Terceira maior cidade do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, além de ser um grande polo industrial e universitário, fica localizada em um importante entroncamento rodoviário e fluvial, o que ajuda a trazer desenvolvimento para toda a região, principalmente no ramo da celulose – a cidade é considerada uma das maiores produtoras do mundo nesta área.
Tida como uma das portas de entrada para o pantanal sul-mato-grossense, Três Lagoas, nos últimos anos, também passou a ser um interessante destino turístico regional, atraindo visitantes principalmente de São Paulo, estado que faz divisa com a cidade.
-
Informações práticas
Nome: Três Lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Fundação: 1915
População: 117 mil (2017) – 4° estado | 273° país
Gentílico: três-lagoense
IDH (2010): 0.744 – 4° do estado entre os 79 municípios
Distância até a capital estadual: 339 km.
-
O que fazer em Três Lagoas
1°) Rio Paraná e Usina Hidrelétrica
Segundo maior rio da América do Sul, o Paraná nasce a partir do encontro dos rios Grande e Paranaíba e serve como fronteira entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Volumoso e com importante vida animal, o rio Paraná é atração e fonte de renda para moradores de várias cidades ao seu redor.
Em Três Lagoas, em vários trechos do rio é possível pescar, andar de barco ou jet ski ou nadar a partir de um dos bancos de areia que se formam as suas margens. Na divisa com a cidade paulista de Castilho, se ergue a imponente Usina Engenheiro Souza Dias, a terceira maior usina hidrelétrica do país.
2°) Ponte Francisco de Sá
A Ponte Francisco de Sá sobre o Rio Paraná, na região de Jupiá, serve como ligação ferroviária entre o extremo oeste do estado de São Paulo e Três Lagoas.
Inaugurada em 1926 pela Ferrovia Noroeste do Brasil, foi o primeiro grande impulso de desenvolvimento para a cidade e atualmente é um dos seus maiores símbolos. Tem 1024 metros de comprimento.

3°) Prainha do Jupiá
É no bairro de Jupiá que se localiza a prainha do Jupiá, a mais famosa área de lazer as margens do rio Paraná. Recentemente revitalizada, a praia tem alguns restaurantes, área para descanso e um pequeno banco de areia que lota aos finais de semana.

4°) Igreja Matriz
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus é a terceira igreja matriz construída na cidade – a atual construção começou na década de 1950. Chama atenção principalmente pela sua simplicidade, sem alegorias ou ornamentações.
Na cidade, a igreja curiosamente é comparada a um galpão. Fazendo uma pesquisa, descobri que em 2001 o poder público autorizou a demolição das torres laterais da igreja, dando seu aspecto atual.
Não é uma igreja bonita, mas tem grande valor simbólico para a cidade. Seu interior é bem amplo. Ao seu redor fica uma grande praça, com bela vegetação e um cruzeiro.
5°) Igreja de Santo Antônio
A famosa igrejinha de Santo Antônio é uma pequena construção histórica datada do início do século XX e que considero a mais bela obra arquitetônica de Três Lagoas. Foi oficialmente construída em 1914 por intermédio de um dos fundadores da cidade, Antonio Trajano.
Já seu interior é rico em detalhes, com pinturas e imagens sacras. Curioso citar que Santo Antônio é o padroeiro de Três Lagos, apesar dessa não ser a igreja matriz da cidade.
É cercada por um jardim super bem cuidado, com uma fonte japonesa e vários bancos para descanso. A praça é arborizada e dá um bonito contraste com a arquitetura da igrejinha. Infelizmente, a praça é cercada por grades de proteção a fim de evitar vandalismos na área, ou seja, nem sempre o visitante encontrará o espaço liberado.
6°) Relógio Central
7°) Lagoa Maior
A lagoa maior é a principal e mais famosa das três lagoas que deram nome a cidade e que se localizam próximas a região central. Altamente urbanizada, a área verde em torno da lagoa foi transformada em parque, com playground, bancos, pista de caminhada e academia ao ar livre. É também um ótimo lugar para se avistar araras-azul.
Localiza-se na Avenida Odair Rosa de Oliveira.

8°) Praça Senador Ramez Tebet
No início, a grande área verde se chamava Praça da Estação, por ficar bem em frente a uma estação ferroviária. Logo em seguida, passou a se chamar Praça da Bandeira, nome do qual ainda é conhecida por boa parte da população.
Apenas em 2006 que o espaço passou a se chamar Ramez Tebet, em homenagem ao antigo senador sul-mato-grossense.
Foi durante esse período que a praça também passou por várias remodelações, que resultou no corte de várias árvores, a retirada do famoso chafariz central e a construção de um grande palanque para eventos (reforma bem polêmica essa, aliás).

9°) Cristo Redentor
O Cristo Redentor de Três Lagoas foi inaugurado em 13 de junho de 1992, durante a gestão do prefeito Miguel Jorge Tabox e possui mais de 15 metros de altura.
Obra da artista plástica corumbaense Izulina Gomes Xavier, o Cristo foi todo confeccionado no ateliê da artista e depois montado no cruzamento das avenidas Ranulpho Marques Leal, e Olyntho Mancini, um dos acessos a cidade.
10°) Rio Sucuriú
O rio Sucuriú é bem largo e por não ser poluído, tem águas límpidas e extremamente calmas, ideais para banhos, desaguando no rio Paraná. Seu trecho mais famoso e procurado é no município de Três Lagoas, onde existe um grande fluxo de turismo rural.
Um dos principais atrativos é a Pousada do Tucunaré, que fica em suas margens e que conta com uma excelente infraestrutura, com chalés, campos esportivos, mini parque aquático e um restaurante, que apesar de caro, é bem concorrido, apesar de não ter muitas opções em seu cardápio.

-
Se localize
-
Você também irá gostar
Roteiro de 2 ou 3 dias em Brasília: o que ver e fazer
5 parques que você precisa conhecer em Goiânia
Goiânia, a capital nacional do Art Déco
5 museus para você visitar na Cidade de Goiás
Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina