Copacabana além da praia: atrativos no bairro mais famoso do Rio de Janeiro

Copacabana é a cara do Rio de Janeiro: edifícios de luxo dividem espaço com quitinetes; hotéis sofisticados são erguidos ao lado de botecos; boutiques e marcas renomadas convivem com mercearias e feiras populares no comércio de rua; personalidades brasileiras caminham pela orla ao lado de turistas e moradores anônimos.

Mesmo com o fim de sua época de ouro, o crescimento da prostituição, o surgimento de favelas e a descaracterização de boa parte de suas construções remanescentes, Copacabana continua sendo a  “princesinha do mar”, como a chamaram os compositores Braguinha e Alberto Ribeiro.

Eu mesmo não resisti e tirei uma fotinha básica nesse calçadão maravilhoso

Considerado o bairro mais democrático da cidade, Copa é conhecida como Coração da Zona Sul e é o bairro mais populoso dessa região, com quase 200 mil moradores, sendo que 1/3 deles tem idade igual ou superior aos 60 anos, tendo então a maior concentração de idosos do Brasil em um único bairro.


  • Onde fica?

Localizado entre os bairros de Ipanema, Botafogo, Humaitá, Lagoa e Leme, Copacabana tem uma boa oferta de hotéis, galerias, lojas, bares e restaurantes, além de ser atendido por três estações de metrô (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo).

Na minha opinião o melhor bairro do Rio para se hospedar, justamente pela grande oferta e variedade de serviços disponíveis. Inclusive, na minha última viagem para a cidade, fiquei 5 dias hospedado em um hostel do bairro e não me arrependo nenhum pouco da escolha.

Mas Copacabana acaba atraindo milhares de turistas todos os anos justamente por sua icônica praia, palco de inúmeros eventos como a festa de Réveillon, uma das maiores do mundo. Porém, o bairro tem muitos atrativos além da praia, como museus, praças, feiras livres e edifícios de arquitetura renomada.

Vamos conhecer alguns?!


  • Calçadão de Copacabana

Do Leme ao Pontal, o calçadão de Copa é uma atração à parte. Com 4,15 km, foi o primeiro calçamento da cidade feito em pedras portuguesas e foi inspirado na calçada da Praça do Rocio, em Lisboa, e que representa o encontro das águas.

Inaugurado em 1906 pelo prefeito Pereira Passos, a partir dos anos 1970, foram feitas obras de melhorias, como o alargamento das calçadas, remodelação da Avenida Atlântica e um projeto paisagístico de Burle Marx, que lhe deu o aspecto atual.

Super badalados, os novos quiosques criados pelo arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa se tornaram uma atração no bairro – mais espaçosos que os anteriores, contam com banheiro subterrâneo, chuveiro, armários e câmeras de segurança.

  • Arquitetura

Copacabana tem um dos circuitos arquitetônicos mais interessantes e importantes da cidade. São inúmeros os edifícios de diferentes estilos e épocas – que vão do clássico ao moderno – incluindo um precioso acervo art déco. Foi na altura do Posto 2 que começaram a ser erguidos, nos anos 1930, as primeiras construções do bairro, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Rua Barata Ribeiro.

Era a época de ouro de Copa e essas construções se tornaram símbolo de progresso e elegância, como os edifícios Labourdette (Av Atlântica, 1880), Embaixador (Av Atlântica, 3170), Solano (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 166), Roxy (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 945), Tuyuti (Rua Ministro Viveiros de Castro, 100) e Ribeiro Moreira (Rua Ronald de Carvalho, 21). Entre os exemplares modernosos, se destacam os edifícios Chopin (Av. Atlântica, 1782) e o  Rangel Ramirez (Rua República do Peru, 72).

Outras construções interessantes são o Barata Ribeiro 200 (Rua Barata Ribeiro, 194), famoso por suas constantes brigas e ocorrências policiais, e o Edifício Master (Rua Domingos Ferreira, 125), que em cada um dos seus 12 pavimentos mantém 23 apartamentos e que foi objeto de um documentário realizado em 2002 por Eduardo Coutinho.

Edifício Chopin, projetado por Jacques Pilon e vizinho do Copacabana Palace, já foi moradia de embaixadores e ex-presidentes, e hoje é conhecido principalmente pelas festas promovidas por seus atuais moradores, como Narcisa Tamborindeguy.
Hotel Emiliano na Avenida Atlântica: de arquitetura moderna, é famoso principalmente por sua piscina na cobertura.
  • Copacabana Palace

Inaugurado em 1923, o primeiro hotel de Copacabana é ainda hoje o mais tradicional, sofisticado e famoso da cidade, tendo hospedado personalidades como Santos Dumont, Gene Kelly, Orson Welles, Janis Joplin, Madonna, Paul McCartney e a princesa Diana, sendo possivelmente também, o mais famoso hotel do país.

Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inspirado no hotel Negresco de Nice e no Carlton de Cannes, o Copacabana Palace foi construído a pedido do próprio governo com o objetivo de trazer mais desenvolvimento para a região.

Com 145 quartos, lojas, restaurantes, salões, bar e serviços gerais no andar térreo, além de uma famosa piscina, o Palace foi tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional, devido a sua importância não apenas para o Rio, mas para todo o Brasil.

Localização: Avenida Atlântica, 1702.

  • Feira da Ronald de Carvalho

Uma de minhas surpresas no bairro foi a tradicional feira que acontece toda quinta-feira, há inúmeros anos, na Rua Ronald de Carvalho, próximo à Praça do Lido. Fechada para carros, a rua é coberta de inúmeras barracas que vendem frutas, verduras e legumes no geral, além de flores e algumas opções de lanches, como pastel e hot dog.

É aqui nessa feira que comi o morango mais gostoso da minha vida. Foi na banca do simpático Style, que vende frutas hidropônicas, onde comprei 8 morangos por R$25,00 – é caro, mas vai comigo, vale a pena. Essa feira é a mesma que ocorre aos domingos na Praça General Osório, em Ipanema.

morangos hidropônicos

  • Forte de Copacabana

A construção de 1914, erguida onde antes ficava a capela de Nossa Senhora de Copacabana, que deu nome ao bairro, tinha como objetivo reforçar a defesa da Baía de Guanabara. Dentro do forte, é possível encontrar o Museu Histórico do Exército, que reconta através de exposições, vídeos e maquetes, fatos marcantes ocorridos no Rio de Janeiro.

Do Salão Nobre sai uma extensa varanda com vista panorâmica para toda a praia de Copacabana e o Morro do Pão de Açúcar. No Salão República, pode-se conhecer um pouco sobre acontecimentos como a Revolta da Armada, a campanha de Canudos e o Movimento Tenentista.

No Café do Forte e na filial da Confeitaria Colombo, ambos do mesmo dono, é possível tomar o café da manhã, almoçar ou tomar o café da tarde em mesas com guarda-sol enquanto se aprecia a belíssima vista de toda a praia.

Localização: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6.

  • Parques e praças

Copacabana tem várias praças e parques interessantes, na qual destaco:

A Praça do Lido foi aberta em 1919 e acabou sendo conhecida pelo nome de um de seus mais elegantes restaurantes, inaugurado em 1922. Reformada na década de 1960, ganhou um busto em homenagem aos irmãos Henrique e Rodolfo Bernardelli, pintores que viveram na região. É dessa praça que partem as vans com destino ao Corcovado. Localização: entre as ruas Belford Roxo, Ronald de Carvalho e a Avenida Atlântica.

Parque Estadual da Chacrinha, que possuí 30 mil metros quadrados de mata atlântica, conta com trilhas, playground e espaço para a prática de esportes. Ao andar pelo parque, é possível também encontrar inúmeros macaquinhos em meio a vegetação. Localização: Rua Guimarães Natal, s/n.

Praça Sarah Kubitschek, destinada ao convívio e a prática de esportes para a terceira idade. Localização: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, próximo ao Morro do Cantagalo.

Praça do Lido
Praça Sarah Kubitschek
  • Igrejas

Copacabana possuí três igrejas católicas de arquitetura interessante. Uma delas é a Igreja de São Paulo Apóstolo (R. Barão de Ipanema, 85), de arquitetura clássica, tem em seu interior um belíssimo conjunto de pinturas sacras.

Já as Paróquias de Nossa Senhora de Copacabana (Rua Hilário de Gouveia, 36) e a da Ressurreição  (Rua Francisco Otaviano, 99) tem arquitetura moderna. Essa última, com projeto de Ibsen Vilaça e inaugurada em 1956, guarda a imagem de Nossa Senhora de Copacabana, retirada da antiga igreja que deu nome ao bairro.

Paróquia da Ressurreição
Igreja de São Paulo Apóstolo
Igreja de São Paulo Apóstolo
  • Cinema Roxy

Marco da cultura cinematográfica na cidade, o Cine Roxy é, ao lado do Cine Joia, os dois únicos cinemas de rua de Copacabana. Inaugurado em 3 de setembro de 1938, com a exibição do filme Bloqueio, protagonizado por Henry Fonda, o Roxy é um dos mais antigos do Rio.

Reformado inúmeras vezes ao longo das ultimas décadas, atualmente abriga salas da rede Kinoplex e tem capacidade para mais de 900 pessoas.

  • Monumentos

Muitas personalidades brasileiras, principalmente da área cultural, foram imortalizadas através de monumentos, como Dorival Caymmi, Ibrahim Sued, Ary Barroso Siqueira Campos, Braguinha e a Princesa Isabel.

Mas a mais famosa – e vandalizada – deles é sem dúvidas a estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada no banco onde o mineiro, que residiu parte de sua vida em Copacabana, costumava passar as tarde olhando o mar, na altura da Rua Rainha Elisabete.

Estátua de Ibrahim Sued em frente ao Copacabana Palace
A mais concorrida de todas: Carlos Drummond de Andrade
Dorival Caymmi no calçadão de Copacabana, próximo ao Forte
Princesa Isabel na avenida de mesmo nome

  • Se localize


  • Melhor época para visitar o Rio

O Rio de Janeiro é conhecido por seu clima tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano e duas estações distintas: a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão):

  1. Inverno (junho a setembro):
  • Essa é a estação seca no Rio de Janeiro, caracterizada por temperaturas mais amenas e menos chuvas.
  • Os meses de inverno podem ser agradáveis para atividades ao ar livre, como passeios em praias e caminhadas em trilhas, pois há menos chance de chuvas.
  • É uma época popular para turistas que desejam evitar o calor intenso do verão.
  1. Verão (dezembro a março):
  • Essa é a estação chuvosa no Rio de Janeiro, com temperaturas mais altas e maior umidade.
  • Os meses de verão são ideais para quem gosta de curtir praias, pois o clima quente convida a atividades aquáticas.
  • No entanto, esteja preparado para chuvas ocasionais e, às vezes, fortes, assim como maior lotação de turistas, devido a datas festivas como o Carnaval e o Reveillon.

Lembre-se de que o Rio é uma cidade animada e cheia de atrações durante todo o ano, portanto, a época da sua visita dependerá das suas preferências pessoais e disponibilidade de viagem. 😍


  • Onde se hospedar

A rede hoteleira do Rio de Janeiro é bastante diversificada, sendo uma das maiores da América do Sul, com opções que vão desde hotéis econômicos e hostels até hotéis de luxo 5 estrelas.

As regiões mais turísticas da cidade são as que abrigam a maior quantidade de hospedagens, sendo elas: Zona Sul, onde ficam os tradicionais e populares bairros de Copacabana e Ipanema; o Centro e região portuária; e a Zona Oeste, onde ficam a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

Abaixo deixo algumas sugestões para vocês:

  • Zona Sul

Orla Copacabana Hotel: localizado em frente a Praia de Copacabana, o hotel oferece piscina na cobertura, restaurante, academia, sauna e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e para o mar. Há café da manhã.

El Misti Hostel Ipanema: oferece quartos compartilhados com banheiro privativo, bar e aluguel de bicicletas. O Posto 9 – Ipanema fica a 200 metros do hostel e a estação de metrô Nossa Senhora da Paz a 5 minutos a pé.

Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da praia de Ipanema, este moderno hotel oferece bar e restaurante comandado pela chef Roberta Sudbrack, piscina na cobertura e alguns quartos com vista panorâmica do mar.

Injoy Suítes & Aparts Design: localizado a 500 metros da Praia de Botafogo e a 300 da estação de metrô Botafogo, oferece quartos com decoração funcional, jardim, cozinha e serviço de concierge.

Yoo2 Rio de Janeiro: localizado em frente à Praia de Botafogo e com uma vista do Pão de Açúcar e das Montanhas do Corcovado, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia e bar na cobertura.

  • Centro

Vila Galé: localizado a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa, este hotel oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e quartos modernos.

Prodigy Hotel Santos Dumont: conectado ao Aeroporto Santos Dumont, oferece decoração moderna, piscina de borda infinita, centro de convenções e 2 restaurantes, um deles especializado em pratos internacionais.

Por el Mundo Hostel: localizado próximo a Escadaria Selarón oferece balcão de turismo, quartos para não fumantes, lounge compartilhado, bar, cozinha compartilhada, serviço de câmbio e quartos com ar-condicionado e guarda-roupa.

Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont: localizado a 1 km do Aeroporto Santos Dumont, o hotel oferece restaurante, bar quartos com banheiro privativo e um business center.

Arosa Rio Hotel: localizado próximo a Marquês de Sapucai, palco dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Carioca, oferece decoração clássica, academia, restaurante e café da manhã incluído.

  • Zona Oeste

Windsor Oceanico Hotel: este hotel de luxo conta com uma piscina ao ar livre e vista do mar, a 100 m da praia. Tem quartos com decoração contemporânea e conta com sauna, restaurante e academia.

Lagune Barra Hotel: este hotel 4 estrelas oferece piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar, sauna e parquinho infantil. Alguns quartos tem vista para o mar.

Ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico: localizado a 5 minutos de carro da Arena Jeunesse e a 10 do Parque Olímpico, oferece quartos com ar-condicionado e frigobar. Há um restaurante no local.

Américas Barra Hotel: este hotel 4 estrelas tem decoração moderna, bar, restaurante e piscina com vista panorâmica. Fica localizado na principal avenida da Barra da Tijuca.

Hotel Atlantico Sul: localizado em frente a Praia do Recreio dos Bandeirantes, oferece acomodação vista do mar, piscina, terraço, sauna, bar e restaurante.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Roteiro de um dia na Ilha de Paquetá, no coração da Baía de Guanabara

O que ver a fazer no bairro da Urca

Veja como é a Trilha do Morro da Urca

Conheça o bairro de Santa Teresa, o morro mais charmoso do Rio

Conhecendo a Lapa e o Centro Histórico com a Rio Free Walking Tour

Viagem pelo Rio de Janeiro: visitando o Forte de Copacabana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *