Um passeio pelo Parque Rodó em Montevidéu

Mais famoso e talvez o mais visitado dos parques urbanos de Montevidéu, o Parque Rodó teve sua história iniciada com a construção de um parque de diversões em 1889 e que tinha apenas um brinquedo: a montanha-russa. Já a grande área verde com jardins começou a ser idealizado em 1900, a partir do projeto dos arquitetos franceses Carlos Thays e Carlos Racine. Entre 1903 e 1904 foram construídos o lago artificial, alamedas, terraços, coreto e um pequeno castelo.

Já seu nome é uma homenagem ao escritor uruguaio José Enrique Rodó, falecido em 1917, e que também dá nome ao bairro onde o parque está instalado.

Atualmente, o Parque Rodó abrange uma área de 85 hectares e, ao contrário da maioria dos parques do Brasil, é aberto, ou seja, não tem grandes ou muros – o que permitem acesso livre 24 horas por dia.

  • Atrações

  • Lago

Com uma superfície aproximada de 17.059m², o lago foi a primeira atração do parque urbano a ser construído e nele é possível fazer passeios em pedalinhos.

Uma das pontes que atravessam o lago
  • Museu Nacional de Artes Visuais

O museu tem a maior coleção de pinturas e esculturas abertas ao público do Uruguai. Fundado em 1911, abriga obras de artistas uruguaios como Rafael Barradas, Joaquín Torres García, José Cuneo, Carlos Federico Sáez, Pedro Figari, Juan Manuel Blanes e artistas estrangeiros como Pablo Picasso, Paul Klee e Goya.

Fonte: Wikipedia
  • Castelo

O pequeno castelinho do Parque Rodó estava fechado para obras no dia da minha visita.

  • Monumentos

Em meio aos jardins existem inúmeros monumentos, como o dedicado a José Enrique Rodó, feito pelo escultor José Belloni; o que presta homenagem ao dramaturgo Florencio Sánchez e o monumento a Confúcio, inaugurado em 1985.

Monumento à José Enrique Rodó
  • Palácio da Música

Este grandioso coreto é palco para as mais diversas apresentações culturais.

  • Parque de diversões

O parque de diversões mais antigo de Montevidéu foi inaugurado em 1889 com uma montanha-russa. Já os carrosséis vieram em 1903 – e esses continuam sendo os únicos brinquedos desse parque, que é super popular entre as crianças.

Fonte: Wikipedia
  • Fontes

Várias fontes estão instaladas pelo parque, com destaque para a Fonte de Vênus, a Fonte dos Atletas, obra de José Luis Zorrilla de San Martín e a Fonte Le Source, a mais bela de todas.

Fonte Le Source
Fonte Le Source com o prédio do Mercosul ao fundo
  • Galeria de Arte Municipal

Esta galeria ao ar livre sempre tem interessantes amostras de arte, com destaque para as fotografias urbanas.

  • Bônus

Bem ao lado do Parque Rodó fica uma das avenidas mais famosas de Montevidéu, a Rambla. A via percorre toda a costa da cidade, em uma extensão de mais de 22,2 quilômetros ininterruptos – é a mais longa calçada contínua do mundo. É super frequentada por praticantes de esportes.

  • Se localize

 

Conheça a Ciudad Vieja de Monteviéu, o bairro mais interessante da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *