Zagreb é realmente um destino imprevisível para muitas pessoas. Ainda pouco visitada, a bela capital da Croácia é muitas vezes deixada de lado pelo viajantes que preferem incluir apenas as cidades litorâneas em seus roteiros pelo país.
O que é uma pena, pois a cidade é repleta de cultura, tem arquitetura deslumbrante e um cenário gastronômico rico.
É também uma das cidades mais limpas, organizadas e coloridas 😍 que já estive (a quantidade de flores pelas ruas, parques e jardim é impressionante).
Zagreb pode ser perfeitamente explorada em apenas 2 dias, mas se você quiser ficar por mais tempo, há muitas coisas para fazer, incluindo passar as manhãs relaxando em cafés e as tardes tomando banho de sol em um dos muitos parques.
Por isso, seleciono 10 das atrações mais interessantes da cidade para você não deixar de incluí-las em seu roteiro:
-
1) Cidade Alta (Gornji Grad)
As esplêndidas ruas de paralelepípedos e os telhados vermelhos dos edifícios na medieval Gornji Grad, a Cidade Alta de Zagreb e parte mais antiga, são um belo lugar para começar um passeio turístico pela capital croata.
No passado, Zagreb eram duas cidades separadas conhecidas como Kaptol e Gradec. Hoje, o Gornji Grad é o lar de muitas atrações como a colorida Rua Tkalciceva, a Praça Kaptol, notável por seus muitos edifícios do início do século 17, e o mercado de frutas e vegetais Dolac.
Mas sem dúvidas o símbolo mais famoso dessa região (e talvez da cidade) seja a Igreja de São Marcos, facilmente reconhecível pelo telhado de telhas de cores vivas com os brasões da Croácia, Dalmácia, Eslavônia e da cidade de Zagreb.
-
2) Jardim Botânico de Zagreb
O Jardim Botânico (Botanicki Vrt) foi originalmente construído como uma área de pesquisa para a Faculdade de Botânica da Universidade de Zagreb. Abrangendo cerca de 50.000 metros quadrados, no terreno há um bosque, duas lagoas com numerosas plantas aquáticas, uma ponte ornamental e cerca de 10.000 espécies de plantas.
Endereço: Trg Marka Marulića, 10000, Zagreb.
-
3) Praça Jelacic
A Jelacic é a principal praça de Zagreb e é onde as cidades alta e baixa se encontram. Aqui você encontrará muitos estilos diferentes de arquitetura, da Art Nouveau ao pós-modernismo, além de diversas lojas de departamento, o Zagreb 360 ° com vistas incríveis da cidade e a estátua em homenagem ao general Jelacic.
No dia da minha visita o local estava repleto de artistas de rua e muitas floreiras deixavam o local super agradável.
-
4) Catedral de Zagreb
Um dos edifícios mais altos de toda a Croácia, com 108 m, a Catedral de Zagreb foi erguida no local de uma estrutura anterior destruída pelos tártaros no início dos anos 1200.
Famosa por suas duas torres ricamente decoradas, a atual catedral foi construída na segunda metade do século XIII, embora o terremoto de 1880 a tenha destruído parcialmente – por isso, não se surpreenda ao ver alguns andaimes quando você passar por aqui, já que as obras de restauração continuam.
Endereço: Kaptol, 10000, Zagreb.
-
5) O Pavilhão de Arte
O Pavilhão de Arte de Zagreb (Umjetnicki Paviljon), construído para a exposição internacional em Budapeste em 1896, teve sua casa permanente aqui depois que a estrutura de ferro original foi transportada e reconstruída em seu local atual.
Notável por seu exterior Art Nouveau em amarelo colorido, o espaço agora é usado para exposições de arte contemporânea e contém obras importantes do reverenciado artista croata Ivan Mestrovic.
O mais reconhecido artista croata e escultor mundialmente conhecido do século XX, Mestrovic mudou-se mais tarde para Paris, onde se tornou amigo de Auguste Rodin. Uma de suas obras mais famosas, Pieta Romana, está em exibição no Vaticano.
Endereço: Trg kralja Tomislava 22, 10000, Zagreb.
-
6) Museu das Relações Rompidas
Além de suas muitas instituições de arte e história, Zagreb possui alguns museus realmente únicos e peculiares que valem a pena visitar. No topo da lista está o comovente e engraçado Museu das Relações Rompidas (Muzej prekinutih veza).
Aqui, você encontrará coleções fascinantes de objetos pessoais doados e artefatos de antigos amantes de todo o mundo. Eles são exibidos em salas totalmente brancas e cada doação é acompanhada por detalhes do relacionamento fracassado em questão.
Endereço: Sv Cirila i Metoda 3, Gornji grad, Zagreb.
-
7) Strossmayer promenade
Um passeio pelo Strossmayer Promenade é um parque e mirante super agradável, não apenas pela vista e perspectiva que oferece, mas também para permitir que você relaxe e descanse em meio a vegetação. O passeio foi projetado em meados do século XIX.
-
8) Funicular
O funicular de Zagreb é totalmente desnecessário, mas ainda assim divertido. A pista tem apenas 66 metros e o percurso leva um total de 64 segundos em uma inclinação íngreme de 52% – é um dos trajetos de funiculares mais curtos do mundo.
O passeio é também barato (4 kuna) e evita que você tenha que andar pelas escadas entre a cidade alta e a cidade baixa da Ilica Street e do calçadão Strossmayer.
Endereço: Ilica Street, Zagreb.
-
9) A Ferradura verde
A ferradura verde (Lenucijeva potkova) é um grande conjunto de praças e parques em forma de U no coração da cidade baixa de Zagreb.
A “ferradura” foi projetada em 1882 pelo urbanista croata Milan Lenuci como uma das obras de reconstrução da cidade após o grande terremoto de 1880 – em 1889 todas as praças já haviam sido inauguradas.
O sistema do parque consiste em sete quadrados alinhados em três linhas retas com alguns dos jardins mais bonitos e bem cuidados que eu vi na vida, repletos de fontes, monumentos, grandes edifícios culturais e claro, muitas flores.
-
10) Teatro Nacional da Croácia
Construído em 1895 pelos arquitetos vienenses Hermann Helmer e Ferdinand Fellner, o Teatro Nacional Croata (Hrvatsko Narodno Kazaliste) fica no canto noroeste da “Ferradura Verde” de Zagreb em Donji Grad.
Inaugurada oficialmente em 1894 pelo imperador austro-húngaro Franz Joseph I, esta imponente estrutura amarela em Trg Marsala é um marco na cidade baixa e um dos prédios mais belos do país.
Endereço: Trg marsala Tita 15, 10000, Zagreb.
Eai, o que achou de Zagreb? A cidade é linda, não é?!
-
Você também irá gostar
Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia
10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria
Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia
Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga
Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca
Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia
São lugares lindos pena q nao tenho condições de conhece de perto