Ainda pouco conhecida pelos turistas, as ruínas da Bateria de São Caetano da Ponta Grossa é, junto com a Fortaleza de São José, um dos mais importantes conjuntos de arquitetura militar de Florianópolis.
Aqui, além do visitante conhecer mais da história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, também pode admirar lindas paisagens do litorial da cidade.
-
Mas o que é uma bateria?
Sabe quando visitamos uma fortificação e vemos um espaço que abriga canhões e outras armas de artilharia? Pois é, na arquitetura militar, essa plataforma é a chamada bateria, que também pode ser designada como bataria.
Existem baterias cobertas e descobertas e que variam em tamanho e composição, dependendo das necessidades e dos recursos, sendo fundamentais para o poder de fogo e a capacidade operacional das forças armadas.
-
História da Bateria de São Caetano
A Bateria de São Caetano da Ponta Grossa foi construída em 1765 com o objetivo de defender o lado leste da Fortaleza de São José da Ponta Grossa de ataques por terra, onde a fortaleza estava pouco protegida.
Para essa proteção, a Bateria de São Caetano foi armada com seis canhões voltados para a Praia de Jurerê. Além disso, possuía uma guarita e duas construções que não se sabe ao certo suas funções, mas pesquisas indicam que poderiam ser o Paiol de Pólvora e o alojamento dos soldados.
Curioso que durante a invasão espanhola de 1777, essa bateria foi a primeira fortificação da ilha tomada pelos espanhóis, que desembarcaram na Praia de Canasvieiras.
Com o passar dos anos, porém, foi perdendo a sua importância até ser abandonada no século XIX, junto com a Fortaleza de São José.
-
O que visitar?
Hoje, a Bateria de São Caetano está em ruínas, restando apenas alguns fragmentos da guarita e dos dois prédios adjacentes, assim como trechos das muralhas que cercavam o local.
E além de visitar essas ruínas, outro ponto alto do local são os seus mirantes. Justamente por ser um ponto estratégico de defesa, as vistas lá de cima para o mar e a Praia de Jurerê são incríveis.
-
Melhor época para visitar
Florianópolis pode ser visitada durante todo o ano, mas a melhor época é durante o verão, que vai de dezembro a março.
Nessa época, as temperaturas são mais elevadas, o sol brilha intensamente e a umidade é menor, o que proporciona dias mais agradáveis para curtir as praias, praticar esportes aquáticos e fazer atividades ao ar livre.
No entanto, essa também é a época mais movimentada na região, com maior fluxo de turistas e preços mais elevados em hospedagem e serviços turísticos. Portanto, se você prefere um ambiente mais tranquilo e preços mais acessíveis, pode optar por visitar a cidade durante a primavera ou o outono, quando o clima ainda é agradável e a região é menos movimentada.
Já no inverno, que vai de junho a setembro, as temperaturas são mais baixas, mas ainda é possível curtir dias ensolarados.
É importante lembrar que as condições climáticas podem variar, e é sempre importante consultar a previsão do tempo antes de programar atividades ao ar livre.
-
Onde se hospedar
Por ser um destino turístico popular, Floripa oferece uma variedade bacana de opções de hospedagem em sua rede hoteleira. Essas opções incluem hotéis, pousadas, resorts e outras formas de acomodação.
Para ajudar a organizar sua viagem, abaixo estão alguns dos bairros e áreas mais populares entre os turistas para hospedagem:
- Centro: o centro de Florianópolis oferece uma variedade de hotéis e pousadas, muitos dos quais são convenientes para viajantes a negócios e turistas que desejam explorar o centro histórico da cidade.
- Jurerê: Jurerê Internacional é um dos bairros mais luxuosos de Florianópolis e abriga resorts e hotéis de alto padrão. É conhecido por suas praias de águas calmas e suas opções de entretenimento.
- Canasvieiras: este bairro é popular entre os turistas e oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas e apartamentos para alugar. É conhecido por sua vida noturna animada, sua praia e pela grande quantidade de viajantes argentinos.
- Lagoa da Conceição: a área ao redor da Lagoa da Conceição é extremanente charmosa e super popular entre os praticamentes de esportes aquáticos e amantes da vida noturna agitada, com muitos bares e restaurantes. É um ótimo lugar para explorar as Dunas da Joaquina e arredores.
- Santo Antônio de Lisboa: este bairro oferece uma atmosfera tranquila e uma rede hoteleira mais intimista, com pousadas e hotéis boutique. É conhecido por seu ambiente rústico e sua gastronomia.
- Campeche: Campeche é famoso por suas praias extensas e é uma área em crescimento no que diz respeito à rede hoteleira. Aqui, você pode encontrar hotéis e pousadas próximos à praia.
-
Ingleses: Ingleses é uma área turística com uma variedade de hotéis, resorts e pousadas para diferentes perfis e bolsos. É conhecido por sua popular praia e grande variedade de comércio.
Sabendo disso, abaixo eu deixo algumas opções de hospedagem interessantes para vocês:
–Hotel & Pousada Favareto: localizado a 150m da Praia dos Ingleses e a um quarteirão de restaurantes, bares e lojas, possuí piscina ao ar livre, salão de jogos, churrasqueira e quartos com ar-condicionado.
–Hotel Natur: cercado por muito verde e com localização próxima a praia do Campeche, oferece piscina e uma banheira de hidromassagem ao ar livre. Há café da manhá incluído.
–Intercity Portofino Florianópolis: localizado a 350 metros do Floripa Shopping, esse hotel 4 estrelas oferece academia, bar, restaurante e piscina coberta. É possível se hospedar com seu animal de estimação, desde que esteja dentro dos requisitos.
–Pousada Essência do Sol: localizada a 300 metros da Lagoa da Conceição, oferece piscina, jardim e terraço ao ar livre.Já os quartos tem obras de arte e iluminação aconchegante – alguns possuem banheira de hidromassagem e chuveiro de hidromassagem vertical.
–Belle Arti Pousada: localizada a 100 metros da Praia da Daniela, oferece piscina aquecida, terraço ao ar livre e quartos com varanda e cozinha compacta equipada. Há café da manhã incluído.
–Interclass Florianópolis: localizado em frente à Universidade UFSC e próximo ao Shopping Iguatemi, tem acomodações espaçosas e modernas, incluindo espaços para negócios. Há café da manhã incluído.
–Ibis Florianópolis: localizado no centro de Florianópolis, a 7 km do Floripa Shopping, oferece acomodações compactas que aceitam pets e quartos com ar-condicionado.
Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.
-
Você também irá gostar
Viagem por Florianópolis: Praia dos Ingleses e as Dunas do Santinho
Viagem por Gramado e Canela: visita guiada pela Vitivinícola Jolimont
Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”
9 parques que você precisa conhecer em Curitiba
Chalé da Praça XV: bar e restaurante no centro de Porto Alegre
Roteiro de 3 dias por Curitiba, uma das cidades mais bonitas do Brasil
Torre Panorâmica de Curitiba: a melhor maneira de ver a cidade do alto