Engenho d’Água: praia, fazenda e a Exposição de Gilmar Pinna em Ilhabela

Uma das praias centrais mais populares de Ilhabela, a praia do Engenho d’Água tem areias finas e limpas e uma orla bem equipada com equipamentos de ginástica, ciclovia, um quiosque e um calçadão que está sempre cheio.

Outro lugar que está sempre cheio é o píer localizado em um dos extremos da praia, muito utilizado por pescadores, turistas que querem admirar os cardumes de peixes ou simplesmente se jogar nas águas da praia.

Esportes náuticos como wind ou kite surf também são bem populares por aqui.


  • Onde fica?

Localizada entre as praias do Pequea e Itaquanduba, a praia do Engenho d’Água também chama a atenção por seu fácil acesso, já que fica a apenas 5,4Km da balsa e a 1,8Km da Vila, o Centro Histórico de Ilhabela.

Inclusive, a praia é cercada por bairros nobres e caso você circule pelas ruas internas, notará grandiosas mansões e casas de veraneio com vista para o mar.

Típica casa do bairro do Engenho d’Água

  • Fazenda Engenho D’Água

Mas além das grandes casas, talvez o maior símbolo do bairro seja a Fazenda Engenho D’Água, grandiosa propriedade de 43,5 mil m² que foi fundada no século XVIII, na mesma época em que a produção de cana de açúcar começou a se expandir no litoral norte de São Paulo.

Hoje, o casarão colonial e as casas adjacentes, assim como toda a área verde ao redor, que incluí belissímos jardins com vistas para o mar, forma o Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água.

Jardins da fazenda

Além de ter entrada gratuita, é possível realizar uma visita guiada pela fazenda, que nos proporciosa uma volta ao passado de Ilhabela – eu conferi esse tour e conto todos os detalhes aqui.


  • Exposição de Gilmar Pinna

Outro ponto muito famoso da praia do Engenho D’Água é a exposição “Paixão – Caminhando no amor, na união e na justiça”, do artista Gilmar Pinna.

Localizada em um jardim entre a fazenda e o mar, esse conjunto de esculturas mostram Jesus Cristo no Calvário, assim como outas representações religiosas.

As 46 esculturas são feitas de aço inox e tem grandes proporções – algumas peças tem 3 metros de altura e pesam 300 quilos.


  • Se localize


  • Melhor época para ir

A melhor época para visitar Ilhabela depende dos seus interesses e condições, mas por ser um lugar repleto de lindas praias e muitas atividades na natureza, dias com o tempo aberto e com boa temperatura são mais recomendados.

Verão (Dezembro a Fevereiro): Esta é a alta temporada em Ilhabela devido às férias escolares e ao clima quente, com as temperaturas variando entre 25°C e 30°C. É o momento ideal para desfrutar das praias, atividades aquáticas, como mergulho e passeios de barco, e para participar de eventos locais. Em compensação, os valores costumam ficar mais elevados e as praias e o transito, em determinados locais, ficam saturados.

Outono (Março a Maio): Esta é uma ótima época para visitar Ilhabela, pois as temperaturas começam a diminuir um pouco e a ilha fica menos lotada em comparação com o verão. Você ainda poderá aproveitar a maioria das atividades, incluindo trilhas e praias, sem o calor intenso.

Inverno (Junho a Agosto): Os meses de inverno são os mais frios em Ilhabela, com temperaturas médias em torno de 18°C a 23°C. Essa pode ser uma época tranquila para visitar, ideal se você prefere evitar multidões. No entanto, algumas atividades aquáticas podem ser limitadas devido às condições climáticas mais frias e a possibilidade de chuva.

Primavera (Setembro a Novembro): A primavera é outra boa época para visitar Ilhabela. As temperaturas começam a subir gradualmente, e a ilha fica mais verde e exuberante após a estação mais fria. É um momento agradável para explorar as trilhas e praias, com menos turistas em comparação com o verão.

Lembre-se de que o clima pode variar, e é sempre uma boa ideia verificar a previsão do tempo antes de sua viagem.

Dia nublado na Praia do Curral

  • Onde se hospedar

Ilhabela oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos. Além disso, a escolha da região da ilha para se hospedar interfere no tipo de experiência que você procura e das atividades que pretende fazer:

– Vila (Centro Histórico): A Vila é o centro histórico de Ilhabela, conhecido por suas ruas charmosas, restaurantes, lojas e vida noturna agitada, com muitos bares e restaurantes. Ficar na Vila permite fácil acesso a essas comodidades, além de estar próximo ao píer de balsas e à Marina. Também permite fácil acesso as demais partes da ilha.

Rua do Meio, popular rua da Vila cheia de bares e lojas.

– Praias do Sul: é no lado sul da ilha que estão algumas das praias mais badaladas, como Praia do Curral, Praia Grande e Praia do Julião. Justamente por isso, há uma boa variedade de hospedagens de luxo com vistas deslumbrantes.

– Praias do Norte: As praias do norte, como Praia do Perequê e Praia do Viana, são áreas onde você encontrará opções de hospedagem mais acessíveis. Elas também têm fácil acesso ao centro e a várias atividades, tornando-as uma boa escolha para quem quer equilibrar preço e conveniência.

– Praias do Leste: se hospedar no lado leste da ilha é ter um contato direto com a natureza, idela para quem gosta de explorar a mata atlântica e deseja um ambiente mais tranquilo e relaxante.

Castelhanos, a mais famosa praia do lado leste de Ilhabela

Considerando as diferentes partes da ilha, deixo abaixo algumas opções para vocês:

Galápagos ApartHotel: localizado na Praia do Pereque, oferece restaurante, bar, jardim, piscina ao ar livre, terraço e quartos com cozinha e ar-condicionado. Há café da manhã continental.

VELINN Pousada 8 Ilhas: localizada no extremo sul da ilha, a pousada oferece quartos com varanda térrea, ar-condicionado, frigobar e alguns com banheira de hidromassagem. Há café da manhã incluído.

Solar Ilha Bela: localizada a apenas 500m da Cachoeira da Água Branca, oferece chalés independentes com ar-condicionado e algumas unidades com varanda térrea.

Vila Siriúba Hotel: localizado na Praia da Siriúba e a 200 metros da Praia do Viana, o hotel oferece acomodações com ar-condicionado e acesso a um jardim com piscina ao ar livre. Algumas unidades incluem cozinha com geladeira, forno e micro-ondas. Há café da manhã.

Pousada Maria Felipa: localizado próximo a Praia do Perequê, oferece terraço ao ar livre com piscina, jardim e lounge compartilhado. Há café da manhã.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Praia da Feiticeira em Ilhabela

Praia do Itaguaçu e o Mirante do Morro da Cruz em Ilhabela

Conheça a cachoeira da Água Branca em Ilhabela

Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião

Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá

Conheça a Praia de Itararé em São Vicente

Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá

Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *