Bairro do Embaré: praia, lazer e religiosidade em Santos

Popularmente conhecida por sua igreja voltada a orla, o Embaré é uma das praias mais famosas e badaladas de Santos.

Já o bairro do Embaré, onde se localiza a praia, foi oficialmente fundado em 16 de setembro de 1875 e seu nome significa “paineira” em tupi-guarani, sendo uma homenagem aos povos que aqui viviam antes da colonização. O que pouca gente sabe é que no passado, toda a extensão da praia de Santos, desde José Menino até a Ponta da Praia, recebia o nome de Praia do Embaré.

Atualmente, cerca de 40 mil pessoas vivem dentro dos limites do bairro, que é delimitado pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Affonso Penna, Siqueira Campos e Almirante Cochrane. É também um dos bairros mais desenvolvidos e valorizados da cidade.

  • O que ver e fazer no Embaré

  • Canais 4 e 5

Santos é cortada por 7 canais que foram construídos a partir de 1905, com o intuito de escoar a água da chuva para o mar, evitando alagamentos na área urbana e, consequentemente, a proliferação de doenças – esses canais fazem parte de um famoso plano de saneamento liderado por Saturnino de Brito.

A praia do Embaré fica localizada entre os canais 4 e 5, que formam um interessante contraste com a paisagem.

Canal 4
Canal 5
  • Jardins da Orla

Os jardins da orla de Santos são os maiores do mundo e margeiam toda a praia. No trecho do Embaré, há vários equipamentos de ginástica, bancos para descanso com vista para o mar e alguns monumentos, com destaque para a Estátua de Santo Antônio.

Há também vários quiosques populares, como o Burgman, que ficam lotados nos finais de semana.

Não esqueça de observar os famosos prédios tortos da orla haha.

  • Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Com inspiração gótica e projetada pelo engenheiro Maximilian Emil Hehl, o mesmo que projetou a Catedral da Sé, a Basílica de Santo Antônio do Embaré é uma das mais bonitas de Santos.

Sua construção se iniciou em 1911, a partir de uma antiga capela datada de 1874, e se estendeu até 1945, quando foi oficialmente inaugurada. Já em 1952, o Papa Pio XII elevou a igreja à categoria de basílica. Seu imponente interior tem murais do artista Pedro Gentili.

  • Praia do Embaré

As areias do Embaré seguem o tom escuro das praia de Santos e as águas aqui costumam ser mais tranquilas, ideias para quem está passeando com crianças.

  • Dicas:

Assim como outras praias brasileiras, infelizmente algumas pessoas com segundas intenções se aproveitam da distração dos turistas para fazer furtos. Por isso, cuide de seus pertences no calçadão e na areia.

  • Se localize:

 

  • Outros posts sobre Santos:

Museu do Café: memória e aromas em Santos

Conheça as Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *