Ponte Carlos, Charles Bridge ou ainda Karlův most (em checo), seja lá como você a chamá-la, essa ponte sempre está no topo de atrações imperdíveis de Praga. E não é para menos. A ponte gótica de pedra de mais de 700 anos tem inúmeras estátuas, torres e uma história que se remete ao desenvolvimento da cidade, o que faz dela uma das mais bonitas, famosas, e visitadas do mundo.
Ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Pequena (Malá Strana) sobre o Rio Moldava (Vltava), a ponte também é popular entre artistas, músicos e vendedores de lembranças tchecos, cujos estandes alinham os dois lados da ponte o ano todo e trazem mais charme ao lugar.
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História:
Sua construção foi encomendada pelo rei tcheco e pelo Sacro Imperador Romano Carlos IV e começou em 1357, quando ainda era chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most). O responsável pela construção foi o arquiteto Petr Parléř, cujas outras obras incluem a Catedral de São Vito, no Castelo de Praga. Dizem que gemas de ovos foram misturadas na argamassa para fortalecer a construção da ponte. Verdade ou não, a Ponte Carlos é um dos muitos monumentos que foram construídos durante o reinado de Carlos e que sobreviveram ao tempo, mas não é a primeira ponte que já conectou as margens de Praga sobre o Moldava. Outra construção ficava em seu lugar, a Judith Bridge, que foi a primeira ponte de pedra sobre o rio. Construída em 1172, ela entrou em colapso durante uma inundação em 1342. Mas ao contrário de sua antecessora, a Charles Bridge sobreviveu a muitas inundações, mais recentemente em agosto de 2002, quando o país sofreu a pior enchente dos últimos 500 anos. Portanto, as gemas de ovo não devem ter sido uma má ideia hehe.
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Torres da Ponte Carlos
Há uma torre em cada extremidade da ponte. Tanto a Staroměstská věž no lado da Cidade Velha, quanto a Malostranská věž no lado do Malá Strana podem ser escaladas para uma vista de Praga e da ponte de cima.
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Estátuas barrocas
As famosas estátuas barrocas, marca registrada da construção, começaram a ser colocadas ao longo de ambos os lados da Ponte Carlos no século XVII. Devido a problemas de conservação, muitas dessas estátuas são cópias e as originais podem ser vistos no Lapidarium, uma das seções do Museu Nacional.
Entre as 30 estátuas da ponte, a mais antiga e popular é São João de Nepomuk, um santo mártir tcheco que foi executado durante o reinado de Wenceslau IV ao ser jogado da ponte. Acredita-se que tocar nas placas da base da estátua traz boa sorte e garante seu retorno a Praga – verdade ou não, os turistas fazem filas para tocá-las.
Já a escultura mais espaçosa e cara da ponte são as estátuas de Saint John de Matha, Félix de Valois e São Ivan. Foi projetada em 1714 por Ferdinand Brokoff e patrocinada por František Josef Thun, o senhor de Klášterec nad Ohří. A escultura destinava-se a homenagear os dois fundadores dos trinitarianos, a ordem que supervisionava a compra e o resgate dos cristãos em cativeiro sob os turcos. São Ivan, o santo padroeiro dos eslavos, foi adicionado à escultura por razões desconhecidas. A base mostra uma cela na qual três cristãos acorrentados estão orando ao Senhor pela salvação.
Uma das obras de arte mais valiosas da ponte, a estátua de St. Luthgard foi esculpida por Matthias Braun em 1710 como uma comissão de Evžen Tyttl, o abade do mosteiro cisterciense em Plasy.
O Crucifixo é uma das esculturas historicamente mais ricas da ponte, primeiramente instalado neste local após 1361 e provavelmente destruído pelos hussitas em 1419. Um novo crucifixo com corpo de madeira foi erguido em 1629, mas foi severamente danificado pelos suecos no final da Guerra dos Trinta Anos e reconstruído na sequência.
O texto hebraico dourado no crucifixo foi adicionado em 1696 e é um excelente exemplo do antissemitismo europeu medieval. Nesse ano, as autoridades de Praga acusaram um líder judeu local, Elias Backoffen, de blasfêmia. Como punição, recebeu ordem de arrecadar fundos para a compra de letras hebraicas banhadas a ouro, colocadas em torno da cabeça da estátua, soletrando “Santo, Santo, Santo, o Senhor dos Exércitos”. A inscrição era uma humilhação e degradação simbólica dos judeus de Praga.
Outras estátuas interessantes na ponte:
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Dicas para visitar a ponte:
A ponte agora é uma zona de pedestres (embora o tráfego de bonde e carros tenha sido permitido lá no passado) e sendo uma das principais atrações da cidade, o monumento costuma ficar superlotado durante certos horários, podendo deixar sua visita menos glamorosa.
Por isso, tente visitar a Ponte Carlos logo pelo início da manhã. Com os comerciantes chegando ao local por volta das 9h, a ponte permanece tranquila até às 10h. Depois fica cada vez mais lotada, com o horário de pico variando do meio dia às 15h.
Prefira também deixar a visita em um dia da semana, pois é sempre mais calmo, comparado aos fins de semana.
A melhor época para visitar Praga é durante os festivais (como o Festival da Cerveja) fora dos períodos de pico (julho, agosto, fins de semana prolongados em maio), quando o dia é mais longo e o clima é quente para os passeios de catamarã pelo Moldava. Isso faz de maio, junho e setembro a melhor escolha.
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Como chegar:
Transporte público mais próximo:
Estação de trem Malostranské náměstí (bonde 12, 20, 22)
Estação de metrô Karlovy lázně (bonde 17, 18)
Estação de metrô Staroměstská (linha A).
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Se localize:
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