Passeio pelas piscinas naturais de Barra Grande e o Caminho de Moisés em Maragogi

Maragogi é um verdadeiro paraíso na costa nordeste do nosso país, conhecida por sua natureza exuberante. E uma das principais atrações da cidade alagoana são as suas piscinas naturais, assim como o popular Caminho de Moisés, e os passeios de barco para visitá-las é uma atividade obrigatória.


  • Quantas piscinas naturais há em Maragogi?

Ao todo são 3 piscinas naturais em Maragogi: Galés, Taocas e Barra Grande, cada uma com certas particulariedades, mas todas pertencentes a APA Costa dos Corais (Área de Proteção Ambiental), que com seus 123km de extensão, é a segunda maior barreira de corais do mundo.

E neste post eu conto para vocês como foi a minha experiência nas piscinas naturais de Barra Grande, que em tamanho só perde para as Galés, mas que é a única que permite mergulhos.


  • As piscinas de Barra Grande

As piscinas naturais de Barra Grande estão localizadas a cerca de 6 km da costa e são acessíveis por meio de passeios de barco a partir das praias da região. A maioria dos passeios parte da Praia de Antunes, uma das praias mais próximas, que foi o meu caso.

As piscinas naturais são formadas por recifes de coral que emergem durante a maré baixa. Eles criam piscinas rasas de água cristalina, onde os visitantes podem nadar, mergulhar e observar a vida marinha.

Aliás, essas piscinas abrigam uma grande variedade de peixes coloridos, corais e outras espécies marinhas.

❗Por isso, para preservar a vida marinha e os recifes de coral, é fundamental seguir as diretrizes fornecidas pelos guias turísticos. Não toque nos corais, não deixe lixo na água e respeite o ambiente natural.

Barra Grande

  • Quando ir

O acesso às piscinas naturais é limitado pela maré. Portanto, é importante verificar os horários das marés antes de planejar sua visita.

Com isso, lembre-se que os passeios só acontecem quando:
– A maré estiver entre -0.1 e 0.6;
– O horário da maré baixa estiver entre às 06hh e 17h.

O site da Marinha disponibiliza a tábua de marés de cada região todo o ano – essa tábua é fixa, ou seja, a delimitação da maré não se altera –  clique aqui para conferir.

Lembrando que o limite de turistas permitidos em Barra Grande é de 576.

Além disso, se puder, dê preferência a dias ensolarados, pois isso deixará as águas ainda mais azuis e transparentes. 🙂

Eu no Caminho de Moisés já com a maré um pouco alta

  • Como foi o meu passeio? 

Eu visitei Maragogi a partir de um tour oferecido pelo Lucas Turismo, especializado em passeios na região de Maragogi. Eu, o Dani e o Lucas, meus companheiros de viagem, estávamos em Recife e o próprio Lucas, que dá nome a agência, foi o nosso guia.

O tour custou na época (2020/2021) R$100 para 3 pessoas, mas a agência não faz mais esse trajeto – devido a baixa adesão devido a pandemia, os valores estavam mais baixos também. De qualquer forma, eles tem outros passeios bem legais na região para vocês conhecerem. 😉

O trajeto entre Recife e Maragogi durou cerca de 2 horas e a viagem foi super tranquila – o Lucas nos buscou em nossa hospedagem em Boa Viagem.

Nosso carro durante o passeio

Em nosso tour de um dia por Maragogi, utilizamos a Praia de Barra Grande como base e visitamos as praias vizinhas de Xaréu e Antunes a partir dela, assim como visitamos suas piscinas naturais, o Mirante do Alto do Cruzeiro e a paradisíaca Praia de Peroba.

Chegamos na Vila de Barra Grande por volta das 9h30 e o nosso guia estacionou em uma das ruas paralelas a praia. Nosso primeiro destino foi as piscinas naturais, mas depois tivemos um tempo livre durante toda a manhã e início da tarde para curtir as redondezas.

Ao chegar em Barra Grande, já temos essa vista ❤️

Rapidamente, nosso guia já nos direcionou a uma lancha que nos aguardava com outros turistas – ao todo, a lancha transportou 8 pessoas.

Nossa lancha

E olha, já de inicío fiquei completamente encantado com a cor da água, extremanente azul e calma, assim como as fotos do mar do Caribe que sempre vemos por aí.

Em menos de 10 minutos chegamos nas piscinas naturais de Barra Grande.

Ali, as águas são esverdeadas, mas transparentes o suficiente para vermos a vida marinha sem mesmo precisar mergulhar – o tempo estava um pouco nublade neste momento, o deixou a água menos transparente.

Como viram, começamos o nosso passeio depois das 9h30, que é considerado tarde para o padrão das visitas às piscinas. Isso aconteceu porque saímos do Recife e esse foi o horário mais cedo que conseguimos.

Justamente por isso, as piscinas já estavam em uma altura considerável, mas que permitiu ótimas experiências do mesmo jeito. De qualquer forma, se conseguirem, combinem com o seu guia para chegarem o mais cedo possível para aproveitarem ao máximo o lugar.

Aqui, ficamos cerca de uma hora livres para admirar as piscinas, a vida marinha e fazer mergulhos – o guia nos disponibilizou óculos para mergulho. Antes disso, claro, ele nos deu algumas instruções para preservarmos o local.

Concentração de turistas nas piscinas naturais

  • Vale a pena contratar fotográfos para as fotos submersas?

Ao visitar as piscinas naturais de Maragogi, independente se é Galés, Taocas ou Barra Grande, você será abordado por fotográfos oferecendo as tradicionais fotos submersas, aquelas com vários peixes e outros bichinhos marinhos ao seu redor.

E vale a pena contratar esses fotográfos? Olha, isso vai depender do profissional que você escolher. Em Barra Grande, acabamos fechando com um fotógrafo que nos ofereceu o serviço na hora: 60 fotos diversas (submersas ou não) por R$90 – as fotos são tiradas naquele momento, junto com metade do pagamento. Já a outra metade é enviada assim que as fotos são enviadas por e-mail, o que demorou algumas horas.

Ele tirou várias fotos e estavámos na expectativa. Porém, ao recebe-las em nosso e-mail, ficamos bem decepcionados, já que as fotos não estavam nítidas, as posições não ficaram legais e o principal: foi usado um filtro muito estranho em que ficamos verdes nas fotos, parecendo uns extraterrestres hehe. 🫣😕

Eu verde haha

Como recebemos as fotos depois e não tinha muito o que fazer, realizamos o pagamento, mas deixamos uma sugestão de melhoria através do e-mail.

Justamente por essa experiência, digo que é importante verificar o portfólio deste fotográfo e se possível, contratar profissionais qualificados previamente – há agências/profissionais especializados em Maragogi, que apesar de serem um pouco mais caros, garantem as fotos instagramáveis que queríamos.


  • Caminho de Moisés

Depois de ficarmos cerda de 1h nas piscinas naturais, seguimos para o segundo destino do passeio, o Caminho de Moisés, localizado bem próximo.

Movimentação no Caminho de Moisés

O chamado Caminho de Moisés é uma faixa de areia natural que tem início na Praia da Barra Grande e segue por cerca de 5 km pelo mar. Visível apenas quando a maré está baixa, ao longo dessa trilha, é possível encontrar diversas espécies de animais, como aves, crustáceos e peixes, e há pontos de parada para banho.

Típico barco bar

Como chegamos um pouco tarde, a maré alta já cobria as faixa de areia, mas conseguimos aproveitar o lugar por cerca de 45 minutos, com a água batendo na altura da cintura.

O Caminho de Moisés estava bem mais cheio que as piscinas e filas se formaram para tirar fotos nas redes e balanços construídos na faixa de areia.

Aqui, as águas são mais azuladas e bem transparentes.

E voltando para terra firme, fomos admirando as lindas paisagens que esse paraíso nos oferece:


  • E no final valeu a pena?

Com certeza, valeu muito a pena. Como disse anteriormente, o azul da água é realmente impactante e há uma boa estrutura para receber turistas. Além disso, esse passeio não costuma ser caro e é uma boa pedida para iniciar seu dia em Maragogi.

Mas considerando a minha experiência, indico que:

  • Verifiquem a tábua das marés e tentem chegar o mais cedo possível nas piscinas naturais/Caminho de Moisés, para entrar a maré baixa;
  • Se possível, dêem preferência para dias com previsão de sol, pois isso impactará na transparência da água;
  • Se forem contratar fotográfos para fotos submersas, verifique seu portfólio e faça uma cotação antes.
  • Use roupas leves, calçados confortáveis e protetor solar, além de levar água e lanches – mas há vários barcos lanchonetes ao redor.

  • Onde se hospedar na região

Existem diversas opções de hospedagem na região das praias de Barra Velha, Xaréu e Antunes, como hotéis, pousadas e resorts para todos os gostos e orçamentos. Aqui estão algumas sugestões interessantes para vocês:

Grand Oca Maragogi Resort: um resort all inclusive com piscinas, spa, restaurantes e atividades para toda a família.

Pousada Barra Velha: uma pousada charmosa com quartos confortáveis, jardins bem cuidados e vista para o mar.

Pousada Tartaruga: uma pousada com quartos espaçosos e bem decorados, além de piscina, restaurante e bar.

Pousada Sol e Mar: uma pousada com quartos aconchegantes, jardim, piscina e vista para o mar.

Praiagogi Boutique Pousada: uma pousada luxuosa com quartos amplos e elegantes, piscina, spa e restaurante gourmet.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e opiniões de outros hóspedes antes de fazer a sua reserva, para garantir que você encontre a opção de hospedagem que melhor atenda às suas necessidades e expectativas.

Um dos inúmeros hotéis da região

  • Você também irá gostar

Praia de Peroba: um paraíso pouco conhecido em Maragogi

Alto do Cruzeiro e a melhor vista panorâmica de Maragogi

Conhecendo as igrejas do Centro Histórico de Olinda

Praia do Peroba, a mais bonita de Maragogi

Viagem pelo Maranhão: passeio pelo Rio Preguiças

Rua do Bom Jesus, a mais bonita de Recife

Conferindo o Restaurante Ilha dos Navegantes em Recife

Tudo sobre o passeio de Buggy em Porto de Galinhas

Tudo sobre o Instituto Ricardo Brennand, um dos melhores museus do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *