Um dos principais cartões postais de Brasília, o Memorial JK não apenas celebra a trajetória política do ex-presidente Juscelino Kubitschek, mas também oferece um espaço para os visitantes conhecerem mais sobre sua vida e seu papel na história do Brasil.
As exposições são divididas em várias salas que inclui um acervo formado por fotografias, documentos históricos, objetos pessoais, móveis, itens decorativos, pinturas, entre muitos outros itens.
-
Mas quem foi JK?
Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecido popularmente como JK, nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais, e faleceu em 22 de agosto de 1976, exercendo um papel fundamental na história do Brasil durante o século XX.
JK foi presidente do Brasil de 1956 a 1961, período durante o qual implementou políticas conhecidas como o “Plano de Metas”. Seu governo foi marcado por um período de rápido desenvolvimento econômico e industrial, conhecido como “Os Anos Dourados”.
Mas sem dúvidas, uma de suas iniciativas mais conhecidas foi a decisão de transferir a capital do Brasil do Rio de Janeiro para o interior do país, resultando na construção de Brasília. A cidade foi inaugurada em 1960, durante seu mandato presidencial, e se tornou um símbolo do modernismo e desenvolvimento nacional.
-
O Memorial
JK faleceu em 22 de agosto de 1976 em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, próximo à cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
E logo após esse trágico acidente, a sua esposa Sarah Kubitschek começou uma campanha para arrecadar fundos para a criação de um memorial para celebrar a vida e o legado de JK, chamando ninguém menos que Oscar Niemeyer para realizar o projeto.
O local escolhido foi a Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Plano Piloto e onde foi celebrada a primeira missa de Brasília em 3 de maio de 1957. Já o espaço foi oficialmente inaugurado em 12 de setembro de 1981, data que seria o aniversário de 79 anos de Juscelino.
A estrutura do memorial reflete o estilo modernista característico de Niemeyer, com formas curvas e uso criativo do concreto. Há duas entradas, sendo que ambas são conectadas por uma rampa que corta todo o memorial e são cercadas por espelhos d’água.
A entrada norte é voltada para o estacionamento e o acesso se dá por uma escadaria.
Já a entrada sul é cercada por jardins com duas estátuas de Juscelino e Sarah sentados, além das coloridas esculturas de metal do artista Darlan Rosa e um grande monumento de corpo inteiro sobre um pedestal de Juscelino. A entrada desse lado se dá por uma rampa.
Em ambas as entradas há uma recepção onde são vendidos os tickets. O acesso ao Memorial JK custa R$10 e que precisa ser pagos com dinheiro em espécie – pix e cartões de crédito não são aceitos.
A partir da recepção, um túnel leva ao interior do piso térreo com muitas fotos da trajetória de JK e objetos pessoais, como medalhas e condecorações.
O corredor leva até o hall, onde fica um tapete feito por artesãs de Diamantina/MG, um café e os sanitários.
A partir daí, siga visitando as salas do memorial que abrigam artefatos relacionados à vida e obra de JK. Em caso de dúvidas, há monitores em todos os espaços que podem lhe auxiliar.
Já no segundo piso há um grande acervo de roupas, joias e objetos utilizados pelo casal Juscelino e Sarah em eventos públicos.
Também há muitas fotografias em grande escala do ex-presidente com personalidades mundiais.
Mas talvez o grande destaque deste andar seja a câmara mortuária que abriga o túmulo de Juscelino Kubitschek e um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti que muda de cor de acordo com a posição do sol.
Além das exposições, o Memorial JK muitas vezes oferece eventos culturais, como palestras, apresentações artísticas e lançamentos de livros, que ajudam a contextualizar ainda mais a história e o impacto de JK na sociedade brasileira.
E esse foi o meu passeio pelo Memorial JK. 😍
Ah, antes de ir embora, não deixe de conferir os itens exclusivos da lojinha.
-
Informações importantes
Endereço
Eixo Monumental – Lado Oeste – Praça do Cruzeiro, Brasília – DF, 70070-300.
Horário de funcionamento
De Terça à domingo, das 9h às 18h
Segunda-feira, fechado
VALORES
R$10 pago em espécie (não aceita pix ou cartões de crédito)
CONTATOS
Instagram oficial
Telefone: (61) 3225-9451
-
Melhor época para visitar Brasília
Brasília tem um clima tropical com duas estações bem definidas: a estação seca e a estação chuvosa. Aqui estão algumas considerações sobre as diferentes épocas do ano:
-
Estação Seca (Abril a Setembro)
-Essa é a estação mais popular para visitar Brasília devido ao clima mais ameno e dias ensolarados.
-As temperaturas durante a estação seca tendem a ser mais agradáveis, com máximas que variam entre 25°C e 30°C.
-É uma época ideal para atividades ao ar livre, como visitar os pontos turísticos, parques e jardins de Brasília, incluindo o Eixo Monumental, o Parque da Cidade e o Lago Paranoá.
-Durante a estação seca, as chances de chuva são bem menores.
-
Estação Chuvosa (Outubro a Março)
-As temperaturas ainda são agradáveis, mas o calor pode ser mais intenso, com máximas que variam entre 28°C e 32°C.
-As chuvas são mais constantes no final da tarde.
-No final do ano, devido ao recesso/férias, a cidade está mais tranquila para ser visitada.
-Mas independente da época que você escolher, tenho certeza que sua experiência será ótima. 🙂
-
Onde se hospedar
Brasília oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos. A escolha do local para se hospedar dependerá das suas preferências, do motivo da sua viagem e do seu orçamento.
Aqui estão as áreas mais populares da cidade onde você pode considerar se hospedar:
-
Asa Norte e Asa Sul
-Esses são bairros residenciais, mas também têm algumas opções de hospedagem, incluindo pousadas e apartamentos/casas de aluguel.
-As Asas Norte e Sul são áreas bem planejadas, com amplas avenidas e áreas verdes, proporcionando uma experiência tranquila em meio à cidade.
-
Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHTN)
-Esta área está situada ao longo do Lago Paranoá e é conhecida por seus resorts e hotéis de luxo.
-É uma excelente escolha se você estiver procurando por acomodações mais sofisticadas e quiser desfrutar da vista do lago.
-
Setor Comercial Norte (SCN)
-Esta área oferece uma variedade de hotéis e é uma escolha conveniente para viajantes a negócios, pois está próxima ao Setor Bancário e a centros de convenções.
-
Setor Hoteleiro de Taguatinga
-Taguatinga é uma cidade satélite de Brasília e o Setor Hoteleiro de Taguatinga oferece opções de hospedagem a preços mais acessíveis, embora esteja um pouco mais afastado do centro de Brasília.
-
Setor Hoteleiro Norte e Sul (SHN e SHS)
-Essas áreas estão localizadas próximas ao Eixo Monumental, que abriga muitos dos principais pontos turísticos de Brasília, como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes.
-Você encontrará uma variedade de hotéis de diferentes categorias e preços nessas regiões, tornando-as uma escolha conveniente para os visitantes.
Para auxilia-los, deixo abaixo alguma opções bem avaliadas entre os turistas:
–Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental: este hotel 5 estrelas oferece decoração moderna, quartos com varanda, piscina ao ar livre, academia, sauna e dois restaurantes. Há café da manhã incluído.
–Windsor Brasilia Hotel: este hotel 4 estrelas oferece decoração moderna, piscina coberta, academia e restaurante. Há café da manhã incluído. Alguns quartos tem vista panorâmica para o Eixo Monumental.
–Manhattan Plaza: este hotel oferece piscina ao ar livre, sauna, academia, restaurante e bar. Há café da manhã incluído.
–Meliá Brasil 21: este hotel 5 estrelas oferece piscina aquecida na cobertura, academia, sauna e quartos com vista panorâmica.
–Royal Tulip Brasília Alvorada: localizado às margens do Lago Paranoá, este hotel de luxo oferece duas piscinas, spa, restaurante e quartos com cama king-size e varanda. Há café da manhã incluído.
Lembre-se de considerar suas preferências de localização, orçamento e o propósito da sua viagem ao escolher onde se hospedar. Além disso, é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante períodos de alta demanda, como feriados e eventos especiais.
-
Você também irá gostar
Visita guiada pelo Palácio do Itamaraty em Brasília
Mirante da Torre de TV de Brasília: tudo que você precisa saber
Orla JK, a praia dos brasilienses no Lago Paranoá
5 parques que você precisa conhecer em Goiânia
Goiânia, a capital nacional do Art Déco
5 museus para você visitar na Cidade de Goiás
Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina