A pequena Cravinhos, no nordeste do estado de São Paulo, é vista por muitos como apenas uma cidade dormitório e um local de passagem até a vizinha Ribeirão Preto.
Porém, ao desbravar Cravinhos, você encontrará uma cidade charmosa, de clima acolhedor e com várias atrações interessantes. 🥰
-
Informações práticas
Nome: Cravinhos
Estado: São Paulo
Fundação: 19 de março de 1876
População: 33 mil (2022) – 181° estado | 958° país
Gentílico: cravinhense
IDH: 0.756 – 188° do estado entre 645 municípios
Distância até a capital: 297 km
-
Onde fica?
Cravinhos faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, fazendo divisa com Ribeirão Preto, Serrana, Serra Azul, São Simão, Luiz Antônio e Guatapará.
A cidade fica encravada entre as rodovias Anhanguera e José Fregonese, sendo facilmente acessada de outras parte do estado – saindo da capital ou Campinas, basta seguir pela Anhanguera, sentido interior.
-
História
A atual cidade de Cravinhos originou-se da antiga Fazenda Cravinhos, nome que é uma referência a Cravina, uma planta conhecida por ser uma miniatura do cravo e que era muito comum na região.
Essa fazenda existia desde meados de 1856, quando seu proprietário era Antonio Caetano. Anos depois, a fazenda foi comprada pela família Pereira Barreto, que veio de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, em busca de terras férteis em São Paulo e encontraram na Fazenda Cravinhos, o local ideal para a produção de café e outros grãos.
E foi um dos integrantes da família, o Sr. Luiz Pereira Barreto, que solicitou ao jornal A Província, atual O Estado de São Paulo, que publicassem uma matéria falando sobre a fertilidade das terras da região. A partir daí, muitos fazendeiros começaram a se instalar nos arredores.
Além disso, o Sr. Luiz também conseguiu a aprovação da expansão da linha férrea da Companhia Mogiana, saindo de Ribeirão Preto até a área próxima da fazenda, o que foi concluído em 1883.
Com isso, começaram a surgir as primeiras construções da cidade, como a estação ferroviária, a casa do engenheiro responsável pela linha férrea, os primeiros comércios e a igreja matriz. Muitos imigrantes italianos também se firmaram na região.
Com esse crescimento, Cravinhos se emancipou oficialmente em 22 de julho de 1897.
-
O que ver e fazer
Cravinhos é uma cidade pequena e a maioria de suas atrações ficam localizadas na área central, sendo facilmente acessadas a pé (mas se você estiver de carro, é super fácil encontrar vagas disponíveis.
Eu visitei a cidade durante uma viagem pela região de Ribeirão Preto, onde visitei também as cidades de Brodowski e Batatais. Era um feriado, por isso, a cidade estava bem tranquila.
-
Igreja Matriz São José
Construída em estilo romano e com imagens vindas da Europa, a charmosa Igreja Matriz de São José foi inaugurada em 24 de junho de 1904, a partir de uma celebração do Padre Francisco Boti. Infelizmente, a igreja estava fechada no dia da minha visita.
Endereço: Avenida Rita Candida Nogueira, 555.
-
Praça da Matriz
A arborizada praça ao redor da Matriz de Cravinhos tem vários jardins, bancos para descanso e abriga o tradicional presépio da cidade. Seu nome oficial é Praça Padre João Osório.
Endereço: Avenida Rita Candida Nogueira x Rua Dias da Costa.
-
Praça Manoel Arantes Nogueira
Principal área de convívio de Cravinhos, essa arborizada praça tem uma fonte, monumentos, um coreto que recebe várias apresentações musicais e alguns jardins temáticos – eu não encontrei qual a referência para os jardins, mas acredito que tenha sido inspirado em contos de fadas. 🙂
Endereço: Avenida Rita Candida Nogueira x Rua Dias da Costa.
-
E.M.E.B João Nogueira
Principal grupo escolar de Cravinhos, a imponência de sua arquitetura, alinhada com sua importância histórica e social, fizeram o prédio ser tombado pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em 2004.
Endereço: Avenida Rita Candida Nogueira, 137.
-
Cruzeiro da Av. Salvador Pagano
Localizado no final da Avenida Salvador Pagano, esse cruzeiro é um importante ponto de religiosidade para os moradores da cidade.
Endereço: Avenida Salvador Pagano x Avenida Winston Churchill.
-
Praça do Ciclista
Localizada em uma das entradas da cidade, essa arborizada praça presta homenagem aos ciclistas, tendo em seu centro, um monumento. Tem alguns quiosques que vendem produtos diversos.
Endereço: Rua 27 de abril x Rua Manoel Gomes dos Santos.
-
Igreja São Benedito
Considerada a mais antiga construção religiosa de Cravinhos, essa pequena e simples capela foi construída em 1888 por Francisco Rodrigues Bonfim. A atual igrejinha é uma reconstrução.
Endereço: Rua José Arantes Nogueira, 582.
-
Parque Ecológico de Cravinhos
Principal área de lazer da cidade, o Parque Ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano” foi inaugurado em 2008 e conta com lago, cascata, trilhas, viveiros de pássaros e patos, playground, pistas para caminhadas e quadras esportivas.
No dia da minha visita, me chamou a atenção a quantidade de pessoas pescando nos lagos do parque. 😎
Endereço: Av. Salvador Pagano.
-
Se localize
-
Melhor época para visitar
Cravinhos pode ser visitada em qualquer época do ano, mas claro, dependendo da estação, podem haver variações na temperatura e clima:
- Verão (dezembro a março): época mais quente e úmida, ideal para quem gosta de calor, apesar das chuvas típicas no final do dia.
- Outono (março a junho): época agradável, com temperaturas amenas e clima mais seco, ideal para atividades ao ar livre.
- Inverno (junho a setembro): época mais seca, com temperaturas mais amenas, ideal para quem gosta de clima mais fresco e de atividades culturais.
- Primavera (setembro a dezembro): época de transição, com florescimento das árvores e plantas, ideal para quem gosta de natureza e flores.
De qualquer forma, independente da época do ano, tenho certeza que sua estadia por Cravinhos será incrível. 🥰
-
Onde se hospedar
Cravinhos é uma cidade pequena e são poucas as opções de hospedagem. Por isso, muitos visitantes acabam escolhendo ficar em cidades da região, em especial Ribeirão Preto, que fica a apenas 26 minutos e tem grande rede hoteleira:
-
Hotéis de luxo:
Araucária Plaza Hotel: O hotel conta com piscina ao ar livre, bar e espreguiçadeiras a 10 minutos de carro do Centro e do Ribeirão Shopping. Tem avaliação 8.9 no Booking.
Hotel Mont Blanc Premium: hotel 5 estrelas tem estrutura moderna e um restaurante à la carte, business center e instalações para reuniões. Tem avaliação 8.8 no Booking.
Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention: O hotel oferece piscina ao ar livre, spa e restaurante no local. O business center e as instalações para reuniões podem acomodar até 630 pessoas. Tem avaliação 8.5 no Booking.
-
Hotéis econômicos:
Ibis Styles Ribeirão Preto: Com Wi-Fi gratuito e buffet de café da manhã, o Ibis Styles Ribeirão Preto Maurílio Biagi fica a apenas 10 minutos de carro do centro de Ribeirão Preto. O Novo Shopping está a apenas 20 minutos a pé. Tem avaliação 8.3 no Booking.
Oasis Plaza Hotel: A frente deste hotel contemporâneo apresenta uma fonte elegante e um lobby espaçoso com painéis de vidro. Tem avaliação 7.8 no Booking.
Garden Hotel: oferece acomodações com restaurante, academia e lounge compartilhado. Com um jardim, o hotel 3 estrelas dispõe de quartos com ar-condicionado e banheiro privativo. Tem avaliação 8.7 no Booking.
Hotel Nacional Inn Ribeirão Preto: Situado no centro de Ribeirão Preto, este hotel dispõe de acomodações 4 estrelas e uma piscina ao ar livre no terraço, onde você pode contemplar a vista panorâmica para a cidade. Tem avaliação 7.7 no Booking.
-
Você também irá gostar
Conheça Tuiuti: o que ver e fazer
O que ver e fazer em Morungaba/SP
Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi
O que ver e fazer em Itatiba-SP
Atrações em Americana, a princesa tecelã do interior de São Paulo
Um dia em Pirapora do Bom Jesus: o que ver e fazer
Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP
Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações