Com uma dos projetos arquitetônicos mais curiosos de Brasília, justamente por lembrar uma pomba, o Panteão da Pátria e da Liberdade é um espaço cívico que homenageia heróis e heroínas nacionais que ajudaram na construção da nação brasileira.
Vamos conhecer mais sobre esse lugar tão simbólico em Brasília? 😍
-
História
O edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e teve a pedra fundamental lançada em 15 de outubro de 1985. Já a sua inauguração oficial ocorreu em 7 de setembro de 1986, pelo então presidente José Sarney, tendo sido uma doação da Fundação Bradesco ao governo do Distrito Federal.
Promovendo a memória e o diálogo sobre os valores democráticos, sendo também um local de reverência para aqueles que acreditam na importância da liberdade e dos direitos civis, o Panteão homenageia nomes como Tiradentes, Deodoro da Fonseca e Zumbi dos Palmares.
Porém, diferentemente de outros panteões mundo a fora, o Panteão da Pátria não contém o túmulo de nenhum dos homenageados.
-
O que visitar
O Panteão da Pátria tem três pavimentos, sendo que dois deles abrigam exposições permanentes:
-
Memorial Tancredo Neves
Toda a parte expositiva do 1ª piso, conhecido como Salão Vermelho, é dedicada ao ex-presidente Tancredo Neves, conhecido por sua atuação na transição para a democracia após o período da ditadura militar.
Nascido em 4 de março de 1910, começou sua trajetória política como deputado estadual e federal, e depois se tornou governador de Minas Gerais. Durante sua gestão, promoveu importantes reformas sociais e administrativas.
Em 1984, Tancredo foi escolhido como candidato à presidência pela oposição, representando uma ampla aliança política. Sua eleição, em uma votação indireta, simbolizou o fim da ditadura militar. Porém, Tancredo Neves faleceu em 21 de abril de 1985, antes de assumir o cargo, gerando grande comoção no país.
Reinaugurado em 2013, o memorial abriga uma coleção formada por fotografias, matérias de jornais e revistas e objetos pessoas de Tancredo.
-
Painel de Athos Bulcão
Ao fundo do Salão Vermelho está um grande painel do artista Athos Bulcão chamado de “Mural da Liberdade” e que homenageia o movimento da Inconfidência Mineira.
-
Vitral de Marianne Peretti
Marianne Peretti foi a única mulher na equipe de artistas que participaram da construção de Brasília e entre os vários vitrais de sua autoria pela cidade, um dos que mais se destacam é o do Panteão, localizado logo na entrada do Salão Negro.
-
Livro de Aço dos Heróis Nacionais
Ainda no Salão Negro há o Livro de Aço dos Heróis Nacionais, que confere o status de herói nacional aos ali registrados.
Entre os nomes há o de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, Anita Garibaldi, Duque de Caxias, Zilda Arns e o Almirante Tamandaré.
Uma curiosidade é que toda vez que um novo nome é registrado, uma cerimônia in memoriam ao homenageado é realizada.
-
Painel da Inconfidência Mineira
Mas o grande destaque desse salão é o Painel da Inconfidência Mineira, um grandioso conjunto de sete painéis realizados por João Câmara Filho.
Cada painel ilustra uma fase da Inconfidência Mineira, tendo como foco o suplício de Tiradentes.
-
Pira da Pátria
Faz parte do complexo do Panteão a Pira da Pátria, monumento também projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1986 para simbolizar a “chama eterna da democracia”. Porém, a chama que nunca deveria ser apagada ficou desligada de agosto de 2016 a outubro de 2018 devido a um vazamento de gás.
Depois de uma grande reforma, a chama foi acessa novamente e permanece desde então.
-
Painéis curvos
Também localizado na parte externa, não deixe de conferir os três painéis curvos que representam o Exército, Marinha e Aeronáutica, guardiões da democracia.
-
Informações importantes
Endereço
Praça dos Três Poderes, Eixo Monumental, Brasília – DF, 70100-000.
Horário de funcionamento
De terça à sexta, das 9h às 18h
Sábado e domingo, das 9h às 17h
Segunda-feira, fechado
❗ Entrada gratuita
CONTATOS
Telefone: (61) 3225-7660
-
Melhor época para visitar Brasília
Brasília tem um clima tropical com duas estações bem definidas: a estação seca e a estação chuvosa. Aqui estão algumas considerações sobre as diferentes épocas do ano:
-
Estação Seca (Abril a Setembro)
-Essa é a estação mais popular para visitar Brasília devido ao clima mais ameno e dias ensolarados.
-As temperaturas durante a estação seca tendem a ser mais agradáveis, com máximas que variam entre 25°C e 30°C.
-É uma época ideal para atividades ao ar livre, como visitar os pontos turísticos, parques e jardins de Brasília, incluindo o Eixo Monumental, o Parque da Cidade e o Lago Paranoá.
-Durante a estação seca, as chances de chuva são bem menores.
-
Estação Chuvosa (Outubro a Março)
-As temperaturas ainda são agradáveis, mas o calor pode ser mais intenso, com máximas que variam entre 28°C e 32°C.
-As chuvas são mais constantes no final da tarde.
-No final do ano, devido ao recesso/férias, a cidade está mais tranquila para ser visitada.
-Mas independente da época que você escolher, tenho certeza que sua experiência será ótima. 🙂
-
Onde se hospedar
Brasília oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos. A escolha do local para se hospedar dependerá das suas preferências, do motivo da sua viagem e do seu orçamento.
Aqui estão as áreas mais populares da cidade onde você pode considerar se hospedar:
-
Asa Norte e Asa Sul
-Esses são bairros residenciais, mas também têm algumas opções de hospedagem, incluindo pousadas e apartamentos/casas de aluguel.
-As Asas Norte e Sul são áreas bem planejadas, com amplas avenidas e áreas verdes, proporcionando uma experiência tranquila em meio à cidade.
-
Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHTN)
-Esta área está situada ao longo do Lago Paranoá e é conhecida por seus resorts e hotéis de luxo.
-É uma excelente escolha se você estiver procurando por acomodações mais sofisticadas e quiser desfrutar da vista do lago.
-
Setor Comercial Norte (SCN)
-Esta área oferece uma variedade de hotéis e é uma escolha conveniente para viajantes a negócios, pois está próxima ao Setor Bancário e a centros de convenções.
-
Setor Hoteleiro de Taguatinga
-Taguatinga é uma cidade satélite de Brasília e o Setor Hoteleiro de Taguatinga oferece opções de hospedagem a preços mais acessíveis, embora esteja um pouco mais afastado do centro de Brasília.
-
Setor Hoteleiro Norte e Sul (SHN e SHS)
-Essas áreas estão localizadas próximas ao Eixo Monumental, que abriga muitos dos principais pontos turísticos de Brasília, como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes.
-Você encontrará uma variedade de hotéis de diferentes categorias e preços nessas regiões, tornando-as uma escolha conveniente para os visitantes.
Para auxilia-los, deixo abaixo alguma opções bem avaliadas entre os turistas:
–Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental: este hotel 5 estrelas oferece decoração moderna, quartos com varanda, piscina ao ar livre, academia, sauna e dois restaurantes. Há café da manhã incluído.
–Windsor Brasilia Hotel: este hotel 4 estrelas oferece decoração moderna, piscina coberta, academia e restaurante. Há café da manhã incluído. Alguns quartos tem vista panorâmica para o Eixo Monumental.
–Manhattan Plaza: este hotel oferece piscina ao ar livre, sauna, academia, restaurante e bar. Há café da manhã incluído.
–Meliá Brasil 21: este hotel 5 estrelas oferece piscina aquecida na cobertura, academia, sauna e quartos com vista panorâmica.
–Royal Tulip Brasília Alvorada: localizado às margens do Lago Paranoá, este hotel de luxo oferece duas piscinas, spa, restaurante e quartos com cama king-size e varanda. Há café da manhã incluído.
Lembre-se de considerar suas preferências de localização, orçamento e o propósito da sua viagem ao escolher onde se hospedar. Além disso, é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados e eventos especiais.
-
Você também irá gostar
Visita guiada pelo Palácio do Itamaraty em Brasília
Mirante da Torre de TV de Brasília: tudo que você precisa saber
Orla JK, a praia dos brasilienses no Lago Paranoá
5 parques que você precisa conhecer em Goiânia
Goiânia, a capital nacional do Art Déco
5 museus para você visitar na Cidade de Goiás
Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina