos, moedas, entre outros itens que ajudam a contar a história de Itatiba.
-
Informações importantes
Endereço: Praça da Bandeira, 122 – Centro, Itatiba – SP, 13250-320.
Horário de Funcionamento:
De terça à domingo, das 10h às 17h.
Segunda-feira, fechado.
Contato: (11) 4524-1264
E-mail: museupadrelima@cultura.itatiba.sp.gov.br
Fontes da pesquisa: Circuito das Frutas Paulista.
❗ Entrada gratuita.
-
Onde se hospedar em Itatiba?
Itatiba tem diversas opções de hospedagem que vão de hotéis a pousadas, passando por hotéis fazenda e Airbnbs. A proximidade com outras cidades grandes como Campinas e Jundiaí também dão a possibilidade de ficar hospedado nessas cidades e visitar Itatiba facilmente.
Abaixo listo algumas opções interessantes de hospedagem na própria cidade, todos de fácil acesso:
– Lazuli Hotel: localizado a 1,8 km do Jardim Zoológico de Itatiba, o Lazuli Hotel oferece buffet de café da manhã, bar, academia e sauna.
– Hotel Villa D’Angelo: cercado de muito verde e com piscina ao ar livre, academia, jardim. bar e restaurante que serve cozinha nacional, todos os quartos do hotel dispõem de área de estar.
– ibis Itatiba: esse hotel 3 estrelas dispõe de acomodação com jardim, estacionamento privativo grátis, restaurante e bar.
– Hotel Nosso Sonho: oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito e jardim. As reservas incluem café da manhã.
– Hotel Fazenda Dona Carolina: localizado em uma antiga fazenda colonial de café, oferece uma vista deslumbrante do campo e do rio. Você pode fazer passeios a cavalo, nadar na piscina e relaxar na sauna.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
O que ver e fazer em Morungaba
Restaurante Riacho Doce em Itupeva-SP
Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi
Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP
Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações
Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas
Sabores de Jundiaí: Adega e Cervejaria Galvão
Trilhas São Vicente e do Bar da Cachoeira no distrito de Joaquim Egídio