Balneário de verão mais popular de Montenegro, Budva tem tudo a ver com mar cintilante, corpos brilhantes e diversão de verão. Mas a cidade é também um local antigo, com história e cultura que remonta a cerca de 2.500 anos. Ou seja, independente de qual for o seu estilo de férias, a “capital turística” de Montenegro une os dois lados da vida montenegrina: o aspecto dinâmico moderno e o espírito antigo que não pode deixar ninguém indiferente.
-
História:
Budva é uma das cidades mais antigas da costa do Adriático, já que a primeira menção a ela data do século V a.C., quando ainda se chamava Butou. Por muitos séculos, a cidade esteve cercada por grandes muralhas e que hoje formam a Cidade Velha. Localizada em uma península , a parte mais antiga de Budva tem todos os atributos de uma cidade mediterrânea medieval, com ruas estreitas, edifícios análogos com telhados vermelhos e inúmeros monumentos históricos – é uma verdadeira maravilha que atrai turistas de todo o mundo ao longo do ano.

-
Atrações:
-
Ilha Sveti Nikola
Também conhecida como Ilha do Havaí, esse lugar paradisíaco é habitado apenas por veados e fica perto da costa de Budva. A ilha tem um longo trecho de praia e um restaurante com instalações para turistas, sendo o lugar perfeito para uma fuga idílica em Budva.
-
Marina de Budva
É da bonita marina de Budva que partem os barcos para algumas ilhas da região. É também um bom lugar para observar a rotina dos pescadores da cidade.
-
Old Town
Um passeio pela cidade velha revela igrejas e palácios antigos, todos criados com pedra cinza local. Em frente à Cidadela de Budva e ao Hotel Avala, estão expostos os restos do assentamento original que foram descobertos em um terremoto. A própria Cidadela e o Museu da Cidade Velha são excelentes lugares para aprender sobre a história de Budva. Não deixe de visitar a praça em frente à Igreja de Santa Maria del Punta, com sua vista deslumbrante do mar e das Antigas Muralhas.

-
As praias de Budva
As praias montenegrinas sempre têm espreguiçadeiras e guarda-sóis por apenas alguns euros e bares acessíveis onde o barman local irá misturar deliciosos coquetéis. Com tudo o que você precisa à beira-mar, é muito fácil passar vários dias tomando sol nas praias de Budva.
Slovenska Plaza, Bečići e Old Town são as mais populares entre os turistas na cidade. Depois, há Mogren Beach, localizada em um caminho à beira-mar da cidade velha. Jaz Beach é uma enseada animada e lar de um dos festivais de música mais populares do país, o Sea Dance Festival. Já ao longo da costa, existem dezenas de pequenas praias, como Drobnji Pijesak, um ótimo lugar para passar os dias de verão.


-
Riva de Budva
A Riva de Budva tem um passeio marítimo que liga a cidade até Sveti Stefan. Passeie pela Slovenska Plaža até o Cabo Zavala e depois pela Praia Bečići até as aldeias costeiras de Rafailovici, Pržno e Sveti Stefan. Existem dezenas de pontos de natação, restaurantes românticos à beira-mar e belas vistas do pôr do sol. É, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos e interessantes para visitar na cidade.
-
Ruínas romanas
Se não estivesse no Google maps, esse conjunto de ruínas da era romana me passaria despercebido. Apesar de pequeno, esse sítio arqueológico ajuda a contar a rica história de Budva.

-
A Dançarina de BUDVA
A escultura, que é o símbolo de Budva, foi feita pelo escultor Gradimir Aleksich e desfruta anualmente de imensa popularidade entre milhões de turistas de todo o mundo, porque há uma crença de que o desejo concebido perto da “Dançarina” se realizará. Mas há outras lendas em torno dessa escultura.
Alguns dizem que esta é a representação de uma famosa ginasta montenegrina que caiu de uma rocha naquela região, mas que seu nome não pode ser nomeado. Outros moradores mencionam a trágica história de um jovem casal apaixonado que , durante um banho, foi atacado por um tubarão. A menina conseguiu sair na praia, mas o jovem não e acabou morto. Após essa terrível tragédia, a menina vinha à praia todas as noites e esperava que seu amado saísse do mar. Mas o milagre não aconteceu, e a garota não poderia viver sem o amor dele. Quando ela morreu, no local da tragédia, esta bela escultura foi erguida em memória do puro amor.
-
Quando ir:
Budva é uma cidade que tem seu charme durante todo o ano. No verão, é o coração do turismo e, no inverno, é uma cidade costeira tranquila, principalmente para turistar pela Cidade Velha. É por isso que, a qualquer hora que você escolher visitar Budva, você encontrará o que admirar. Por ser pequena, em um dia você consegue visitar as principais atrações (foi o que fiz). Mas, se você quer curtir as praias da região com calma, reserve de 2 a 3 dias.
-
Como chegar:
O aeroporto mais próximo de Budva está em Tivat. Várias companhias aéreas, incluindo a EasyJet, têm voos a partir de outras cidade dos Bálcãs. Alternativamente, a cidade croata de Dubrovnik fica a apenas 2-3 horas de carro, então, se estiver por lá, pegue um ônibus público, alugue um carro ou faça uma excursão de um dia – essa foi a minha opção. Paguei 50 euros por um passeio de um dia pelas cidades de Kotor, Budva e Perast. Vale muito a pena!
-
Se localize:
Conheça as ilhas da Baía de Kotor em Montenegro clicando aqui.