Ao contrário de Milão, Nápoles não é conhecida pelo universo da moda ou de compras. E shoppings centers não costumam estar no topo da minha lista de lugares para visitar em viagens. Então, por que eu estaria escrevendo sobre a Galleria Umberto I em Nápoles?
Bem, porque esse é um dos mais famosos pontos turísticos da cidade e uma das galerias comerciais mais belas de toda a Itália – e ao visitá-la, é fácil entender o motivo.
Construída na forma de cruz, sua arquitetura lembra uma catedral, com um teto de vidro abobadado e uma vasta cúpula de 56 metros de altura no centro.
Além disso, a sensação de espaço e luz criada pelo teto de vidro é fascinante – os arcos simétricos dos andares superiores aumentam a sensação de grandeza, enquanto sob seus pés um impressionante mosaico do zodíaco se estende do ponto central da galeria.
O centro de compras leva o nome do rei Umberto I, que estava no trono quando a galeria foi construída em 1891, sendo uma das obras mais grandiosas do período conhecido como “reconstrução de Nápoles”, quando a cidade passou por uma grande reforma urbanística e arquitetônica – tanto que uma de suas inspirações foi a Galleria Vittorio Emanuele, em Milão.
-
O que fazer aqui?
Apesar da fama, a galeria passou anos “abandonada”, mas agora está sendo amplamente renovada, mantendo seu status como parte da lista da UNESCO do Centro Histórico de Nápoles – mesmo assim, notei um grande número de moradores de rua circulando pelos corredores a noite, com o intuito de se abrigarem.
Há também um hotel de luxo, o Hotel Art Resort Galleria Umberto, construído e mobilado em estilo barroco, dentro da própria Galleria.
O piso inferior está repleto de lojas, cafés e restaurantes, incluindo uma movimentada unidade do McDonald’s. O espaçoso centro da galeria também abriga concertos, exposições de arte e desfiles de moda.
-
Onde fica?
A Galleria Umberto I está localizada no leste da cidade, a poucos quarteirões do porto e da Piazza del Plebiscito. A entrada principal fica na Via San Carlo, em frente ao Teatro San Carlos. Mas há também outras 3 entradas nas vias Giuseppe Verdi, Santa Brigida e Toledo, a principal rua da cidade.
A galeria é aberta 24 horas por dia, mas seus estabelecimentos funcionam em horário comercial.
-
Se localize
-
Você também irá gostar
Viagem pela Costa Amalfitana: um dia em Positano
Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Lucca
Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Pisa, Itália
5 curiosidades incríveis sobre o Panteão de Roma
10 atrações imperdíveis para você conhecer em Veneza
Visitando as quatro basílicas papais de Roma
Tudo o que você precisa saber para visitar o Coliseu de Roma