Há muitas coisas para fazer em Nápoles, mas uma visita aqui não seria completa sem um passeio pela rua mais famosa e charmosa da cidade, a Via San Gregorio Armeno.
Localizada no distrito de San Lorenzo, no coração do Centro Histórico de Nápoles, a rua de aspecto medieval é conhecida por ser o lugar onde “todos os dias é Natal”, por reunir as melhores lojas e artesões especializados em artigos para presépios, uma tradição iniciada há vários séculos e que exportou para o mundo a representação do presépio napolitano.
-
O presépio napolitano
A tradição dos presépios da Via San Gregorio Armeno tem origem nos tempos clássicos. Onde hoje se localiza a Igreja de San Gregorio Armeno havia um templo dedicado a Ceres, deusa romana da agricultura, da fertilidade da terra e da colheita, ao qual os cidadãos ofereciam pequenas estatuetas de terracota, feitas nas lojas próximas, como forma de agradecimento.
O nascimento do presépio napolitano é, naturalmente, muito posterior e remonta ao final do século XVIII, mas se iniciou justamente nessas lojas.
Atualmente, há lojas e oficinas que produzem e vendem estátuas feitas em terracota retratando personagens da natividade, mas também celebridades e políticos como Sofia Loren, Lady Gaga, Lionel Messi, Barack Obama e Donald Trump. Há também os membros da família real.
Destaque para os estabelecimentos da família Ferrigno, no número 8, e da família Fratelli Capuano, número 28, onde é possível acompanhar boa parte da produção destas estátuas.
Esta mistura de sagrado e profano pode chocar os mais puritanos, mas resume perfeitamente a complexidade desta cidade e a incrível ironia e criatividade dos artesãos que transformam notícias mundiais e eventos especiais em uma forma singular de arte.
Muitos dos históricos presépios fabricados na San Gregorio Armeno estão expostos em museus da cidade, como o Museu de San Martino ou o Palácio Real de Caserta, que também valem a visita.
Atrações na Via San Gregorio Armeno
Claro que os presépios são as maiores atrações da rua, mas apesar de pequena, há inúmeros outros pontos de interesse histórico e cultural nela:
-
Igreja de San Gregorio Armeno
A igreja homônima é um dos complexos barrocos mais importantes de Nápoles. Foi construído no século X sobre as ruínas de um templo romano dedicado a Ceres, a antiga deusa da agricultura e da fertilidade, por um grupo de freiras que fugiram de sua terra natal com as relíquias do bispo da Armênia, São Gregório.

A fachada é bastante simples, com três arcadas encimadas por quatro pilastras da ordem toscana, enquanto o interior é magistralmente decorado com afrescos de Luca Giordano , com numerosos detalhes dourados. O retábulo-mor abriga a Ressurreição de Giovanni Bernardo Lama.
Mas o maior destaque vai para a torre do sino que conecta as duas alas do complexo monástico e que passa por cima da Via San Gregorio Armeno.

-
Igreja de San Gennaro all’Olmo
No passado esta construção foi uma capela-igreja pertencente ao complexo religioso de San Biagio Maggiore. Desconsagrada, o espaço é atualmente uma organização cultural pertencente a Fondazione Giambattista Vico.
Estudos recentes indicaram também que os ossos dos santos Biagio e Gregorio estavam dispostos sob a igreja.
-
Piazza San Gaetano
Esta movimentada praça presta homenagem a San Gaetano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos e proclamado santo em 1671. Seu túmulo se localiza dentro da Basílica de San Paolo Maggiore, que por sua vez se localiza em frente a essa praça.
Uma estátua em sua homenagem se encontra do centro. A praça também abriga a Igreja de San Lorenzo Maggiore.


-
Melhor época para ir
Os presépios podem ser apreciados durante todo o ano, já que as lojas e ateliês não fecham. Porém, os meses de novembro de dezembro são os mais movimentados, pois antecedem o natal. Eu visitei a San Gregorio em meados de março e havia bastante movimento.
-
Como chegar
A Via San Gregorio Armeno localiza-se entre a Via San Biagio Dei Librai e a Piazza San Gaetano e a melhor maneira de chegar nela é caminhando, já que o Centro Histórico de Nápoles não é um lugar muito convidativo para quem está de carro.
Se você, por exemplo, estiver hospedado perto da Piazza Garibaldi, ou na área da estação central, você deve atravessar a praça e seguir para o Corso Umberto I (também conhecido como “Rettifilo”) e em dez minutos chegará na San Armeno.
Já a estação de metrô mais próxima é a Estação Dante, localizada na Piazza Dante e pertencente a Linha 1. Desta praça até a San Armeno são apenas 10 minutos de caminhada.
-
Você também irá gostar
Viagem pela Costa Amalfitana: um dia em Positano
Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Lucca
Viagem pela Toscana: roteiro de um dia em Pisa, Itália
5 curiosidades incríveis sobre o Panteão de Roma
10 atrações imperdíveis para você conhecer em Veneza
Visitando as quatro basílicas papais de Roma
Tudo o que você precisa saber para visitar o Coliseu de Roma