Conheça a Praia de Itararé em São Vicente

Uma das praias mais famosas e badaladas de São Vicente, Itararé fica localizada entre as ilhas de Urubuqueçaba e Porchat, bem na divisa com a cidade de Santos. Tem uma grande faixa de areia com 2,5 km de extensão e águas tranquilas a maior parte do ano, sendo ideais para banho.

Além da praia em si, Itararé tem outras atrações interessantes, como um complexo de lazer na orla e um teleférico:

  • Pedra da Feiticeira

Ora cercada pelo mar, nas marés cheias; ora cercada pela areia, nas marés baixas, a Pedra da Feiticeira é famosa por suas lendas e mistérios. A escultura no topo da pedra faz alusão a uma mulher misteriosa que, segundo a lenda, vagava pela região por volta de 1500 e que era chamada de bruxa ou feiticeira devido às suas roupas velhas. Essa mulher vivia contando aos moradores do recém criado vilarejo seu amor por um marinheiro português, com quem tivera um filho. Apesar disso, o marinheiro a abandonou e ela se isolou no alto dessa pedra.

  • Orla de Itararé

A bonita orla de Itararé é cercada por prédios e cortada por uma grande e arborizada avenida. Assim como em Santos, a orla foi completamente urbanizada e recebeu um complexo de lazer com quiosques, quadras esportivas, playground e jardins.

Avenida da orla

  • Ilha Porchat

Um dos lugares mais famosos da cidade, a Ilha Porchat não é exatamente uma ilha, já que ela sempre foi conectada ao continente, com exceção dos dias de maré alta, quando era necessária a utilização de uma ponte. Atualmente, uma avenida faz a conexão entre a orla e a ilha. Possuí hotéis, restaurantes, clubes, mirantes e um monumento feito por Oscar Niemeyer.

  • Teleférico

O famoso teleférico de São Vicente liga a praia até o alto do Morro do Voturuá, bem próximo da divisa com Santos. Inaugurado em 2002, o teleférico tem extensão de 700 metros, a maioria dele sobre resquícios da Mata Atlântica, em uma viagem que dura cerca de 11 minutos. Já o morro tem 180 metros de altura e é famoso também pelos voos de Asa Delta.

Acredita-se que mais de 1 milhão de pessoas já andaram no teleférico.

  • Se localize

Conheça o Museu do Café de Santos clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *