Mostar, a cidade de cerca de 60 mil habitantes localizada na parte sul da Bósnia e Herzegovina, está entre os destaques dos Balcãs e é, sem dúvidas, o destino turístico mais popular do país, principalmente por sua monumental ponte medieval, a Stari Most.
-
Uma breve história de Mostar
A área de Mostar já era habitada nos tempos romanos e durante o período medieval, as duas margens do rio Neretva foram conectadas por uma ponte de madeira, o que fez a cidade ganhar destaque, principalmente como centro administrativo turco.
Em 1875, após a revolta anti-turca, a cidade tornou-se parte do Império Habsburgo e após seu colapso, em 1918, foi incorporada ao Reino da Iugoslávia, quando se desenvolveu e tornou-se uma das cidades mais importantes da região.
Em março de 1992, Mostar passou a fazer parte da Bósnia e Herzegovina independente, no entanto, dois meses depois, em maio de 1992, a sangrenta Guerra da Bósnia teve início, causando milhares de mortes e trazendo destruição em toda a cidade. A guerra terminou em 1995 e com o passar dos anos, toda a Cidade Velha foi reconstruída e Mostar voltou a ser visitada por turistas. Mas claro, as marcas do conflito ainda estão extremamente vivas entre seus moradores.
-
Quantos dias são necessários?
A maioria dos turistas visita Mostar apenas por algumas horas, a partir de um bate e volta de Dubrovnik, Split ou Sarajevo. Claro que por ser uma cidade pequena e as principais atrações se localizarem na área central, uma visita de horas é possível, mas bem apressada, o que não recomendo. Se você tiver um dia completo para se dedicar a cidade, melhor ainda.
Eu, particularmente, recomendo passar pelo menos 2 dias em Mostar, para apreciar com calma seus encantos e, principalmente, explorar a cidade a noite. Se você pretende conhecer outros lugares do país a partir de Mostar, reserve ao menos 3 dias – durante a minha viagem, utilizei a cidade como base para conhecer Sarajevo, Kravice Waterfalls e Pocitelj.
-
Como chegar a Mostar
Chegar a Mostar é bem fácil, seja de outras cidades da Bósnia e Herzegovina ou de países vizinhos.
O Aeroporto Internacional de Mostar fica localizado em um vilarejo vizinho e recebe principalmente voos locais – há algumas companhias que fazem voos diretos para algumas cidades da Itália e da Polônia. Porém, se você estiver vindo de outro país, provavelmente irá descer no Aeroporto de Sarajevo.
De Sarajevo, há ônibus frequentes, bem como dois horários de trens diários. Eu recomendo utilizar o trem – as vistas ao longo do caminho são de tirar o fôlego, além de serem baratos e práticos.
Você também tem pelo menos uma conexão de ônibus por dia para outras cidades da Bósnia e Herzegovina, como Bihac, Banja Luka, Tuzla, Travnik, Jajce ou Trebinje.
Há também um ônibus direto de/para Belgrado (Sérvia), que leva cerca de 11 horas e que sai durante a noite.
Kotor, em Montenegro, é relativamente próxima de Mostar, mas como os ônibus passam por Podgorica, acabam levando um tempo maior para chegar.
Se você vier da Croácia, você pode facilmente chegar a Mostar de ônibus de Dubrovnik ou Split, onde existem algumas conexões diárias. Você também pode pegar o ônibus direto até Zagreb, mas esta seria uma viagem longa, então é melhor fazer paradas ao longo do caminho.
Eu cheguei a Mostar a partir de Dubrovnik em um ônibus da empresa Eurolines – duração de 6 horas, com direito a duas paradas ao longo do trajeto, e a viagem foi bem tranquila (e relativamente barata).
-
Como circular em Mostar
Em Mostar, faça seu roteiro a pé. Assim, você conseguirá economizar e apreciar as belezas das ruas da cidade. Porém, se você quiser visitar atrações ao redor de Mostar, é melhor ir de carro ou participar de algum passeio organizado por agência de turismo, já que o transporte público não é prático por aqui.
-
Mostar é caro?
Mesmo que Mostar seja um lugar muito turístico, os preços lá são acessíveis (assim como em toda a Bósnia e Herzegovina). Você pode esperar pagar o equivalente a €5-7 pela refeição em um restaurante na Cidade Velha e o café em torno de € 2 ou menos. Já os preços das acomodações dependem da localização e do padrão, mas também são muito justos.
Há diversas opções de hospedagem em Mostar, principalmente no entorno da Stari Most. Aqui, você encontra algumas opções interessante de acordo com o seu perfil. Eu fiquei hospedado em um hostel familiar em uma travessa próxima da região central e adorei a localização.
-
O que fazer em Mostar
A maioria das pessoas visita Mostar apenas para ver a Ponte Velha (Stari Most) e a área ao redor, o que é uma pena, pois é caminhando pelas ruas fora desse burburinho turístico que você conhecerá a verdadeira face da cidade. E foi o que eu fiz.
Inclusive, é caminhando para além do Cidade Velha que você verá, principalmente, os vestígios da Guerra da Bósnia: são inúmeros prédios destruídos e com marcas de balas que não nos deixam esquecer os horrores daquela época.
-
Stari Most (Ponte Velha)
A Ponte Velha de Mostar é provavelmente o lugar mais famoso e fotografado da Bósnia e Herzegovina e um dos locais mais icônicos para se visitar nos Balcãs. Não é a toa que Mostar tem esse nome devido a ponte: “Ponte Velha” significa “Stari Most” na língua bósnia.
Originalmente, foi construída em meados do século XVI, para substituir uma antiga ponte de madeira que ligava duas partes da cidade divididas pelo rio Neretva. Infelizmente, durante a Guerra, em 9 de novembro de 1993, a ponte foi completamente destruída por bombardeios (esse triste episódio foi gravado e você pode ver o vídeo aqui).
Anos depois, pedras da ponte original foram usadas para completar a nova estrutura, que foi oficialmente reinaugurada em 2004.
São apenas 30 metros de comprimento e 4 metros de largura, mas o simbolismo da ponte é gigantesco. Inclusive, esse foi o lugar mais bonito que visitei na Bósnia. Vai por mim, a paisagem formada pela ponte e o rio é surreal.
Ah, a ponte é bastante íngreme e escorregadia, principalmente em dias chuvosos, então você precisa ter cuidado extra ao caminhar por ela, okay?!
-
Rio Neretva
O rio de águas verdes é um dos principais do país, tendo 225 km de extensão (203 km deles no território da Herzegovina e 22 km na Croácia). No dia da minha visita, como chovia muito na região, o rio estava bem volumoso e me impressionou bastante.
-
Torre Hélébija
A torre oeste da Stari Most foi construída no final do século XVII para ser um dos acessos a ponte. Atualmente, abriga uma exposição de fotografias de guerra.
-
Torre Tara
Também datada do século XVII, a torre leste foi construída sobre as ruínas de uma antiga cidade fortificada do século XI.
-
Mesquita Koski Mehmed-Pasha
O minarete da Koski Mehmed Pasha é um dos mais altos da cidade e sua localização às margens do Rio Neretva proporciona, lá do alto, a mais bela vista de Mostar: é possível ver todo o centro histórico, as montanhas que cercam a região e claro, a Stari Most, ponte que é o símbolo do país.Essa mesquita foi construída entre 1618 e 1619.
E para visitar seu interior basta comprar um ticket pelo equivalente a 5 euros logo na recepção da mesquita.
Eu conto como foi a minha experiência visitando a mesquita aqui.
-
Catedral da Santíssima Trindade
Construída entre 1863 e 1873, essa catedral ortodoxa sérvia foi destruída durante o cerco de 1992 e está em reconstrução desde 2011.
-
Museu Hamam
Tradicional casa de banho turco construída no final do século XVI e que atualmente abriga uma exposição sobre a história e a cultura do hamam (banho turco).
-
Igreja de São Pedro e São Paulo
Primeiramente construída em 1866, a principal igreja católica de Mostar foi destruída pelos bombardeios da Guerra da Bósnia em 1992, sendo reconstruída anos depois.
Nesse novo projeto, a igreja passou a ter o campanário mais alto do país (107 metros), que também é o mais alto do sudeste da Europa. O mais legal é que é possível subir no alto da torre, onde há um mirante 360° de toda a cidade (eu não lembro o valor exato do ingresso, mas é bem baratinho).
-
Mesquita Karađoz Bey
A mesquita Karađoz Bey foi construída no século XVI sobre as fundações da igreja católica de Santo Estêvão, sendo atualmente uma das maiores da região. Acredita-se que ela tenha sido projetada pelo arquiteto imperial Mimar Sinan.
Não deixe de observar o cemitério otomano anexo a mesquita.
-
Museu da Guerra e das Vítimas do Genocídio
O Museu da Guerra e das Vítimas do Genocídio é um dos museus mais importantes da cidade, justamente por sua temática voltada para os eventos da sangrenta Guerra da Bósnia. Aqui, o visitante pode ouvir relatos pessoais de vítimas, assim como observar objetos pessoais de antigos moradores e utensílios de guerra.
-
Ponte Torta (Kriva ćuprija)
Escondida em meio a várias casinhas atrás da rua Onešćukova, essa pequena ponte sobre o rio Radobolja foi construída em 1558, oito anos antes da Stari Most e tem uma arquitetura muito parecida com a sua vizinha famosa.
O que pouca gente sabe é que essa semelhança é devido ao fato dos arquitetos terem usado o protótipo dessa construção na Ponte Velha hehe.
E assim como a Stari Most, a Ponte Torta atual é uma reconstrução, já que a original foi destruída durante uma inundação em 2001.
-
Antigo Bazar
O Antigo Bazar, chamado de Kujundžiluk, é o lugar mais charmoso e autêntico de Mostar. As ruas de paralelepípedos do bairro mais antigo da cidade, datado de meados do século XVI, são um labirinto de pequenas lojas de artesanato, galerias e barracas de souvenirs, assim como cafés e restaurantes.
-
Aproveite a cena gastronômica
Você também não pode deixar de experimentar a comida bósnia, que é realmente deliciosa, em um dos vários tradicionais restaurantes de Mostar. A maioria dos restaurantes estão localizados na Cidade Velha e mesmo que estejam na área turística, os preços são convidativos.
Alguns dos pratos bósnios que você deve experimentar incluem carne grelhada, cevapi e pljeskavica (carne picada).
Infelizmente, os vegetarianos vão achar um pouco difícil comer pratos locais, mas restaurantes geralmente têm algumas opções sem carne também, muitas vezes com legumes grelhados
-
Atrações na região
Mostar também pode ser usada como base para visitar alguns lugares da região – nas proximidades você encontrará cidades antigas, monumentos históricos e muita natureza.
Eu indico principalmente Blagaj, Kravica Waterfall e Počitelj. Esses três destinos ficam localizados em um raio de 40 km de Mostar, sendo facilmente acessados de carro – ônibus nem tanto, devido a escassez de horários e problemas de logística.
Para poupar tempo, contratei um tour em Mostar com a agência de turismo Explore Mostar – o day tour de 7 horas custou 35 euros.
Como disse anteriormente, a capital Sarajevo, assim como Kotor (Montenegro), Split e Dubrovnik (Croácia) são facilmente acessadas a partir de Mostar.
-
Se localize
-
Você também irá gostar
10 atrações imperdíveis em Zagreb
O que ver a fazer em Liubliana, a capital da Eslovênia
Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia
Excelente matéria ! Obrigado !
Oie Amauri, como vai?
Fico feliz que tenha gostado do post. 🙂
Continue acompanhando as novas postagens.
Parabéns pelo conteúdo e obrigado. Me auxiliaram no roteiro!
Oie Murilo, tudo bem?
Fico feliz que o post tenha lhe ajudado em seu roteiro 🙂