Conheça as ruínas do Engenho dos Erasmos, monumento nacional em Santos

Santos é uma das cidades mais antigas e visitadas do país, conhecida principalmente por suas praias, riquíssimo centro histórico e claro, o maior Porto da América Latina. Mas a cidade natal de Pelé guarda também um dos mais importantes e interessantes sítios arqueológicos do Brasil, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos.

Datado de 1534 e composto de várias ruínas e sítios arqueológicos do que foi um dia um dos maiores engenhos de açúcar da região, pesquisas apontam que Engenho dos Erasmos foi a terceira construção do gênero no continente americano.

Rico em história e belezas arquitetônicas, esse lugar é capaz de nos levar de volta ao passado. Vamos conhecê-lo? 😍


  • História

A construção do Engenho dos Erasmos está completamente ligada à fundação da Vila de São Vicente em 1532 e o início da manufatura açucareira, quando o então Governador da Capitania, Martim Afonso, mandou construir um engenho de açúcar com uma fortaleza por volta de 1534.

Em 1540, o engenho foi vendido ao comerciante Erasmo Schetz e foi sob a direção da católica família Schetz que foi construída uma capela dedicada a São Jorge e que caracterizou o período de apogeu do Engenho, quando haviam mais de cem escravos em suas dependências. Com isso, o engenho passou a ser conhecido como “dos Erasmos” ou “São Jorge dos Erasmos”.

Um século depois, o engenho passou por um período de decadência, motivado principalmente pelo crescimento da produção açucareira no Nordeste e os constantes ataques de piratas. Vendido em 1620, funcionou até meados do século XVIII, quando foi praticamente abandonado.

Só no século XX as ruínas foram redescobertas, quando os terrenos da região da Vila São Jorge foram comprados e loteados por Otávio Ribeiro de Araújo.

O espaço com as ruínas foi doado por ele em 1958 à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, que rapidamente realizou estudos no local e reconstruiu a área provável de fabricação do açúcar.

Nas décadas seguintes, o espaço foi tombado como Monumento Nacional pelo IPHAN em 1963, pelo CONDEPHAAT em 1974 e pelo CONDEPASA em 1990.

Sua importância é justificada por ser um dos poucos testemunhos da ocupação europeia no continente (sendo o único do tipo no estado de São Paulo) e também por ser um importante resquício do contato entre colonizador, indígenas e africanos escravizados.

sítio arqueológico

  • O Engenho hoje

Além de Monumento Nacional, as ruínas são também um sítio arqueológico, centro de pesquisa e um importante espaço turístico-cultural. Além de resquícios da mata atlântica em processo de recuperação, no espaço protegido é possível encontrar as ruínas da:

Soleira de porta, indício da entrada para o local onde ficava o paiol de armas.

Seteira, para segurança típica de fortificações medievais.

Pavilhão Saia: local onde ficavam a moenda, as caldeiras e fornalhas para a produção do açúcar.

Pavilhão Saia

Fosso, que provavelmente era utilizado para guardar armamentos e pólvora.

Fosso

Capela consagrada à São Jorge, padroeiro de Portugal na época.

Lateral da capela

Cemitério, onde escavações sugerem a utilização do espaço em dois momentos: o primeiro, anterior ao engenho e o segundo, após 1534.

E para finalizar, a Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária, onde são realizados projetos e pesquisas, além de permitir a apropriação do espaço pelas comunidades interessadas. O espaço também conta com auditório, biblioteca e área para exposições.

Pequena exposição na Base Avançada de Pesquisa

  • Como visitar

O Engenho dos Erasmos fica aberto de segunda à domingo (inclusive alguns feriados), das 9h às 16h. A entrada ao sítio arqueológico e as atividades ali realizadas são todas gratuitas. Em dias chuvosos, as visitas às ruínas são suspensas, mas as atividades na Base de Cultura e Extensão continuam.

As visitas são guiadas por educadores e não é necessário agendamento para grupos de até 5 pessoas. Caso necessite agendar, o contato pode ser feito pelo telefone (13) 3229-2703 ou pelo ruinasengenho@usp.br. 

Endereço: Rua Alan Cíber Pinto, 96 Vila São Jorge, Zona Noroeste, Santos – SP – CEP 11085-625.


  • Se localize


  • Quando visitar Santos?

A melhor época para visitar Santos, assim como outras cidades litorâneas do estado de São Paulo, pode variar dependendo das preferências pessoais e do tipo de atividades que você deseja realizar:

– Verão (dezembro a fevereiro): durante o verão, Santos e suas praias ficam movimentadas, o clima é quente e a água do mar está mais agradável para banho. É uma excelente época para aproveitar as praias, atividades ao ar livre e a vida noturna da cidade. No entanto, prepare-se para praias mais cheias e preços mais altos nas acomodações devido à alta temporada.

– Primavera (setembro a novembro) e Outono (março a maio): estas são épocas excelentes para visitar Santos se você prefere temperaturas mais amenas e praias menos lotadas. Durante a primavera e o outono, você ainda pode desfrutar de dias agradáveis na praia, fazer caminhadas e explorar a cidade, mas sem o calor intenso do verão.

– Inverno (junho a agosto): O inverno em Santos é mais fresco, com temperaturas mais baixas do que no verão, mas ainda é uma época viável para visitar a cidade. Se você não se importa com temperaturas mais amenas e prefere evitar as multidões, o inverno pode ser uma boa opção. No entanto, as chuvas são mais frequentes nessa época.

Além das condições climáticas e das preferências pessoais, também é importante considerar eventos e festivais que possam estar acontecendo em Santos durante a sua visita, como Carnaval e Reveillón.

Anoitecer nas ruínas

  • Onde se hospedar em Santos?

Santos oferece diversas opções de hospedagem para atender a diferentes gostos e orçamentos e a escolha de onde se hospedar depende das suas preferências, como proximidade da praia, do centro da cidade, tipo de acomodação, orçamento e necessidades específicas.

Abaixo estão algumas áreas populares entre os turistas na cidade:

– Ponta da Praia: esta é uma área popular para quem deseja ficar perto da região portuária, da travessia da balsa para Guarujá e do Aquário.

– Gonzaga: o bairro do Gonzaga é uma região movimentada em Santos, com muitas opções de comércio, restaurantes e entretenimento. Há hotéis, apart-hotéis e pousadas nesta área.

– Boqueirão: esta área também está próxima à praia e é conhecida por sua movimentação, com diversos estabelecimentos comerciais. Você encontrará hotéis e pousadas aqui.

– José Menino: um bairro mais tranquilo, ideal para quem busca um ambiente mais sereno. Fica próximo da divisa com São Vicente e ao Emissário Submarino de Santos.

Embaré: mix de bairro residencial e comercial, abriga atrações como a Basília de Embaré e um popular shopping.

– Centro: se você prefere ficar perto de pontos turísticos históricos e culturais, o centro de Santos oferece hotéis e pousadas que podem ser uma escolha conveniente.

Sheraton Santos Hotel: localizado em Aparecida, a apenas 2 quarteirões da praia e do PraiaMar Shopping, esse hotel 5 estrelas tem piscina coberta, academia, spa, salão de jogos, restaurante e quartos com vista da cidade.

Parque Balneário by Atlantica Hotels: localizado a apenas 30 metros da Praia do Gonzaga, o hotel dispõe de piscina ao ar livre com vista para o mar, banheira de hidromassagem, salões de jogos e brinquedos, sauna, academia, restaurante e bar.

Atlântico Inn Hotel: localizado a apenas 400 metros da Praia do Gonzaga, este hotel oferece piscina ao ar livre, buffet de café da manhã, bar, espaço para eventos e estacionamento privativo.

Rolds Hostel: localizado a 1,8 km do Miramar Shopping e a 4 km do Brisamar Shopping, oferece cozinha compartilhada, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Também há quartos família.

Caiçara Hotel: localizado a 800 metros da Miramar Shopping e a 2 km da Praia do Gonzaga, oferece buffet de café da manhã e quartos com ar-condicionado, TV a cabo, telefone e banheiro privativo.

Ibis Budget Santos Gonzaga: localizado na quadra da praia e a 2 minutos a pé do Miramar Shopping, oferece quartos com ar-condicionado, Wi-Fi grátis e banheiro privativo. Um café da manhã simples é servido diariamente no restaurante por uma taxa extra.

Certifique-se de fazer reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada de verão, quando a cidade recebe muitos turistas.


  • Você também irá gostar

Praia da Feiticeira em Ilhabela

Visita guiada pela Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela

Conferindo o Restaurante Balneário Praia em São Sebastião

Visitando o Acqua Mundo, o famoso aquário do Guarujá

Conheça a Praia de Itararé em São Vicente

Canto do Tortuga: tranquilidade na Praia da Enseada, Guarujá

Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos

Uma resposta a “Conheça as ruínas do Engenho dos Erasmos, monumento nacional em Santos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *