Se você está planejando uma visita cultural a Goiânia, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) é uma boa pedida pra você!
Principal museu de arte goiana da cidade, o MAG tem uma boa estrutura e uma coleção super interessante de obras que vale a pena serem conferidas. 😎😍
-
Breve história
Criado em 28 de agosto de 1969, pelo então prefeito Íris Rezende Machado, e inaugurado em 20 de outubro de 1970, o MAG foi o primeiro museu público municipal dedicado às artes plásticas na região Centro‑Oeste.
Inicialmente instalado na Praça Universitária, ganhou sua sede atual no Bosque dos Buritis em 1981, em um prédio de estilo moderno, sendo integrado ao verde da região.
-
Acervo e exposições
O acervo do MAG reúne mais de 700 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas, desenhos e arte popular, com forte presença de artistas goianos e temas regionalistas, contribuindo para a construção da identidade cultural de Goiás.
O museu está dividido em:
➡︎ Sala Amaury Menezes: voltada para exposições permanentes com obras do acervo, em homenagem ao artista e educador que teve papel pioneiro na fundação do museu.
➡︎ Sala Reinaldo Barbalho: dedicada a exposições temporárias de artistas locais ou convidados, promovendo eventos que dialogam com diferentes vertentes artísticas;
➡︎ SEPAC – Sala de Exposição do Palácio da Cultura: localizada na Praça Universitária, onde também funciona o Museu de Escultura ao Ar Livre, complementando a programação cultural do MAG.
O MAG também abriga uma reserva técnica e uma biblioteca especializada.
Apesar de pequeno e de não ser um passeio obrigatório em Goiânia, o MAG é uma excelente pedida quando combinado com visitas ao parque ou a outros museus do entorno e também uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre a arte local.
-
Informações práticas
Endereço
Rua 1, nº 605, Setor Oeste, Bosque dos Buritis, Goiânia‑GO.
Horário de funcionamento
Terça à sexta, das 09h às 12h e das 13h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h
❗Entrada gratuita
-
Quando visitar Goiânia?
A melhor época para visitar Goiânia geralmente é durante a estação seca, que ocorre de maio a setembro. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas, com dias ensolarados e noites frescas. Essa estação é ideal para explorar a cidade e participar de eventos ao ar livre.
Evite os meses de dezembro a março, que correspondem à estação chuvosa. Nesse período, as chuvas podem ser intensas e frequentes, o que pode limitar algumas atividades ao ar livre, sem falar nas altas temperaturas.
Lembre-se de que o clima pode variar, e é sempre bom verificar as condições meteorológicas específicas para o período da sua viagem. Se você gosta de festas juninas, junho é um mês animado em Goiânia, com muitos eventos relacionados a essa tradição cultural.
-
Onde se hospedar em Goiânia?
Goiânia tem várias opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos.
- Setor Marista: Conhecido por ser um bairro mais nobre, com várias opções de hotéis de luxo, restaurantes, bares e lojas.
- Setor Bueno: Uma área residencial com boa infraestrutura, oferecendo opções de hotéis, além de estar próxima a shoppings e áreas comerciais.
- Setor Oeste: Um bairro charmoso, com muitas opções de hospedagem mais acessíveis. Possui uma atmosfera boêmia, com bares e restaurantes.
- Setor Central: Se você gosta de estar no coração da cidade, o setor central pode ser uma boa escolha, com fácil acesso a pontos turísticos, comércio e transporte público.
- Jardim Goiás: Próximo ao Estádio Serra Dourada e ao Parque Flamboyant, é uma área mais moderna e residencial.
Com isso, deixo abaixo algumas indicações populares na cidade para vocês:
– Oitis Hotel: localizado próximo ao Flamboyant Shopping Center, dispõe de quartos modernos com área de estar e cozinha compacta, piscina, sauna e academia. Há café da manhã incluído.
– Plaza Inn Breeze Aeroporto: localizado próximo ao Aeroporto Santa Genoveva e com serviço de transfer gratuito para o aeroporto, dispõe de piscina coberta, restaurante e academia. Há café da manhã incluído.
– SJ Premium Hotels By Atlantica: localizado no centro de Goiânia, dispõe de piscina ao ar livre na cobertura, sauna, academia e restaurante. Há café da manhã incluído.
– AlphaPark Hotel: localizado a 2 km do Flamboyant Shopping Center, dispõe de piscina ao ar livre, restaurante, academia, depósito de bagagem e lojas no local. Há café da manhã incluído.
– Castro’s Park Hotel: localizado no Setor Oeste, dispõe de restaurante, bar, piscina ao ar livre, serviço de babá e lojas, incluindo de presentes, e serviço de aluguel de carros. Há café da manhã incluído.
– Mega Moda Goiania Hotel: localizado a 800 metros da estação rodoviária de Goiânia e a 5 minutos do Aeroporto Santa Genoveva, dispõe de restaurante e espaço para reuniões. Há café da manhã incluído.
Ao escolher onde ficar, leve em consideração seus planos de viagem, se prefere áreas mais movimentadas ou tranquilas, e o tipo de atividades que pretende realizar durante sua estadia.
-
Você também irá gostar
Roteiro de 2 ou 3 dias em Brasília: o que ver e fazer
5 parques que você precisa conhecer em Goiânia
Goiânia, a capital nacional do Art Déco
5 museus para você visitar na Cidade de Goiás
Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina